7 truques para combater a fome durante a gravidez

24 Outubro, 2017

Durante a gravidez seu apetite pode variar muito. É possível que você passe por períodos em que não vai querer comer nada, mas também podem existir outros em que sentirá tanta fome que vai correr para a geladeira e comer grandes quantidades de comida, além de fazer algumas combinações estranhas com os alimentos. É nesse momento em que você se dá conta de que é necessário controlar a fome.

Essa vontade de comer muito, e esses desejos estranhos são sensações muito particulares da gravidez. Nem todas as mulheres os sentem da mesma maneira, mas mesmo assim é muito importante prestar atenção na dieta e aprender a controlar o nível de fome, quer seja descontrolada ou escassa.

Assim, a primeira coisa que você deve fazer antes de colocar qualquer ação em prática é prestar atenção na sua dieta. Isso é muito importante, pois cada vez é mais comum que o consumo de alimentos durante a gravidez pouco corresponda às necessidades reais da criança e da mãe. Felizmente a natureza é sábia e se ocupa de fazer os ajustes necessários nos processos alimentícios, para que as necessidades nutricionais de ambos sejam satisfeitas, embora essas não sejam as condições ideais.

E se a sua dieta é saudável, mas ainda assim você sente muita fome muitas vezes ao dia, não se esqueça de que está passando por uma fase muito normal da gravidez, e que para lidar saudavelmente com ela deve fazer sua parte, tentando comer racionalmente. Fique tranquila, uma alimentação saudável não significa que você vai morrer de fome. Você precisa apenas seguir alguns desses truques.

Truques para controlar a fome

mulher com faca e garfo na mão comendo

Tome café da manhã como uma rainha

Se você tomar café da manhã de forma completa e balanceada, não deveria sentir fome até a hora do almoço. Você deve comer bastante no período da manhã, essa é a recomendação. Isso vai abrir o estômago pouco a pouco, especialmente se você começar a manhã com um copo de água. E em seguida tomar um café da manhã como uma rainha. Um exemplo dos alimentos e das quantidades que você deve ingerir na primeira refeição do dia são os seguintes:

  • 1 porção de laticínios (com café se quiser)
  • 1 iogurte ou 150 gramas de queijo fresco
  • cereais
  • 1 pedaço de fruta ou suco

Você também pode comer uma fatia de pão integral com peito de peru se quiser alguma coisa para se sentir mais satisfeita. Tenha em mente que se você tomar um bom café da manhã, terá energia para o resto do dia.

Em geral, você vai precisar de aproximadamente 15 minutos para tomar o café da manhã. Quando for impossível tomar um café da manhã completo por falta de tempo, guarde parte da sua porção de cereais ou da fruta para antes do meio dia. E se você normalmente gostar de fazer um lanche, pode comer um pão com queijo, uma maçã ou um iogurte.

Divida as refeições

Se ao organizar seu dia você perceber que vai ficar muitas horas sem comer entre o café da manhã e o almoço, então deve dividir as refeições ainda mais para que não fique mais de quatro horas sem comer.

Por exemplo, se você toma café da manhã às 07 horas, deixe a fruta para as 10 horas, e às 13 horas coma um pedaço de queijo, atum ou presunto ou uma xícara de frutas secas. Às 16 horas você pode fazer sua refeição principal com uma salada, um prato de massa com molho de tomate e um pouco de peixe, por exemplo.

Tenha em mente que ficou para trás o tempo em que se recomendava comer por dois, pois não se trata de comer descontroladamente, e sim de comer bem e de forma saudável.

Jante cedo

Se a vontade de comer aparecer à tarde, você pode fazer um lanche e jantar mais cedo. À tarde, por exemplo, você pode comer um iogurte ou tomar um copo de leite, um pão e uma fruta. A janta deve ser leve e conter alimentos dos principais grupos: cereais, verduras, peixe ou ovos, e salada ou fruta.

Prefira lanches saudáveis

Se, apesar de realizar todas essas sugestões você continuar sentindo fome e se ver obrigada a fazer um lanche entre as refeições, pelo menos escolha alimentos que tenham vitaminas, minerais e poucas calorias.

Torne-se amiga das frutas secas

mulher grávida com a mão em três potes de frutas secas

Elas possuem gordura de boa qualidade e minerais, como o cálcio, sobretudo as amêndoas, só não abuse delas porque são muito calóricas. Coma as frutas secas em pequenas quantidades e assadas, porque cruas são mais indigestas e algumas, como o amendoim, prefira comer sem sal.

Biscoitos de cereais contra a fome

Há de arroz, milho ou uma mistura de vários cereais. Eles têm grande poder de fazer você se sentir saciada e possuem açúcares complexos, vitaminas do grupo B e muita fibra. Assim como as frutas secas, prefira comer sem sal.

Coma muitas frutas

Na gravidez você deve ingerir de 3 a 4 pedaços de fruta por dia e dar especial atenção às cítricas, pois precisa de mais vitamina C que antes. Se você sente muita fome, coma uma maçã, alimento que tem poucas calorias e faz você se sentir cheia.

Tenha em mente que ficou para trás o tempo em que se recomendava comer por dois, pois não se trata de comer descontroladamente, e sim de comer bem e de forma saudável. A gravidez é um processo muito complexo que requer uma série de cuidados especiais, por isso também é necessário que você cuide do que come, e controle por meio do conhecimento o consumo de alimentos adequados.

  • Cendrowska-Pinkosz, M., Dworzański, W., Krauze, M., & Burdan, F. (2017). Kofeina a zmiany adaptacyjne układu krążenia u kobiet w okresie ciąży [Caffeine and adaptive changes in the circulatory system during pregnancy]. Polski merkuriusz lekarski : organ Polskiego Towarzystwa Lekarskiego42(247), 42–45.
  • Forbes, L. E., Graham, J. E., Berglund, C., & Bell, R. C. (2018). Dietary Change during Pregnancy and Women’s Reasons for Change. Nutrients10(8), 1032. doi:10.3390/nu10081032
  • Orloff, N. C., Flammer, A., Hartnett, J., Liquorman, S., Samelson, R., & Hormes, J. M. (2016). Food cravings in pregnancy: Preliminary evidence for a role in excess gestational weight gain. Appetite105, 259–265. doi:10.1016/j.appet.2016.04.040