5 posições para amamentar o seu bebê

10 de agosto de 2017

Conhecer técnicas de amamentação é muito importante. Não só lhe ajudam a encontrar uma posição na qual você e o seu bebê se sintam confortáveis, como também lhe proporciona a melhor experiência dessa fase tão linda. Um dos aspectos fundamentais para amamentar corretamente o bebê é relacionado à postura da mãe. Ela deve ficar atenta se a boca do bebê está bem posicionada em relação ao seu seio.

É importante que tanto a mãe quanto o bebê estejam confortáveis durante todo o momento da amamentação. A má postura pode trazer uma série de problemas, como por exemplo, a insuficiência na produção de leite, que é chamada de hipogalactia , ou a irritação do mamilo. Ambos os problemas são resolvidos com uma boa técnica de amamentação que pode ser conseguida, em grande parte, simplesmente por meio de posições que você se coloca na hora de amamentar o seu bebê.

As melhores posições para amamentar o bebê

Não se preocupe, ter uma boa postura é muito simples. A seguir nós explicaremos cinco posições adequadas para a amamentação. Há muitas outras, por isso além dessas que citaremos a seguir, você pode experimentar também as posturas recomendadas pelo seu pediatra e escolher aquela à qual melhor se adapte. Apenas lembre-se que, o mais importante é que você e o seu bebê estejam cômodos para que esse momento seja o mais tranquilo possível.

Com a mãe deitada

Esta é uma das posições mais úteis para dar o peito ao bebê durante a noite. Para realizá-la é necessário que a mãe e filho estejam deitados na cama e que criança fique de frente para o peito da mãe. A barriga da criança deve ficar junto ao corpo da mãe ,que pode apoiar sua cabeça em um travesseiro dobrado enquanto apoia também a cabeça do bebê com a mão.

Posição tradicional

Nesta posição a mãe deve se sentar com os ombros relaxados, segurar o bebê apoiado em seu antebraço, logo abaixo da altura do peito. Deste modo, a cabeça da criança fica apoiada na parte interna do ângulo do cotovelo e fica na posição exata para a amamentação. O corpo dela ficará apoiado no seu, ao mesmo tempo em que pode lhe abraçar.

Começa uma nova vida, um novo sonho, um novo desejo de fazer as coisas bem feitas.

-Anônimo-

Posição invertida

Esta é uma variante da posição anterior. A mãe apoia a criança do lado oposto do peito que vai amamentar, apoiando o seu corpo e pescoço em seu antebraço, e segurando a cabeça com a mão. Com a outra mão a mãe faz um “U” para segurar o peito.

É preciso colocar um travesseiro para que o corpo do bebê fique na altura do peito. Esta posição é útil para dar ambos os seios sem alterar a posição da criança, o que é um bom truque quando o bebê gosta de estar mais de um lado do que do outro.

Posição sentada

A mãe se senta, com as costas retas e ombros relaxados, em um banquinho ou apoio para os pés para evitar que as coxas fiquem inclinadas para baixo. O bebê fica de frente para a mãe, com contato direto barriga com barriga. Se for necessário, coloque um travesseiro ou almofada debaixo do bebê para que ele fique mais perto do peito da mãe, e não ao contrário.

Eu não sabia que tinha um buraco no meu coração, até você chegar para preenchê-lo.

-Anônimo-

Posição bola de futebol americano

Nesta posição é necessário colocar o bebê debaixo do braço do lado que ele vai mamar. O corpo do bebê fica em volta da cintura da mãe. A mãe segura a cabeça do bebê com a mão, que também servirá de apoio para a parte de trás do seu pescocinho.

Esta postura da amamentação é muito útil se você tiver passado por uma cesariana, se tiver rachaduras no mamilo ou se estiver amamentando dois bebês ao mesmo tempo.

Dicas para amamentar corretamente

Lembre-se de que qualquer que seja a posição que escolher para amamentar, a cabeça do bebê deve estar alinhada com o peito, e a sua boca na altura do mamilo, sem que o bebê tenha que se virar, curvar ou estender o pescoço. Também é bom saber que, se os lábios e língua do bebê estão bem posicionados, ele vai ser amamentado corretamente em qualquer posição.

A boca do bebê tem que de ficar muito aberta, e o peito bem dentro dela, com o mamilo encostado no lábio superior. Dessa forma deixa espaço para que a língua fique entre a aréola e o lábio inferior, pois a criança mama apertando a língua para cima e em direção a si mesmo.

Segundo o manual “Técnica correta de amamentação – As posições”, escrito pela equipe de Assessoria da Saúde do Hospital Virgem das Neves, quando se amamenta de maneira correta, o bebê trabalha a sua mandíbula nesse processo.

Enquanto o bebê mama o movimento da mandíbula é rítmica, e se estende até as orelhas e têmporas. Nesse movimento também é possível notar que as suas bochechas não afundam para dentro, mas ficam arredondadas. Quando o bebê mama desta forma, a mãe não sente dor mesmo quando tem rachaduras.