7 dicas para combater a prisão de ventre infantil

· 7 de abril de 2018
Muitas crianças sofrem de prisão de ventre. Para combatê-la, além de controlar a alimentação, devemos levar em consideração outras variáveis.

O sistema digestivo das crianças é mais delicado do que o dos adultos e é um pouco difícil conseguir que elas tenham uma dieta equilibrada, pois é típico de crianças querer mais doces e guloseimas do que vegetais e verduras.

Isso, obviamente, tem um grande impacto no processo de digestão porque, embora as crianças tenham órgãos com funcionalidade mais favorável, também podem sofrer complicações quando não comem fibras suficientes ou não se hidratam bem.

Portanto, é importante que as crianças sejam ensinadas sobre a importância de seguir uma boa alimentação, a fim de evitar que se desenvolvam problemas.

Você pode começar tentando oferecer alimentos mais saudáveis, como uma salada de frutas. Se a criança rejeitar completamente, tente adicionar pedaços de chocolate ou uma cobertura diferente para que ela comece a se abrir a novas opções.

Dicas para combater a prisão de ventre infantil

Um dos problemas mais comuns nas crianças quanto à digestão é a prisão de ventre. No entanto, a constipação infantil também pode se desenvolver devido ao estresse causado pelos pais e outros fatores além da alimentação.

Para que você possa saber como agir, abaixo vamos mostrar sete receitas ou métodos contra a prisão de ventre na infância. Nunca é demais conhecer este tipo de remédios caseiros, já que evitam ter que visitar a emergência do pediatra.

1.- Prestar atenção na ingestão excessiva de açúcar

Como dissemos antes, as crianças, geralmente, gostam muito de consumir alimentos com açúcar. Os doces são produtos muito atraentes para elas. No entanto, há evidências de que quando a criança tem menos de seis anos de idade, é normal que ela tenha problemas para processar o açúcar nos alimentos.

Por isso, um erro frequente que as mães cometem é usar geleias como remédio para a prisão de ventre infantil. Essas geleias são ricas em açúcares, por isso é muito provável que elas não sejam digeridas de forma correta e apenas incentivem o desenvolvimento de mais problemas gastrointestinais.

Vale destacar também, que a geleia de ameixa, que é mais usada pelas mães para combater a prisão de ventre, é um composto muito forte para crianças com menos de dois anos de idade. Esta geleia pode causar gases, cólicas e dores abdominais.

O recomendado é que se consuma frutas ricas em fibras e que a geleia seja preparada em casa, para que você possa ter certeza de que é um produto totalmente orgânico.

2.- Ingerir uvas em jejum

Outra das receitas para combater a prisão de ventre infantil é o consumo de uvas porque essas frutas são fáceis de digerir e ajudam a realizar o processo de digestão, eliminando assim a constipação.

Para optar pelos benefícios desta fruta, o ideal é dar para seu filho entre 6 e 8 uvas com casca pela manhã. Então, esperar cerca de 20 minutos sem comer mais nada antes de tomar o café da manhã.

Além disso, para prevenir e evitar que o problema da prisão de ventre persista, devemos verificar que a criança não sofre de qualquer tipo de intolerância, já que geralmente essa é a causa dos problemas intestinais recorrentes.

3.- Manter uma dieta rica em fibras

O fato de ter um bom processo de digestão depende principalmente da nossa ingestão de fibras, pois este é o composto que faz com que os resíduos sejam transportados através do cólon de maneira mais fluida.

Sendo assim, uma das receitas contra a prisão de ventre infantil é, sem dúvida, um prato de grãos integrais.

Você também pode oferecer à criança um café da manhã com grãos integrais e uma salada de frutas, como morango, kiwi ou pera. Desta forma, ela pode começar o dia absorvendo as fibras das frutas e dos cereais.

Você deve levar em consideração que a quantidade de fibra que uma criança deve consumir pode ser determinada pela adição de 5 à sua idade. Ou seja, se a criança tiver 9 anos de idade, a quantidade recomendada de fibra será de 14 gramas.

4.- Evitar alguns alimentos

Não há dúvida de que há alimentos que aumentam a prisão de ventre e inclusive são a causa desse problema.

Portanto, devemos evitar a todo custo a alimentação com excessos prejudiciais. A criança não deve comer doces ou guloseimas de forma recorrente. Também deve evitar sorvete, queijo, leite com muita nata, arroz e pão branco com muita frequência.

5.- Prestar atenção na hidratação

Uma das receitas contra a prisão de ventre infantil tem a ver com a hidratação, pois beber água não é algo que nos ajuda somente a matar a sede, mas também influencia muito em nossa digestão.

Se é difícil para um adulto ter uma ingestão adequada de água, para uma criança é ainda mais, já que ela prefere bebidas mais “divertidas”, especialmente doces. Por isso, você pode escolher usar garrafas de água dos personagens favoritos. Se o recipiente for chamativo, talvez a criança demonstre mais interesse.

6.- Fazer massagem com azeite de oliva e água morna

Esta é uma receita contra a prisão de ventre infantil muito eficaz, pois é um truque ou remédio caseiro que não tem margem de erro, isto é, sempre funciona.

Se o seu filho está sofrendo de prisão de ventre, opte por primeiro lhe dar um banho com água morna que dure pelo menos 15 minutos, assim o corpo irá relaxar completamente. Em seguida, use azeite de oliva para massagear a área abdominal, fazendo movimentos circulares.

Isso fará com que o fluxo intestinal melhore e vai eliminar a constipação.

7.- Controlar o nível de estresse

Uma das causas da prisão de ventre infantil pode ser o estresse, uma vez que as crianças relacionam essa sensação com o controle do esfíncter. Por esta razão, depois de ser muito rígido com elas, repreendê-las ou lhes exigir muito é normal que elas possam apresentar este problema intestinal.

Nestes casos, a melhor coisa que você pode fazer é levar em conta o resultado desse fato e conversar com a criança para que ela se acalme o mais rápido possível.