5 ideias para as crianças aprenderem a ser pacientes

29 de maio de 2017

Quando as crianças são pequenas parece que a paciência é algo que não combina com elas. Algo que elas não querem aprender. Mas são os pais que devem dar o melhor exemplo de paciência para que os pequenos aprendam graças ao modelo deles. A paciência é uma virtude que pode e deve ser incutida nas crianças. Essa virtude as ensina o valor de poder adiar uma recompensa, uma habilidade muito necessária à maturidade.

A paciência pode ajudar a desenvolver a capacidade de pensar e de resolver problemas. Além disso, pode combater a impulsividade e o mau comportamento. O valor da paciência reside na capacidade de trazer paz interior e força emocional a uma pessoa.

Ensinar a paciência vai ajudar as crianças a entender a capacidade de recuperação e de ter autocontrole. Também vai ajudar a ter capacidade para se acalmar sozinha e a adquirir as qualidade necessárias à maturidade emocional. Mas, como ensinar as crianças a serem pacientes? Preste atenção às seguintes questões.

Seja o melhor exemplo

Como qualquer coisa que você queira ensinar aos seus filhos, o exemplo é a melhor maneira de fazer isso. Nós, pais, somos os únicos que podemos ensinar os valores fundamentais sem falar. Por isso, você deverá ser o melhor exemplo na vida do seu filho e, assim, mostrar a importância da paciência. A paciência é sem dúvidas uma virtude necessária à vida. Se falta paciência na sua vida, agora é o momento de começar a trabalhar para conquistar essa virtude para si mesmo. E, dessa forma, poder ensinar seus pequenos.

Faça lembretes

As crianças precisam ser lembradas constantemente das coisas até interiorizarem os comportamentos e aprenderem a lembrar por si mesmas. Nesse sentido, é preciso que os pais sejam insistentes em lembrar-lhes como é bom ser paciente. Quando as crianças começam a brigar ou pegar as coisas das outras crianças sem perguntar, você deve lembrá-las, suavemente e com carinho, de que devem fazer uso da paciência. “Paciência” é uma palavra chave para lembrar às crianças qual é o comportamento que se espera delas.

paciência

Elogie a paciência

Quando uma criança se comporta de maneira paciente você deve elogiá-la generosamente por isso. Assim ela saberá que esse é um comportamento aprovado e admirável. Se seus filhos ficam irritados porque estão incomodados com outras pessoas e quando você os lembra da palavra paciência eles melhoram o comportamento, é necessário que você elogie esse bom comportamento. Para eles não é fácil manter a calma e ser pacientes sem gritos ou choros. Os pequenos são muito emocionais. Mas, uma vez que entendam os benefícios de ser paciente, conseguirão levar esse comportamento para toda a vida.

Dê tempo a elas

Não espere que as crianças sejam pacientes de um dia para outro. A paciência é algo que deve ser trabalhada dia após dia, até conseguir bons resultados. Quando uma criança quer resolver algo por si mesma e mostra baixa tolerância à frustração porque não consegue, também é importante dar o tempo que ela necessita para poder conseguir realizar o que deseja. As estratégias para entender a paciência vão começar a dar frutos quando as crianças tiverem a oportunidade de entender o que fazem e os sentimentos que as próprias ações causam dentro delas.

paciência

Crie momentos para que sejam pacientes

É necessário que você crie momentos na vida diária para que seus filhos aprendam a ter paciência, sem que  percebam. Por exemplo, você pode deixar que as crianças briguem durante uns cinco minutos quando estão em desacordo até começarem a empregar estratégias de paciência e serem capazes de resolver os próprios conflitos.

Outra opção é, por exemplo, quando estiver fazendo tarefas em casa e seu filho estiver esperando para fazer algo com você. Nesse momento você também estará oferecendo uma oportunidade para ele aprender a ser paciente. Em seguida, recompense a espera dele com jogos, canções ou alguma atividade com a qual vocês possam passar um tempo de qualidade juntos

Essas são somente algumas ideias para que seus filhos aprendam a ser pacientes. Mas você deve se lembrar de que a melhor forma de fazer isso é trabalhando no dia a dia e dando o seu melhor exemplo.