6 atividades para melhorar a escuta em inglês

27 de julho de 2019
Aprenda a melhorar as habilidades de escuta em inglês, em crianças e adultos, com as atividades que propomos abaixo.

Melhorar a escuta em inglês é essencial para que as crianças desenvolvam a capacidade de falar. Existem muitas teorias que recomendam começar com um foco em ler e ouvir nos níveis iniciais. Assim, o vocabulário e o reconhecimento de estruturas são melhorados, assim como a autoconfiança para produção oral e escrita.

A escuta eficaz em qualquer idioma é uma habilidade comunicativa essencial. Não apenas multiplica as chances de ser um aluno bem-sucedido, mas também ajuda a construir bons relacionamentos interpessoais. A escuta ativa envolve conscientemente a compreensão da ideia que está implícita nas palavras que são ditas.

– Library and Learning Services Study Guide –

Nas Bases Curriculares para o idioma inglês, o Ministério da Educação do Chile, por exemplo, estipula que um dos objetivos das crianças que frequentam o ensino fundamental é ouvir e demonstrar compreensão de informações sobre textos simples.

Para tanto, sugere-se que existam suportes visuais, que sejam utilizados diálogos adaptados, claros e com repetição de palavras familiares. Para ajudar seu filho a reforçar as habilidades e os conceitos que a escola desenvolve, você pode fazer o seguinte:

Estratégias para melhorar a escuta em inglês

1. Um desenho com instruções para colorir

Imprima um cartão com um desenho em branco, pronto para seu filho pintar. Peça-lhe para pintá-lo seguindo as instruções que você dará. Por exemplo: “Color the book on the table” (“Pinte o livro que está sobre a mesa”)Se você tiver dúvidas sobre a pronúncia de uma palavra, sempre pode consultar aplicativos como o WordReference.

melhorar o listening

2. O jogo de perguntas

Leia um texto ou reproduza uma gravação curta, com velocidade e vocabulário apropriados para o seu filho. Em seguida, pense em perguntas cujas respostas sejam “sim” ou “não” e comece a fazê-las.

Além de exercitar habilidades de escuta, há um reforço na atenção e concentração. Essa estratégia é ideal se o seu filho precisa estudar para uma prova de qualquer disciplina da escola.

3. Ditado de desenhos

Essa atividade é perfeita para compartilhar um tempo em família e aprender ao mesmo tempo. Você deve começar dando a cada participante um pedaço de papel em branco e um lápis.

O próximo passo é começar a dar instruções, por exemplo: “In the middle of the paper there is a house” (“No meio do papel há uma casa”). Então, todos os desenhos são comparados para ver quem seguiu as instruções corretamente.

4. Letras completas de músicas

Uma das atividades mais populares nas aulas de inglês é receber as letras de uma música com espaços em branco. Algumas palavras devem ser removidas para que o ouvinte possa preenchê-las.

A vantagem desse exercício é que você pode usar as melodias favoritas de seus filhos e repeti-las quantas vezes for necessário. Existem também aplicativos, como Lyrics Training, que possuem um banco de dados conectado ao YouTube.

Outras formas de melhorar a escuta em inglês sem sair de casa

5. Descrição de personagens

Dê aos seus filhos várias imagens com pessoas fazendo atividades e vestindo roupas diferentes. Em seguida, comece a descrever cada uma delas e as características que lhes permitam ser facilmente identificadas.

aprender inglês

As crianças devem associar os recursos que você mencionou a uma das ilustrações. Você pode aumentar o nível de dificuldade dependendo da idade e do conhecimento em inglês que as crianças tiverem.

6. Planilhas com vídeos para melhorar a escuta em inglês

As editoras de maior prestígio, como Oxford e Cambridge, têm muitos materiais on-line gratuitos que você pode acessar. Reproduza um vídeo e faça perguntas de compreensão a seus filhos ou procure uma planilha pré-projetada. 

As planilhas do livro Touchstone, por exemplo, têm perguntas e um processo para antes, durante e depois de assistir ao vídeo.

Com esse modo de praticar, as crianças precisarão permanecer atentas. A grande vantagem dessas ferramentas é que elas são divididas por níveis de complexidade e temas gramaticais. Assim, você terá um foco preciso no assunto que deve ser tratado.

Quando você coloca esses meios em prática para melhorar a escuta em inglês, você não apenas ajuda seu filho, mas também fortalece suas próprias habilidades em uma segunda língua. Consequentemente, você também acabará se lembrando de alguns conceitos que pode ter esquecido.

Com todos esses exercícios, logo será possível ver resultados positivos no desempenho escolar de seus filhos e nas diferentes habilidades deles.