Atividades para fazer em casa com as crianças

25 de abril de 2019
Aprender e se divertir com as crianças sem sair de casa é possível, sim. É só uma questão de usar a imaginação.

As crianças precisam de atenção constante, gastar energia, se divertir, comer muito bem, entre outras coisas. Em casa há muitas tarefas a serem feitas. Por isso, colocar em prática algumas atividades para fazer em casa com as crianças é uma ótima pedida para que o tédio e o caos não reinem no seu dia a dia.

Não são necessários planos complicados ou caros para que as crianças se divirtam. Com um pouco de imaginação, você pode garantir horas de diversão. Sair da rotina e aproveitar um tempo para relaxar juntos vai permitir fortalecer os laços familiares, enquanto desfrutam de momentos agradáveis e gratificantes.

Quando estiver escolhendo as atividades para fazer em casa com crianças, lembre-se de que, dependendo da idade dos seus filhos, eles terão interesses, características e necessidades diferentes. Portanto, para ter um melhor resultado as atividades devem ser pensadas focando em suas demandas específicas.

Atividades para fazem em casa com crianças

De 1 a 3 anos

Certamente, esse estágio é um desafio para os pais. É quando as crianças começam a adquirir as primeiras habilidades físicas e querem colocá-las em prática. Não há nada que as detenha. As crianças nessa faixa etária são muito ativas, cheias de curiosidade e desejam explorar o mundo que as rodeia.

Nessa fase é quando elas começam a ser independentes. No entanto, ainda não sabem se relacionar com outras crianças de sua idade, então preferem brincar com adultos. As crianças aprendem a socializar através da observação, portanto as atividades mais apropriadas são as seguintes:

Fantoches e fantasias

Pegue algumas roupas velhas ou fantasias e coloque tudo em uma caixa. Procure uma história na qual as crianças possam usar roupas especiais para que todos possam ser protagonistas de sua própria diversão.

Além disso, o teatro de fantoches é uma excelente ferramenta educacional. Através de diálogos entre os personagens é possível entreter as crianças enquanto elas aprendem sobre valores. É preciso apenas alguns acessórios antigos, sacolas de papel e muita imaginação para dar vida aos personagens da história.

O teatro de fantoches é uma das atividades para fazer em casa com as crianças.

Brinquedos de encaixar

Ensine a criança a começar a diferenciar objetos por sua forma e tamanho. Para isso, não é necessário comprar brinquedos. Em casa mesmo você pode encontrar muitas maneiras de recriar essa atividade clássica de encaixar as peças.

Uma ideia é usar o escorredor de macarrão e macarrão tipo espaguete cru para inserir nos pequenos buracos. Além de entreter, é uma excelente atividade para ajudar os pequenos a desenvolver habilidades motoras finas.

De 4 a 6 anos

Durante a fase pré-escolar, os mais indicados são os jogos que estimulam a capacidade de aprendizagem. É possível aumentar ou diminuir o nível de dificuldade de acordo com as habilidades da criança.

Nessa etapa, a personalidade dos pequenos desempenha um papel importante. Isso porque alguns se entretêm de uma forma mais tranquila enquanto outros preferem a atividade física.

Se você procura estimular a memória visual ou a orientação espacial, confira a seguir algumas atividades para fazer em casa com as crianças que permitirão fazer isso de uma forma bem divertida:

Jogos de cartas

Pegue uma carta e diga para a criança a fazer o mesmo. Ganha quem pegar a carta com o maior valor. Esse tipo de jogo pode ajudar a melhorar a memória e a atenção.

Somar ou comparar os valores das cartas são ferramentas ideais para aprender de forma divertida. Até mesmo o ato de embaralhar e distribuir as cartas faz com que os pequenos pratiquem as habilidades motoras finas.

Caça ao tesouro

Pegue vários pequenos objetos e os esconda em diferentes partes da casa. Em seguida, crie um mapa e uma tabela de pontuação para cada coisa encontrada na lista. Depois de preparar tudo, dê as instruções para as crianças.

Você pode ajudar a orientar com a técnica de “frio” (longe) e “quente” (perto) enquanto elas estiverem procurando. No final, o prêmio pode ser alguma guloseima que tenha sido usada como tesouro.

Atividades para fazer em casa com crianças de 6 e 7 anos de idade

A partir dos 6 anos de idade, os jogos podem ser um reforço do aprendizado que os pequenos adquirem na escola. Ademais, é ideal que também ajude a controlar suas emoções, desenvolver a sua personalidade, criar autonomia e melhorar a autoestima.

Algumas atividades que você pode fazer com os pequenos que estiverem nessa fase são:

Artesanato é uma das atividades para fazer em casa com crianças.

Artesanato

Desenvolva um projeto de artesanato com crianças, pode ser de curto ou longo prazo. Ensine atividades em que elas usem as mãos para criar e se expressar. Aproveite esse momento para compartilhar tempo de qualidade com os pequenos. Na internet você pode encontrar milhares de ideias bastante econômicas e que usam materiais recicláveis.

Jogos de tabuleiro

Essa é a idade ideal para introduzir os jogos de tabuleiro, uma vez que as crianças já conseguem entender e respeitar as regras.

Essa atividade traz inúmeros benefícios, entre eles: aprender a esperar sua vez (parece simples, mas é motivo de muitos conflitos) e começar a pensar em estratégias para resolver problemas para ganhar.

Essas são apenas algumas das muitas ideias de atividades para fazer em casa com as crianças que você pode aplicar investindo pouco dinheiro. Usando a imaginação, você poderá planejar uma tarde divertida cheia de aprendizado na qual, no final do dia, todos serão vencedores. Mãos à obra!