7 dúvidas sobre a higiene do bebê

20 de outubro de 2017

Existem muitas dúvidas e perguntas sobre a higiene do bebê. Devemos estar atentas porque pode haver algumas coisas que fazemos errado, que podem estar afetando nosso filho.

A pele do nosso bebê é muito delicada e vulnerável, por isso o momento de limpá-la requer certos cuidados especiais. Não só devemos escolher os produtos adequados, mas também que respeitem o pH da sua pele.

Por outro lado, a limpeza também deve ser feita corretamente, pois podemos cometer muitos erros sem perceber.

Principais perguntas sobre higiene do bebê

Estas são as principais questões sobre a higiene do bebê:

bebê tomando banho em uma bacia de espuma

O bebê deve tomar banho todos os dias?

Você não deve dar banho em seu bebê todos os dias. Normalmente, eles não se sujam, e portanto não é realmente necessário banhá-lo todos os dias. Esta atividade gera um forte vínculo entre os pais e o bebê.

Como prevenir a dermatite gerada pela fralda?

As fraldas devem ser trocadas continuamente e a região deve ser muito bem limpa para evitar dermatites.

É importante utilizar água em abundância e, se estivermos longe de casa, os lenços umedecidos são bastante úteis. Se notarmos algum sinal de vermelhidão, devemos tomar certas medidas; tais como usar um creme protetor, deixar a região livre para que receba ar, trocar as fraldas frequentemente e não permitir que a região fique úmida…

Depois de cada banho devemos secar o bebê muito bem.

Quanto tempo deve durar o banho?

A pele do bebê é muito mais fina do que a de um adulto. Portanto, o banho não deve durar mais de 10 minutos, até que ele complete um ano. Por sua vez, a temperatura da água não deve ser superior a 36 graus. Não é necessário banhá-lo mais de uma ou duas vezes por semana.

O que fazer contra a crosta láctea?

Essa crosta que se forma nas cabeças dos bebês não é muito estética, mas não é uma razão séria para se preocupar. Para removê-la você deve massagear o couro cabeludo com uma escova de cerdas muito macias. Se a crosta persistir você deve consultar um pediatra.

Por que o bebê tem espinhas?

Estas são produzidas devido aos hormônios maternos. Seu aparecimento é normal, porém não devem ser espremidas e devemos deixar que  desapareçam sozinhas.

Como cuidar do cabelo do bebê?

Os pequenos não precisam de shampoo. Seu cabelo é muito fino e não é necessário lavá-lo com nada. Somente quando o cabelo crescer e o bebê estiver maior será necessário comprar um shampoo especial, adequado para bebês.

Como deve ser o banheiro?

O lugar onde damos banho em nosso bebê deve ter 25 graus de temperatura.

bebê sob as toalhas depois do banho

Quanto aos ouvidos e olhos, como devo cuidar deles?

  1. A princípio, os olhos não precisam de cuidados especiais. Você pode passar um pedacinho de algodão nas pálpebras ou uma gaze embebida com água, sem sabão e sem esfregar.
  2. Para secar os olhos passe uma gaze bem delicadamente. Para cada olho você deve usar uma gaze ou um algodão diferente.
  3. Quanto os ouvidos, você precisa limpar somente o que vê. Com uma gaze úmida, lave a parte externa das orelhas na frente e atrás. E então, seque-as muito bem.
  4. Se você observar que há cera no exterior da orelha, pode arrastá-la com uma gaze enrolada. Você não deve introduzir nada no ouvido do bebê, podemos empurrar a cera para o fundo e não é essa a ideia.

Por outro lado, as unhas devem ser cortadas de forma diferente:

Outra das dúvidas sobre a higiene do bebê tem a ver com as unhas. É importante esperar uma semana antes de cortar as unhas pela primeira vez. Entretanto, se tiver unhas muito longas e estiver se arranhando muito, podemos cortá-las desde o primeiro dia.

É importante que você use tesouras especiais, pequenas e com pontas arredondadas. É importante cortá-las quando o bebê estiver calmo. Um bom momento para fazer isso é depois do banho, porque as unhas estão muito mais moles. Se ele for muito nervoso é melhor fazer quando estiver dormindo.

As crianças começam a amar pelos pais. Quando já estão crescidos, os julgam, e algumas vezes, até os perdoam.

-Oscar Wilde-

É importante que tenhamos em conta essas recomendações para que nosso bebê receba a melhor higiene sem prejudica sua saúde. Lembre-se de que eles estão em um estágio onde são muito delicados e devemos estar muito bem informadas a respeito disso, para não cometer erros.