6 maneiras de dizer ao seu filho que você o ama todos os dias

30 Agosto, 2018
Os pais e as mães de hoje em dia estão tão ocupados que, às vezes, se esquecem de dedicar alguns momentos para fazer algo tão importante quanto dizer aos filhos que os amam.

Por mais óbvio que possa parecer, dizer ao seu filho que você o ama é algo muito importante. Ele sabe, mas gosta que você o lembre. Ele precisa disso.

A boa notícia é que você não precisa de muito tempo para isso. Portanto, não importa o quão ocupado você esteja. Na verdade, também não importa se você passar pouco tempo com o seu filho contanto que sempre lembre de demonstrar que o ama. Há muitas maneiras e momentos nos quais você pode aproveitar para dizer ao seu filho que você o ama. Vamos ver alguns.

Deixe bilhetes e mensagens para dizer que você o ama

Isso é algo que você pode fazer em qualquer idade. Você pode deixar mensagens escritas entre os livros, na escrivaninha, na mochila da escola ou entre os brinquedos. Você pode escrever uma mensagem pequena ou fazer desenhos carinhosos. Outra sugestão é colocar algo para que ele se lembre de você e do tanto que o ama nos lanches ou nas marmitas que ele leva para a escola.

Para os mais crescidos, você pode recorrer ao uso da tecnologia. Por exemplo, enviar um e-mail ou uma mensagem através de qualquer aplicativo de mensagens instantâneas. Os emoticons dizem muito e não dão nenhum trabalho.

Abraçar e beijar sempre que cumprimentá-los

Pelas manhãs ao acordar ou à noite na hora de dormir são dois momentos essenciais do dia nos quais você pode aproveitar para abraçar e beijar seu filho. Esqueça de qualquer outra coisa que não seja dar uma pílula de amor concentrado.

Quando você ou seu filho sai de casa ou quando vocês voltarem e se reencontrarem é um bom momento para um beijo e um abraço. É muito fácil fazer isso com crianças pequenas. À medida que o tempo passa, esse hábito vai se perdendo como se não fosse tão importante. Mas é! É um pequeno gesto, mas que significa muito para as crianças.

você o ama

Coma com o seu filho pelo menos uma vez por dia

A pesquisa mostra que comer com os pais pelo menos uma vez por dia proporciona muitos benefícios para as crianças. Isso inclui a redução do risco do consumo de substâncias tóxicas, maior escolaridade e melhor autoestima.

A hora do almoço ou do jantar é uma excelente oportunidade para colocar a conversa em dia e falar sobre qualquer coisa que seu filho estiver pensando. Por isso, é importante se reunir em torno da mesa, sem televisão.

Quando você estiver com seu filho, dê a ele sua total atenção

Um estudo recente descobriu que as crianças estão percebendo que os pais são facilmente distraídos quando estão com elas, além de prestarem mais atenção em seus próprios telefones do que em qualquer outra coisa. Isso, mais do que ser um péssimo exemplo, é uma falta de respeito com seu filho.

Quando seu filho quiser falar com você sobre algo, deixe de lado o telefone e outras distrações e preste atenção nele. Se houver alguma urgência, certifique-se de que ele entenda que você tem que ver isso agora. Não o deixe falando sozinho, nem saia sem dar explicações. O tempo é a melhor coisa que você pode oferecer aos seus filhos. E, certamente, é o que eles mais valorizam.

Planeje atividades com seu filho

O tempo é o melhor presente que os pais podem dar aos filhos. Mas tempo de qualidade, tempo compartilhado. Estar com seu filho em casa enquanto ele faz o que quiser enquanto você está ocupada com outra coisa não é o mesmo que deixar o de lado suas tarefas para fazer algo com seu filho.

Planeje atividades para o fim de semana ou participe com seus filhos em atividades fora de casa. Podem ser atividades artesanais, esportes, aprender a dançar ou qualquer outra habilidade. Essa é uma excelente maneira de dizer ao seu filho que você desfruta estar na companhia dele. Além de criar cumplicidade, proporciona muitas oportunidades de dizer verbalmente o quanto você o ama e gosta de passar um tempo com ele.

Além de dizer que o ama, você pode desejar que tenha um bom dia, enviar uma frase motivadora ou simplesmente dizer o quanto você se lembra dele ou sente a sua falta. Mas não abuse. Principalmente se ele já for mais velho. Essa é apenas uma das muitas coisas que você pode fazer.

você o ama

Agradeça ao seu filho por tudo que ele fizer

Agradecer sempre e dizer “de nada” é uma das melhores formas de educar nas bases do agradecimento e se mostrar agradecido por tudo o que vier do seu filho. A gratidão promove grandes valores e traz o melhor de cada um de nós.

Além de agradecer tudo o que ele fizer por você, não importa se você pediu ou não, você pode fazer muito mais. De vez em quando, o agradeça por nada. Apenas porque sim, por estar ali, por ser ele, por te trazer alegrias nas manhãs ou por te animar com um sorriso. Qualquer coisa vale. Ele vai adorar!

  • Bowlby, J. (1986). Vínculos afectivos: formación, desarrollo y pérdida. Madrid: Morata.
  • Bowlby, J. (1995). Teoría del apego. Lebovici, Weil-HalpernF.
  • Garrido-Rojas, L. (2006). Apego, emoción y regulación emocional. Implicaciones para la salud. Revista latinoamericana de psicología, 38(3), 493-507. https://www.redalyc.org/pdf/805/80538304.pdf
  • Marrone, M., Diamond, N., Juri, L., & Bleichmar, H. (2001). La teoría del apego: un enfoque actual. Madrid: Psimática.
  • Moneta, M. (2003). El Apego. Aspectos clínicos y psicobiológicos de la díada madre-hijo. Santiago: Cuatro Vientos.