7 truques para o bebê dormir a noite toda

26 de junho de 2019
Aprenda truques simples que vão ajudar o seu bebê a dormir durante a noite toda sem nenhum problema.

Fazer o bebê dormir a noite toda é um desafio difícil para muitos pais, principalmente durante as primeiras semanas. Enquanto os seus hábitos de sono se adaptam à nova rotina, é comum que as crianças acordem muitas vezes no intervalo de poucas horas. Por isso, é importante estabelecer uma rotina saudável desde o início para evitar problemas a longo prazo.

“O sono é uma função evolutiva que requer o amadurecimento do sistema nervoso. É essencial para um crescimento físico adequado e para o desenvolvimento neurológico e emocional da criança. O recém-nascido acorda a cada 3 horas aproximadamente, o que é regulado pela alimentação.”

– Comitê de Pediatria Geral Ambulatorial, Argentina –

Além disso, não só é importante que as crianças consolidem hábitos de sono adequados, como você, mamãe, também precisa de tempo suficiente de descanso.

Por isso, neste artigo, você vai encontrar estratégias simples, porém eficazes, para ter uma noite de recuperação e relaxamento. Dessa forma, você e seu parceiro estarão prontos para enfrentar um novo dia com as energias recarregadas.

Como fazer o bebê dormir a noite toda?

1. Ofereça alimentos antes de levá-lo para a cama

Antes de dormir, verifique se o bebê está pronto para se alimentar, seja com leite materno ou de fórmula. Dessa forma, você vai garantir que a causa das interrupções do sono não será a necessidade de comer.

Em seguida, coloque-o de volta na cama e você verá que, depois de jantar, ele estará acordado, mas com sono, e será mais fácil que ele durma por mais tempo.

2. Faça com que seja divertido

É completamente normal que os bebês resistam quando chega a hora de dormir. Por isso, estabeleça uma rotina divertida e organizada que os ajude a reconhecer quando devem ir dormir.

Leia uma história, dedique alguns minutos a uma última brincadeira e faça um quadro ilustrado com os passos que vão ser seguidos a cada dia antes de dormir. Lembre-se de que o sucesso na construção de hábitos depende da consistência.

Faça com que o bebê durma cedo

3. Leve-os para dormir cedo

Você pode pensar que, se você levá-los para a cama cedo, eles vão acordar mais cedo pela manhã, mas geralmente isso não acontece. De fato, tanto os recém-nascidos quanto as crianças com cerca de um ano de idade acordam com menos frequência e dormem por mais tempo quando vão para a cama por volta das 20 horas.

É por isso que incentivar essa rotina ajudará para que tenham menos dificuldades para se levantar quando começarem a estudar.

4. Conheça as características de cada idade

Os recém-nascidos só permanecem acordados tranquilamente durante períodos de 20-30 minutos. Depois de três ou quatro meses, esse intervalo vai aumentar para cerca de uma hora.

Sabendo disso, você também saberá quando trocar a fralda e alimentá-lo para que ele esteja pronto para tirar uma soneca tranquila e tão longa quanto possível.

Outras opções para o bebê dormir a noite toda

5. Evite estimular o bebê excessivamente

Para um bebê que acabou de chegar ao mundo, tudo à sua volta é novidade e produz um estímulo nos seus sentidos. Por isso, quando chegar a hora de dormir, você deve evitar elementos de distração no seu campo de visão, que não permitam que as suas atividades cessem.

Portanto, dê a ele um espaço tranquilo, limpo, com um clima agradável, sem objetos excessivamente coloridos ou sonoros. Dessa forma, o seu sistema nervoso vai conseguir relaxar rapidamente.

6. Coloque cobertores ao seu redor para que ele durma a noite toda

Outro truque para conseguir fazer o bebê dormir a noite toda é acomodar bem os seus cobertores e travesseiros. Os recém-nascidos acabaram de sair de um ambiente ameno, confortável e seguro que fazia com que se sentissem abraçados.

Nesse sentido, podemos deduzir que eles vão se sentir mais confortáveis e relaxados se sentirem que estão envolvidos, assim como no útero. Além disso, você também vai evitar que eles tirem os seus cobertores durante noite, permitindo, assim, que permaneçam quentinhos.

7. Ajude-os a relaxar antes de dormir

Assim como os adultos, os bebês também precisam de um período de transição entre a atividade e a hora de dormir. Então, quando você levar a criança para a cama, desligue os televisores, diminua o volume da música e também do seu telefone celular. Além disso, certifique-se de que o quarto esteja com uma luz amena e uma temperatura adequada.

Ajude-os a relaxar antes de dormir

Se você quiser que o bebê durma a noite toda, você e seu parceiro também devem estar relaxados o suficiente. As crianças percebem a tensão e é mais difícil que descansem quando a sentem. Aprecie o tempo de sono do seu filho e aproveite esses valiosos minutos para contemplá-lo e para fazer uma pausa nas suas atividades por um momento.