8 brinquedos para recém-nascidos

29 de janeiro de 2019
Os brinquedos mais recomendados para o recém-nascido são aqueles que possibilitam a ele começar a relacionar-se com o ambiente, a compreender formas e texturas. Tudo isso, é claro, descartando qualquer risco para a criança.

Os brinquedos para recém-nascidos mais valorizados pela criança serão aqueles que correspondem ao seu estágio de desenvolvimento e que despertam sua atenção. É lógico que a família e os amigos querem dar o melhor presente do mundo para o recém-nascido. A seguir, apresentaremos algumas excelentes alternativas.

Para ter sucesso com o brinquedo que melhor se adapte ao novo membro da família, basta analisar bem o que um bebê percebe e quer em seus primeiros meses de vida.

Primeiro de tudo, o pequeno ainda não domina suas habilidades motoras finas, o que significa que ele só consegue segurar coisas grandes. Por outro lado, os brinquedos para recém-nascidos que são funcionais devem ter cores e sons contrastantes, como chocalhos ou melodias agradáveis.

Características dos brinquedos para recém-nascidos

Como o bebê recém-nascido percebe o mundo? Embora seu contato seja através dos sentidos, sua visão do ambiente circundante ainda não está clara. Portanto, ele só pode ser atraído por objetos a menos de meio metro de distância.

A percepção da criança se beneficiará se os objetos e brinquedos tiverem cores brilhantes e contrastantes. Além disso, os sons suaves e doces também irão encantá-lo positivamente.

Algumas ideias infalíveis de brinquedos para recém-nascidos

1. Brinquedos sensoriais

Chamam-se assim os brinquedos para o recém-nascido que reagem à interação da criança. Em geral, eles vibram ou emitem algum som com o simples toque.

Isso ajuda as crianças a se familiarizarem com a relação de causa e efeito e a saber que elas próprias são capazes de gerar movimentos no ambiente.

brinquedos para recém-nascidos

2. Móveis para o berço

É um clássico essencial para o berço do recém-nascido. Esses brinquedos têm diferentes formas e cores que manterão o bebê ocupado por algum tempo.

Especialistas dizem que os bebês tendem a olhar mais para a direita. Então, seria uma boa ideia colocar o brinquedo móvel desse lado. É importante garantir uma instalação segura, seguindo as instruções da caixa passo a passo.

3. Bichos de pelúcia

Embora não seja necessário encher o berço ou o quarto do bebê com bichos de pelúcia, ele pode apreciar a visão de dois ou três bonecos coloridos.

Alguns desses bichinhos vêm com sons e luzes embutidos, que podem ser ativados em diferentes momentos do dia e até mesmo na hora de dormir.

“O recém-nascido ainda não dominou suas habilidades motoras, o que significa que ele só consegue segurar coisas grandes”

4. Mordedores

Embora os mordedores em forma de brinquedos não sejam estritamente para recém-nascidos, eles logo serão muito úteis e divertidos. Os mordedores são úteis quando os pequenos já apresentam seus primeiros dentes, entre o quarto e o sexto mês.

No mercado existem muitos tipos de mordedores em forma de brinquedos. Os de silicone são os mais básicos. Em alguns casos, eles fazem parte de um brinquedo maior.

5. Tapetes de atividade

Depois de três meses, esses tapetes ou ‘academias para bebês’ serão um lugar de brincadeiras e enorme prazer para o pequeno. Esses tapetes de EVA de diferentes cores possuem barras com brinquedos pendurados.

A ideia é que o bebê se agarre às barras, explore os brinquedos e desenvolva os músculos do corpo todo. São recomendados após o terceiro mês de vida.

6. Espelhos macios

Esses espelhos não são de vidro, mas de um tipo de plástico macio que os bebês podem manipular. Antes dos três meses, a diversão será ver uma imagem refletida.

Mais tarde, eles começarão a se descobrir. Será muito frequente ver o bebê sorrindo com um espelho macio na mão.

7. Chocalhos

É um brinquedo que não pode faltar para qualquer recém-nascido. O chocalho estimula a relação de causa e efeito, além de auxiliar na coordenação e nas habilidades motoras do bebê. 

O tilintar suave desses brinquedos, as diversas texturas que podem ter e as variadas cores farão a alegria da criança.

bebê com enfeites de bichinhos

8. Livros macios

Eles podem ser feitos de tecido ou plástico. Durante os primeiros meses, esses brinquedos dão a oportunidade de introduzir a criança no mundo da leitura. Uma possível atividade é sentar-se com o bebê no colo e relatar as imagens do livro.

Em suma, para o recém-nascido o mundo é um imenso lugar para descobrir. Brinquedos que enfatizam os sentidos, ao mesmo tempo que oferecem segurança, serão os preferidos pelas crianças.

  • Kishimoto, T. M. (2010). Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. Anais Do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento.