5 doenças que podem aparecer com a menopausa

20 de março de 2019
As doenças que podem aparecer com a menopausa podem ser um reflexo de maus hábitos e falta de controle médico. Saiba quais são as mais frequentes e comece a cuidar de si o quanto antes.

A menopausa é a fase em que a mulher deixa de ser fértil representando, portanto, o fim dos ciclos menstruais. No entanto, cada mulher é diferente e experimenta sinais completamente diferentes. Por isso, não é possível determinar um sintoma específico para todas.

Junto com os diversos sintomas característicos dessa fase, existem algumas doenças que podem aparecer com a menopausa. Descubra quais são elas e fique atenta aos seus sintomas para controlar da melhor maneira quando a hora chegar.

O que é a menopausa e quais são os sintomas?

É conhecida como menopausa a fase da mulher em que a ovulação chega ao fim, e consequentemente, a menstruação também. É um processo longo no qual a mulher pode experimentar uma série de sinais caracterizados pela falta de produção hormonal.

A menopausa pode começar na mulher em uma idade média de 45 a 48 anos. Em alguns casos, pode durar por mais ou menos quatro anos. Em outras mulheres, pode durar mais ou menos tempo.

Entre os sintomas mais comuns da menopausa estão as ondas de calor que ocorre em 45% das mulheres. Além disso, esse sintoma é acompanhado por uma diminuição da libido sexual e secura vaginal.

Outros sintomas podem ser: aumento de peso, insônia, mudanças frequentes de humor e dores nas articulações. Também estão associados: o estresse, a fadiga, a ansiedade, a opacidade na pele e no cabelo e a perda de memória.

5 doenças que podem aparecer com a menopausa

A grande maioria das mulheres na fase de menopausa sente que a qualidade de vida diminui por causa dos sintomas que experimentam. Adicionado a eles, se encontram as doenças que podem aparecer com a menopausa.

A baixa produção de hormônios e a sua variação podem ter como consequência as seguintes doenças:

Síndrome metabólica

Os estrogênios ajudam a controlar os níveis de gordura no corpo e, com isso, o metabolismo se mantém equilibrado. Quando a sua produção falha e a mulher não tem um estilo de vida saudável, há um aumento nos níveis de triglicerídeos, pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.

Todos esses sinais levam à diabetes e às doenças cardiovasculares. Portanto, especialistas recomendam que, principalmente após os 35 anos, as mulheres adquiram hábitos de vida saudáveis como comer frutas e verduras, fazer exercícios, não fumar e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Embora muitas mulheres não saibam, é existem muitas doenças que podem aparecer com a menopausa

Osteoporose

A osteoporose é uma das doenças mais comuns que podem aparecer com a menopausa. Essa patologia faz com que a estrutura óssea enfraqueça, e com isso, surge o aparecimento de fraturas.

Os ossos são tecidos vivos que crescem e sustentam o corpo. A falta de estrogênio durante a menopausa faz com que a perda óssea seja mais rápida do que a sua construção. Quando essa condição se agrava, leva ao que é conhecido como osteoporose.

Hipotireoidismo

Os distúrbios da tireoide também são comuns durante a menopausa. Assim, alguns sintomas como pele seca e cabelos quebradiços ficam mais aparentes.

Essa condição acontece por causa da baixa atividade da tireoide, que é incapaz de produzir tiroxina e triiodotironina, hormônios que regulam o metabolismo. As consequências disso são: fadiga, excesso de peso, depressão e perda de memória.

A grande maioria das mulheres na fase de menopausa sente que a qualidade de vida diminui por causa dos sintomas que experimentam.

Problemas na visão

A menopausa também pode causar problemas na visão. Um dos problemas é a curvatura na área da córnea, que com a idade faz com que a precisão da visão diminua.

Da mesma forma, a síndrome do olho seco é bastante comum. Essa condição é causada pela deficiência dos estrogênios recebidos pela conjuntiva e pela córnea, o que por sua vez reduz a quantidade de líquido produzido pelo canal lacrimal.

Existem várias doenças que aparecem com a menopausa, portanto é preciso ficar atento aos seus sintomas

Osteoartrite

Se você sofre de osteoartrite, é possível que ela se agrave durante a menopausa. Se por outro lado, você não tem problemas com essa doença, infelizmente é possível que comece a apresentar os sintomas. Isso acontece porque as cartilagens dos ossos contam com receptores de estrogênio e progesterona que os mantêm em boas condições.

Com a redução da produção desses hormônios, a qualidade da cartilagem diminui. Além disso, a produção de colágeno também é reduzida, o que piora a condição.

Para concluir, é importante destacar que a menopausa não é uma em doença. No entanto, os maus hábitos podem levar a doenças que podem aparecer com a menopausa. Comece agora a levar uma vida saudável e se reinventar como mulher nessa fase da vida, sem se esquecer do controle médico adequado.

  • Reid, R., Abramson, B. L., Blake, J., Desindes, S., Dodin, S., Johnston, S., … Soares, C. N. (2014). Managing Menopause. Journal of Obstetrics and Gynaecology Canada. https://doi.org/10.1016/S1701-2163(15)30487-4

Santos, A. C. B. da C., Siqueira, J. A. S., Nascimento, I. N. de A., & Lima, F. V. (2015). Alterações na capacidade funcional em mulheres menopausadas. Revista InterScientia; v. 3 n. 2 (2015).