7 coisas que uma criança de 4 anos deve saber

· 5 de outubro de 2017

À medida que os anos passam e as gerações mudam, as crianças aprendem muito mais rápido e cada vez mais se adaptam à tecnologia. Mas como é natural, muitas mães se preocupam pelos conhecimentos de seus filhos e constantemente se perguntam: quais são as coisas que uma criança de 4 anos deve saber?

Antes de responder à essa pergunta devemos levar em conta que cada criança se desenvolve a seu tempo, e não devemos nos apressar com seu aprendizado. Caso a criança não tenha aprendido algumas coisas, com o passar do tempo irá adquirindo conhecimentos, algo que ocorre naturalmente.

Coisas que uma criança de 4 anos deve saber:

1. O quanto você a ama, e que está ali incondicionalmente, aconteça o que acontecer. É realmente importante que ela esteja consciente disso. Você sendo uma mãe carinhosa e atenta com seu bebê não significa que o esteja criando mal.

2. Que ele pode se sentir seguro e protegido. Deve saber que está a salvo, ainda que esteja rodeado de pessoas diferentes ou em um ambiente fora do habitual. Deve ter consciência que você está ali para protegê-lo.

3. Quando alguma coisa está certa ou errada. Quando você conhece uma pessoa deve confiar em seu instinto e nunca fazer coisas que, segundo seu valores, não seja o apropriado.

4. Tem de conhecer os seus direitos e saber que sempre poderá contar com sua família. Em qualquer situação, saber que pode se comunicar com alguém.

5.  Entre outras coisas que uma criança de 4 anos deve saber, algo muito importante de ser destacado, é que é mais do que indicado rir, se divertir, aproveitar sua imaginação e criatividade. Que não é errado desfrutar de sua idade e desenvolver seu sentido de humor.

6. Deve ter certeza do que gosta e poder se dedicar a isso. Que ainda que não goste de contas, poderá desenhar, se dedicar às naves espaciais e aos dinossauros. No tempo certo aprenderá mais sobre fazer contas e gostar dos números.

7. Deve saber que o mundo é magico e que tem também muitas coisas boas. Sua criatividade, inteligencia e personalidade são tão importantes como praticar fonética e gramática. Na verdade, muito mais importante.

menino de 4 anos entediado no jardim

Os pais também devem saber algumas coisas:

1. Cada criança tem seu próprio ritmo. Elas sozinhas irão aprender a andar, falar, ler e fazer contas. Não tem problema se demoram mais tempo em fazer alguma coisa. Não é certo nem recomendável pressioná-las demais.

2. A leitura é fundamental para o desenvolvimento acadêmico das crianças. Aprender a ler desde pequeno influencia diretamente no rendimento de futuras boas notas.  Não são apostilas, nem as melhores escolas que geram esse hábito, mas sim que a mamãe e o papai se dediquem, nem que seja por alguns momentos, a ler alguns livros juntos.

3.  Que uma criança tenha boas notas na escola não significa que seja feliz. As crianças devem passar suas etapas sem pressões nem tensão. Nos preocupamos demais para que tenham muitas qualidades e deixamos de lado a felicidade em alguns momentos. Elas têm direito a viver uma infância sem preocupações.

4. Os brinquedos criativos e didáticos sempre devem estar presentes na vida de nossos filhos. É positivo que leiam, brinquem de “cozinhar”, tenham os famosos “LEGO”, massa de modelar, instrumentos musicais… que tenham disponível tudo o possível para se divertir e aproveitar sua imaginação.

Também é positivo que seu filho brinque ao ar livre. Isso o permitirá correr, saltar, e se mover com comodidade, obtendo muitos benefícios para a saúde física e mental.

5. As crianças necessitam de nós. Não deixe de estar presente na vida de seus filhos. É natural que às vezes você precise de um descanso, um tempo para relaxar, porém, não é recomendável que ele brinque sozinho num Playstation, nos esportes ou nas atividades extra-escolares. Eles necessitam muito mais de seus pais. Dedique tempo a eles, sempre que possa, já que é vital para manter uma boa relação. Devem saber que adoramos estar com eles.

Nunca é demasiado tarde para ter uma infância feliz .

-Tom Robbins-

menina fazendo bolhas de sabão ao ar livre

Assim, não se preocupe demais pelas coisas que uma criança de 4 anos pode saber. Uma criança deve aprender as coisas naturalmente. Fale o nome das frutas, conte em voz alta ao seu lado, diga quais são as cores, leia com ela.

Tudo está na maneira como você a ensina. Não faça algo para causar pressão ou estipular tempos. Deixe que tudo seja o mais espontâneo possível. A saúde mental de nossos filhos sempre está em primeiro lugar.