8 benefícios do caratê para as crianças

· 31 de março de 2018
A seguir descubra quais são os benefícios do caratê para as crianças.

O caratê oferece vários benefícios para as crianças. Claro que praticar qualquer esporte sempre será benéfico para nossos filhos. Dentro da ampla gama de esportes que podemos escolher, o caratê se destaca porque desenvolve atitudes positivas.

Trata-se de um dos esportes mais antigos mundo. São inumeráveis os benefícios que ele traz para as crianças, desde disciplina e valores até desenvolver a autoconfiança, a tolerância, a paciência e a responsabilidade. 

As artes marciais têm demonstrado serem eficazes para fortalecer o físico e a mente das pessoas. Nesse sentido, o caratê é uma boa opção para o desenvolvimento integral das crianças.

O caratê, uma prática milenar

O caratê é um dos esportes mais antigos do mundo. Suas técnicas se baseiam no Bushido (caminho do guerreiro), um código de ética, cujos princípios estão assentados na lealdade e na honra.

Em seu conceito, o caratê significa literalmente “mãos vazias”. O nome se deriva do fato de que esta disciplina não utiliza nenhum tipo de arma para se defender, quer dizer, somente se utilizam as mãos.

As vantagens que esse esporte traz para as crianças são das mais variadas. Para começar, trata-se de uma técnica milenar que permitirá às crianças apreender técnicas efetivas de autodefesa.

Porém, além disso, serão enormes os benefícios que as crianças terão, tanto desde a perspectiva física quanto a psicológica.

Benefícios do caratê para as crianças

1. Defesa pessoal

O caratê é uma das ferramentas mais valiosas que qualquer pai pode oferecer ao seu filho. São várias as razões que justificam essa escolha, mas, sem dúvida alguma, a autodefesa é um de seus principais atrativos.

Em um mundo cada vez mais violento e perigoso, saber se defender pode fazer uma grande diferença no momento de enfrentar um ato de violência.

Los beneficios del kárate para niños.

2. Autoestima

Uma das principais vantagens do caratê é o desenvolvimento e fortalecimento de uma autoestima saudável nas crianças.

Esse principio, de fato, se aplica na maioria das artes marciais. Foi comprovado que pessoas que praticam esse esporte são mais seguras de si mesmas.

O desenvolvimento de uma autoestima saudável advém não só das técnicas adequadas de autodefesa, como também do fortalecimento de outros fatores, tais como a disciplina.

A disciplina, a ética, a honra e a lealdade são a base desse esporte. Portanto, o desenvolvimento do indivíduo que o pratica é completamente integral.

3. Energia e concentração

As atividades esportivas como o caratê são principalmente recomendadas para crianças com problemas de raiva descontrolada e atenção. Essa prática permitirá que a criança aprenda a controlar suas emoções, libere sua energia e se concentre ao máximo na atividade que realiza.

4. Maior coordenação

Muitos dos exercícios e movimentos que são praticados no caratê são úteis para a postura e o equilíbrio da criança. Dessa forma, esse esporte é capaz de estimular a coordenação e o equilíbrio da criança.

5. Melhora a saúde

Muitos especialistas recomendam o caratê como complemento de tratamentos respiratórios e cardiológicos. Foi comprovado que ajuda a controlar a respiração, assim como a frequência cardíaca.

6. Ajuda em diversos transtornos

Como vimos anteriormente, o caratê tem excelentes resultados em vários aspectos, inclusive no tratamento complementar para diversos transtornos.

Foi comprovado que esse esporte, devido à disciplina em grupo, é excelente para crianças que sofrem de déficits de atenção e também de autismo.

Los beneficios del kárate para niños.

Da mesma forma, o caratê é eficaz para ajudar as crianças a superar problemas de ansiedade. Esses problemas geralmente se originam devido ao bullying que os pequenos sofrem na na escola.

Com a prática desse esporte, a criança aprenderá a se sentir segura e, como consequência, não permitirá que os outros se aproveitem dela.

7. Ser mais pacífico

Pode parecer até um pouco contraditório, mas praticar artes marciais permite que criança consiga evitar situações que possam se tornar violentas. Ou seja, ela aprenderá a se defender caso necessite, mas também saberá evitar provocações que geram conflitos.

Por exemplo, se alguma situação de bullying ocorre na escola, a criança vai tentar resolvê-la sem necessidade de usar a violência.

8. Autocontrole

O autocontrole constitui outro grande benefício desse esporte. A disciplina e a concentração ensinadas nas aulas serão de grande ajuda para enfrentar as diversas situações que surgirão no decorrer da vida da criança até a idade adulta.

A criança desenvolverá sua paciência ao limite e sempre vai tentar evitar situações de conflito. O autocontrole é um dos pilares fundamentais dessa arte marcial.

São inúmeras as vantagens do caratê para as crianças. Estamos falando de um dos esportes mais completos e integrais, já que combina o desenvolvimento tanto físico quanto mental do praticante.

Sem dúvida alguma, está entre as melhores ferramentas que um pai pode oferecer a seu filho para que ele tenha um desenvolvimento saudável.