Relacionamento saudável entre o casal: 5 hábitos

6 de março de 2019
Respeito, diálogo e boa comunicação são apenas alguns pilares importantes para ter um relacionamento saudável entre o casal. Não devemos deixar nada ao acaso. Na verdade, é essencial cuidar do vínculo no dia a dia, a fim de que seja saudável e duradouro.

O amor nem sempre é fácil, e muito menos os relacionamentos entre os casais. Nem todos as relações são calmas e livres de conflitos. Entretanto, embora pareça algo difícil, um relacionamento saudável entre o casal é muito mais fácil de ser conseguido quando as pessoas envolvidas deixam as suas inseguranças de lado.

Relacionamentos entre os casais atualmente

A sociedade em que vivemos e o modelo de vida que adquirimos não favorecem nem incentivam os relacionamentos saudáveis entre os casais. Na prática, o consumo constante, as músicas, as séries de televisão e as novelas refletem uma concepção do amor e dos casais que não é real.

Nesse sentido, todos os arquétipos sociais acabam até mesmo favorecendo certas crenças que não tornam os relacionamentos entre os casais saudáveis, e sim tóxicos, insatisfatórios e menos duradouros.

Hábitos para ter um relacionamento saudável entre o casal

Para que o relacionamento entre o casal seja saudável e satisfatório, é necessário levar em consideração certos hábitos que vão ajudar a alcançar um relacionamento estável.

O objetivo é que duas pessoas diferentes, que querem compartilhar a vida, possam se entender a partir de suas diferenças, aceitar uma à outra e contribuir mutuamente de alguma forma durante o tempo em que estiverem juntas.

Para saber em que situação cada um está em relação ao parceiro e se este realmente é um relacionamento saudável, se fazer algumas perguntas serve como um indicador:

  • Seu relacionamento adiciona ou subtrai na sua vida?
  • Te ajuda a ser uma pessoa melhor, a crescer?
  • Ou, pelo contrário, te limita e é uma fonte constante de desconforto?

Todas essas perguntas servem como indicadores para saber se o relacionamento entre o casal está sendo saudável ou se já não é mais. Além disso, é importante considerar alguns hábitos que vão ajudar a formar relacionamentos saudáveis entre os casais, tanto para um quanto para o outro.

Amor livre e sincero

1. Amor livre e sincero

Talvez esse seja o primeiro passo a ser entendido para ter um relacionamento saudável entre o casal. Amar com liberdade significa que as pessoas não pertencem umas às outras, mas sim que elas livremente escolhem compartilhar suas vidas e têm a liberdade para tomar suas decisões.

Dessa forma, a liberdade dá espaço para cada membro do casal, um espaço privado, sua privacidade. Amar com liberdade significa entender que vocês são duas pessoas diferentes e que cada uma faz suas escolhas de acordo com as suas convicções.

2. Ter uma boa comunicação

A comunicação do casal é um aspecto fundamental para que o relacionamento seja saudável. É, realmente, um dos pilares básicos. Graças ao diálogo, as pessoas podem criar projetos de vida em comum. Da mesma forma, uma boa comunicação vai levar a saber negociar, ceder e alcançar acordos.

Provavelmente, o tema que causa mais problemas é originado pelas discussões. Portanto, é positivo aprender a discutir sempre de maneira construtiva, sempre respeitando as opiniões de cada um.

Também é importante evitar entrar em um círculo vicioso no qual existem apenas censuras e acusações que não vão levar a nenhum lugar bom.

O objetivo é que duas pessoas diferentes, que querem compartilhar a vida, possam se entender a partir de suas diferenças, aceitar uma à outra e contribuir mutuamente de alguma forma.

3. Aceitar as diferenças

As vivências e experiências de cada pessoa são diferentes, assim como os aprendizados. Para que o relacionamento entre o casal seja saudável, é importante entender que nem sempre ambos vão pensar da mesma forma e que é diante das diferenças que precisamos agir com inteligência.

Em termos de divergências, é necessário lembrar que cada pessoa tem um mundo completamente diferente. Portanto, é bom chegar a uma solução intermediária.

4. Compartilhar tempo de qualidade

Certamente essa é uma das chaves para que o relacionamento entre o casal não se torne rotineiro e até mesmo pouco saudável. Compartilhar tempo de qualidade é essencial para manter um relacionamento saudável entre o casal.

É necessário dedicar momentos e gestos todos os dias, sem deixar a rotina ou a monotonia consumirem o relacionamento.

Compartilhar tempo de qualidade

5. Cuidar do relacionamento sempre, respeitar e confiar

Para que o relacionamento entre o casal seja positivo, é necessário cuidar dele não apenas no começo, mas sim em todos os momentos.

Não devemos deixar que o passar do tempo diminua os gestos de amor ou a preocupação com o outro. Também não devemos nos esquecer do respeito e da confiança. Esses aspectos são fundamentais, pois sem eles não há amor.

Em conclusão, há muitos outros aspectos que poderiam ser considerados para que o relacionamento entre o casal seja saudável. Esses são apenas alguns dos mais importantes a serem considerados. Mas lembre-se sempre de que todo relacionamento saudável é baseado em amor, liberdade, respeito e confiança.