7 conselhos para prevenir resfriados em bebês

6 de maio de 2018
Mesmo que prevenir resfriados seja muito difícil, os pais podem ajudar o bebê a ter um sistema imunológico forte com um alimentação saudável. Dessa forma é possível evitar que adoeça regularmente.

Todos os pais se incomodam quando seus bebês ficam doentes. No entanto, os vírus existem, e apesar de todos os cuidados, não é possível evitar os resfriados.

Eles são muito comuns, sobretudo nos meses de muito frio. Além disso, podem piorar se alguma bactéria se aproveitar da diminuição das defesas, o que faz com que o bebê sofra de bronquiolite ou inclusive pneumonia. Por isso, vamos contar como você pode prevenir resfriados em bebês.

Causas de resfriados em bebês

Uma das causas para que os bebês sofram de resfriados é que o seu sistema imunológico não está completamente desenvolvido. Além disso, à medida que crescem, querem explorar todas as coisas, o que faz com que coloquem na boca tudo o que estiver ao alcance.

Por outro lado, também podem se infectar ao encostarem num objeto contaminado. E por fim, as mudanças constantes de temperatura também contribuem para o aparecimento dessas doenças.

Sintomas de resfriados em bebês

Entre os sintomas mais frequentes, encontram-se:

  • Mucosidade transparente saindo pelo nariz, que logo (aproximadamente em uma semana) vai ficar amarela ou verde espessa.
  • Espirros repetidos.
  • Dor de garganta leve.
  • Perda de apetite.
  • Dificuldade para dormir.
  • Respiração agitada.
  • Abatimento geral.
  • Tosse, febre, diarreia e vômitos.
7 conselhos para prevenir resfriados em bebês

Em qual momento é preciso consultar um médico?

Se o bebê tem menos de 3 meses, é preciso consultar o médico quando você notar algum desses sintomas. Isso é ainda mais necessário e urgente quando o bebê apresentar febre alta, acima dos 38 graus. 

A partir dos 3 meses até um ano de idade, é necessário consultar o médico caso o bebê apresentar febre alta de 38,5 graus e quando estiver com tosse excessiva, já que pode ser um indicador de bronquiolite ou pneumonia.

Conselhos para prevenir resfriados em bebês

Existem muitos conselhos para prevenir resfriados em bebês. Abordaremos 7 deles que ajudarão os pais a cuidar dos pequenos que estiverem resfriados:

1 – Amamente regularmente

O leite materno é essencial para prevenir resfriados em bebês. Por isso, alimente regularmente. Ainda que o leite materno não seja uma defesa contra doenças, faz com que as crianças adoeçam menos, já que contém anticorpos que as protegem dos germes.

2 – Tente afastar o bebê de pessoas doentes

Evite, na medida do possível, que o bebê tenha contato com uma pessoa que esteja resfriada. Caso alguém esteja resfriado e deseje visitar o bebê, diga de maneira amável que o visite outro dia, quando a etapa de contágio já estiver passado.

“As mudanças constantes de temperatura contribuem para o surgimento de resfriados”

3 – Mantenha o bebê quente

É essencial que você mantenha o bebê quente. Se for sair, abrigue-o bem e tenha certeza de que suas mãos, pés e cabeças estejam bem protegidos do frio; mas também não o abrigue muito para que não comece a suar.

4 – Alimente-o de maneira saudável

Alimente-o adequadamente. Você pode incluir na dieta do bebê muitas frutas e verduras. Também é bom que ele consuma frutas que tenham muita vitamina C: ainda que não cure os resfriados, ajuda a reforçar o sistema imunológico, que combate o vírus.

5 – Lave constantemente as mãos

Todas as pessoas ao seu redor devem lavar as mãos frequentemente antes de tocar no bebê. As mãos podem transmitir muitos germes. Além disso, tente manter os brinquedos limpos, já que os bebês os colocam na boca.

6 – Tente não levá-lo para lugares fechados

Tente ao máximo não levar o bebê à lugares fechados, tais como shoppings ou restaurantes, já que nesse ambiente é possível encontrar pessoas doentes e, que desse modo, podem proliferar os vírus.

“Uma das causas para que os bebês tenham resfriados é que o seu sistema imunológico não está completamente desenvolvido”

7 – Hidrate-o bem

Se o bebê tiver menos de 6 meses, continue com a rotina normal de amamentação ou fórmulas. Em contrapartida, se ele tiver mais de 6 meses, você deve procurar hidratá-lo com muita água. Se ele urina várias vezes ao dia, significa que está bem hidratado.

7 conselhos para prevenir resfriados em bebês

Remédios naturais que podem prevenir resfriados em bebês

Ainda que o recomendável seja levar o bebê ao médico, para que o examine e indique um tratamento, algumas coisas podem ser feitas em casa para prevenir resfriados em bebês. Por exemplo:

  • Utilizar gotas nasais.
  • Colocar um vaporizador no quarto: você pode acrescentar gotas de essência de menta ou eucalipto.
  • Utilizar umidificador de ar em lugares fechados com o intuito de mantê-los úmidos. 

Portanto, ainda que seja normal em crianças pequenas, é possível tomar medidas para prevenir resfriados em bebês. Você deve prestar atenção a qualquer sintoma que apareça; se o bebê apresentar febre alta e tosse constante, o recomendado é que o leve imediatamente ao médico.