6 coisas para preparar um chá de bebê

· 29 de maio de 2019
Para comemorar, não é necessária uma festa de luxo, mas é preciso levar em consideração 6 coisas para que todos os convidados estejam bem atendidos.

Um chá de bebê é o evento no qual o nascimento é celebrado, seja o primeiro filho ou não. Nessa ocasião, a alegria e a emoção, geradas pelo fato de receber esse novo ser humano, são compartilhadas tanto com familiares quanto com amigos. Mas você sabe quais são as 6 coisas que devemos preparar para ter um chá de bebê incrível?

O bem-estar é fundamental em qualquer comemoração. Ele pode ser alcançado através da satisfação das necessidades básicas e, naturalmente, de um ambiente agradável no qual certos caprichos sejam garantidos.

Certamente, isso também inclui a futura mamãe. Não devemos nos esquecer de que ela deve ser a primeira a se sentir feliz e bem tratada.

6 coisas para preparar um chá de bebê

Os aspectos a seguir vão te ajudar a organizar um chá de bebê incrível. Lembre-se de que você deve levar em consideração os gostos e as preferências da futura mamãe, mas também os dos convidados, para que todos possam aproveitar. Você vai perceber que nem tudo se trata da decoração e dos presentes.

1. Quem organiza um chá de bebê?

Originalmente, a festa era organizada por uma amiga ou parente próxima (tia, irmã, prima ou cunhada). No entanto, há mães que gostam de organizar a sua própria festa. Tudo vai depender de cada caso. Às vezes, a organização é até mesmo delegada a uma empresa especializada em festas e eventos.

Quem organiza um chá de bebê

2. O lugar e a data

Um aspecto importante a ter em mente é o local onde o evento vai ocorrer. Isso vai determinar os tipos de atividades e, certamente, o número de convidados. É necessário se certificar de que ele seja confortável o suficiente para todos. Afinal, um salão pequeno lotado de convidados pode ser insuportável.

É necessário criar um ambiente calmo e confortável para todos, embora também seja possível fazer o chá de bebê no jardim da pessoa que está organizando o evento (algo que será, sem dúvida, uma surpresa muito agradável).

Quanto à data, o ideal é fazer o chá de bebê 1 ou 2 meses antes do nascimento. Além disso, ao definir a data e a hora do evento, é necessário tentar garantir que pelo menos a maioria dos convidados possa comparecer.

3. Os convidados

Em geral, as primeiras pessoas a serem convidadas são os parentes mais próximos, tais como avós, tias, sobrinhos, bem como os amigos próximos. Caso uma amiga esteja organizando a festa, é necessário ter cuidado para não deixar nenhum ente querido de fora.

4. Decoração e presentes

É necessário levar em consideração as preferências da futura mamãe, o sexo do bebê e as tendências do momento. O tema pode ser tão variado quanto a quantidade de cores que existe. O mais importante é ser original e evitar excessos. Geralmente, podem ser usados como inspiração:

  • Filhotes de animais: ursos, cegonhas, pássaros variados, entre outros.
  • Personagens infantis (tradicionais ou atuais).
  • Acessórios de bebê (mamadeiras, berços, bichos de pelúcia).
  • Balões de diversas cores, etc.

Quanto aos presentes, caso seja uma festa surpresa, é conveniente fazer uma lista para ajudar os convidados que não saibam o que dar para a futura mãe ou para o bebê. Embora não seja obrigatório presentear algo, é sempre bom dar um presente agradável e memorável.

Decoração e presentes

Além disso, pode ser preparado um cartão no qual todos os convidados escrevam os seus bons votos para a mãe e o bebê.

5. Aperitivos, bebidas e afins

Em um chá de bebê, a comida a ser compartilhada sempre é muito importante. Se a festa for à tarde, o mais recomendável é organizar um lanche. No entanto, se a festa for próxima do meio-dia ou à noite, será conveniente servir um almoço ou jantar, conforme apropriado.

6. Brincadeiras e atividades

As brincadeiras são a parte mais divertida da festa e um momento perfeito para rir com os convidados. Algumas delas são:

  1. No meu lugar. Peça aos convidados que coloquem um balão bem inflado embaixo da roupa e, em seguida, tentem calçar os sapatos sem estourar o balão. A ideia é imitar a futura mamãe de uma forma divertida.
  2. Quanto mede a cintura da mãe? Todos os participantes devem adivinhar o tamanho da barriga da futura mamãe. Para fazer isso, cada participante coloca uma fita ao redor da cintura, faz o cálculo e depois corta a fita. A que mais se aproximar da medida real ganha.

Você pode incluir outras atividades como competições de dança ou jogos de adivinhação relacionados à mãe e ao bebê, por exemplo. A ideia é que todos se divirtam.

Por outro lado, no final da festa, em muitos países há o costume de dar lembrancinhas aos convidados. Elas são um sinal de gratidão por terem participado desse momento tão especial.