6 conquistas do bebê ao completar um ano

· 28 de setembro de 2017

Depois de doze meses, seu bebê já terá experimentado várias conquistas significativas que farão você se sentir orgulhosa.

Graças ao seu carinho e dedicação seu pequeno vai chegar ao primeiro ano de vida com novos comportamentos que deixarão você surpresa. Dia após dia, ele vai demonstrar uma imensa quantidade de conquistas que vão definir sua personalidade.

Indubitavelmente, papai e mamãe serão seus principais exemplos a seguir nessa fase, onde tudo o que está ao redor é novo. Isso quer dizer que os bebês vão imitar a maioria das ações dos adultos.

Os indicadores de desenvolvimento vão dizer se seu bebê está crescendo normalmente

Nesse sentido, a maneira com que brinca, aprende e age nos oferece várias pistas sobre como está crescendo seu pequeno. Esses sinais são conhecidos como indicadores de desenvolvimento, que permitem saber dados importantes sobre a saúde geral das crianças.

Conquistas do bebê ao completar um ano

bebê deitado no chão se arrastando sobre a barriga, conquista do primeiro ano

O primeiro ano das crianças é cheio de grandes descobertas. Nessa etapa, o controle corporal, a comunicação e a interação social são os três pontos mais importantes que essas lindas pessoinhas deverão superar.

Para que você tenha uma ideia geral de como os bebês crescem, vamos contar um pouco sobre a evolução dos pequenos:

O primeiro mês: um contato com o mundo

Nas primeiras semanas, seu filho vai se adaptar ao meio de forma instintiva, por exemplo, ele mexe os olhinhos na direção da luz, mexe a cabeça e abre a boquinha (reflexo de sucção), abre os braços ao ouvir sons altos, etc. O bebê se comunica através do choro para dizer que está com fome, que se sente sozinho, que está com frio ou calor.

O segundo mês: um sorriso para a mamãe

Alguns estímulos o farão sorrir, como ver a mamãe, por exemplo. Paralelamente, ele começa a emitir certos sons guturais para chamar a atenção das pessoas, pois a presença dos outros é essencial nessa fase.

O terceiro mês: a cabeça em movimento

O bebê mostra interesse pelas coisas e começa a girar a cabeça na direção dos barulhos. Os estímulos visuais o encantam. Os balbucios começam para aumentar sua fofura.

O quarto mês: controlando o corpinho

O bebê já sustenta a cabeça com firmeza, olha continuamente as mãozinhas, ri com frequência e não gosta de ficar sozinho.

O quinto mês: balbuciar é a especialidade

O bebê adora ouvir a própria voz e não para de emitir sons. Ele coloca objetos na boca, o humor das outras pessoas o afeta e já fica bravo se ninguém brinca com ele.

O sexto mês: os dentinhos

O pequeno já é capaz de girar ao redor de si mesmo, segura a mamadeira com as mãos, demonstra preferência por algumas pessoas e seus dentinhos começam a aparecer. É importante prestar atenção para que ele não fique muito perto da borda da cama porque pode cair.

Cada bebê se desenvolve no seu ritmo, assim não fique preocupada com as mudanças das outras crianças

O sétimo mês: fico sentadinho

Cada segundo que passa é um aprendizado novo, pois a musculatura se torna cada dia mais forte. O bebê levanta o tronco, fica sentado durante algum tempo, entende o que falam para ele, dos sons passa para as sílabas e já usa as mãos com liberdade.

O oitavo mês: a sensação de medo

Pessoas desconhecidas podem provocar algum receio, a menos que se aproximem com tranquilidade e falem suavemente. O bebê demonstra sentimentos e consegue se virar dos dois lados.

O nono mês: engatinhar

Seu pequeno vai se movimentar engatinhando. É claro que esse é um processo que varia de criança para criança, mas você pode ajudar com estímulos interessantes. Coloque alguns brinquedos ao redor do bebê e deixe-o buscar.

O décimo mês: fico em pé

bebê de quatro no chão engatinhando; conquista do primeiro ano

Seu bebê já segura em qualquer superfície para se levantar; fala palavras com duas sílabas como “ma-ma”, “te-te” ou “pa-pa”; dá tchau com as mãos; e adora escutar novos sons (deixar alguma coisa cair no chão ou rasgar uma revista).

Se você perceber que alguma coisa não está bem, comente com o pediatra

O décimo primeiro mês: estou perto da meta

Pais e filhos conseguem se entender melhor, o bebê fala suas primeiras palavras, e começa a andar sozinho. Ele entende frases como “me dê isso” ou “pare com isso”.

O primeiro ano: a independência

As seis conquistas dos bebês no primeiro ano são: dar os primeiros passos, ter novas maneiras de brincar, tirar menos cochilos à tarde, dizer adeus se torna difícil, compreender melhor a linguagem e falar o nome das coisas.

Não se esqueça de que você pode comentar com o pediatra qualquer situação que não pareça estar bem na sua opinião. Oriente sempre com amor, acompanhe, e aproveite junto com seu bebê a bela experiência da vida.