Dicas para pais educarem filhos independentes e responsáveis

· 22 de novembro de 2017

É o seu sonho educar filhos independentes e responsáveis? A ciência dá uma série de conselhos incríveis ​​para os pais que querem criar crianças bem-sucedidas. Neste artigo de Sou Mamãe vamos compartilhar os conselhos mais importantes.

Criar filhos independentes é uma das grandes preocupações dos pais. Todos os pais desejam que os seus filhos sejam capazes se expressar. A comunicação é essencial para a criança: poder dizer do que gosta e do que não gosta, do que precisa, com o que sonha, o que aspira, o que machuca, se tem fome, frio, etc…

Tudo isso, é claro, sendo verdadeiro consigo mesmo. Sem prejudicar ninguém e sem depender de ninguém. Certamente, à primeira vista pode parecer difícil educar um filho para agir de forma independente e responsável desde muito cedo, sem afetar negativamente a sua personalidade.

O site Business Insider compilou vários estudos científicos sobre esse assunto. O artigo publicado nesse site apresenta várias práticas que os pais podem adaptar no dia a dia da família. Dessa forma, tais práticas podem rapidamente se tornar um hábito, e mais tarde, um estilo de vida.

Vejamos a seguir quais são elas.

Pai abraçando filha, o carinho cria filhos independentes

5 práticas para criar filhos independentes e responsáveis

1. Mostre aos seus filhos que você confia neles plenamente

Acredite nas suas capacidades e aptidões. Se eles já confiam em si mesmos, ótimo, basta incentivar. Não diminua o seu entusiasmo e nem encoraje os seus medos e as suas incertezas. Deixe eles voarem, seguindo o seu próprio caminho sem medo de errar.

Ensine os seus filhos a ter uma mente positiva e a pensar o quão bom é experimentar coisas novas e aprender. Mostre a eles que você está sempre disposto a oferecer ajuda. Encoraje quando eles se desanimarem e comemore suas vitórias.

2. Ensine com o exemplo todos os dias

O exemplo é a melhor maneira de educar e criar os filhos. Se você quiser ter filhos independentes, respeitosos e educados, mostre a eles como se faz por meio de ações.

Lembre-se de que a criança é como uma esponja que absorve todo tipo de informação. Ela vai repetir automaticamente o que vê e o que ouve dos seus pais todos os dias.

3. Incentive o seu filho a ficar longe da zona de conforto

Exija um pouco mais do que ele pode dar, mas sem exagerar. Encoraje o seu filho a tentar, a aceitar cada desafio para evitar que fique estagnado. É claro, nesse caso também não podem faltar o reconhecimento por cada tentativa e o elogio por cada conquista alcançada.

4. Incentive as suas habilidades sociais

Este é um conselho valioso para os pais. Existe uma relação direta entre a capacidade social da criança e o seu sucesso na vida adulta.

De acordo com a ciência, as crianças que cooperam com seus colegas, compreendem os seus sentimentos e resolvem problemas por conta própria, são mais propensas a completar o ensino superior e a encontrar um emprego estável.

filhos independentes

5. Relaxe e aproveite!

Deixe o estresse e a raiva de lado. Alguns estudos dizem que, quando os pais estão sempre estressados, as crianças também acabam adotando esse sentimento, influenciando no seu comportamento. É por isso que não há nada melhor do que manter a calma, treinar a paciência e colocar a tolerância em prática.

Respire fundo e conte até dez. Tente sempre ver o lado positivo das coisas e aproveite que os pequeninos têm muita luz para contagiar.

3 dicas para os pais que podem ser aplicadas na educação

A vida é feita de obrigações e responsabilidades

É essencial ensinar as crianças desde muito cedo que a vida é feita de ação e reação, altas doses de sacrifício, esforço e trabalho pessoal.

Dê aos seus filhos obrigações e responsabilidades em casa que sejam adequadas às suas idades. Não ceda ou tire as obrigações deles pois isso representa a aprendizagem sobre a colaboração e o trabalho em equipe.

Sou responsável pelos meus atos e ações

Outro conselho para os pais é ajudar os filhos a entenderem que não é errado cometer erros pois isso faz parte da vida. É exatamente por causa dos erros que, mais cedo ou mais tarde, a criança vai poder aprender, amadurecer e crescer. Por isso, todos, até mesmo as crianças mais novas, devem se responsabilizar por suas ações. Assim, a criança vai tentar fazer as coisas da melhor forma desde cedo.

O carinho de um pai não pode ser comparado com nenhum outro sentimento.

Pai com o filho no sofá, carinho para criar filhos independentes

O poder da perseverança

Segundo pequisas, o “grit” é um poderoso traço de personalidade que impulsiona o sucesso. Trata-se de “o poder da paixão e da perseverança”. É também definido como uma certa “tendência de manter o interesse e o esforço para objetivos de muito longo prazo”. Ensine o seu filho a imaginar e se comprometer com esse futuro que ele deseja criar.

E é claro, como em tudo relacionado à criação e a educação de seu filho, é necessário considerar o estágio de crescimento e de desenvolvimento em que a criança se encontra. Por isso, é preciso adaptar as dicas que oferecemos à idade de cada um. Esse é o caminho para criar filhos independentes. E não se esqueça de que o objetivo maior é que eles possam se divertir enquanto aprendem tudo isso.