8 dicas para motivar as crianças a estudar

24 de fevereiro de 2018
Muitos pais ficam preocupados porque seus filhos não tiram boas notas na escola ou não querem fazer as tarefas. Quando as crianças se mostram apáticas e com desânimo, elas podem estar desmotivadas.

Às vezes é um pouco difícil motivar as crianças a estudar, mas isso não significa que seja uma tarefa impossível. Como pais, nós nos preocupamos com nossos filhos para que eles adquiram conhecimentos adequadamente e tirem boas notas.

É por isso que nossa participação na vida escolar das crianças também é muito importante para o rendimento. Com as dicas que vamos apresentar a seguir, você vai conseguir fazer seu filho se sentir motivado na hora de estudar.

Dicas para motivar as crianças a estudar

Quando uma criança enfrenta o desafio de ir para a escola adquirir conhecimento e fazer provas, os resultados estarão sujeitos a dois fatores muito importantes: a capacidade intelectual e a motivação para estudar. Se a criança estiver passando por problemas com o segundo fator, os seguintes conselhos serão muito úteis para você ajudar seu filho a estudar:

  1. Conte para a criança diferentes experiências de outras pessoas que tiveram sucesso em qualquer profissão (atletas, advogados, engenheiros, etc.). Isso vai permitir que seu filho compreenda que o esforço vai trazer resultados e valerá a pena estudar para ter sucesso.
  2. Estabeleça objetivos em curto e longo prazo. Quando, por exemplo, o objetivo for tirar 10 em alguma matéria, como matemática, por exemplo, deve-se deixar escrito em algum lugar visível. Isso vai fazer a criança visualizar a conquista da meta e tê-la sempre em mente.
  3. É importante reconhecer o esforço e celebrar as conquistas. Frases tão simples quanto “estou muito orgulhosa de você” ou “eu sabia que você era capaz” são palavras muito importantes para a criança.
  4. Se tirar uma nota que não era esperada, incentive a criança a continuar e seguir em frente. Você não pode cometer o erro de comparar a capacidade de uma criança com outra, como um irmão ou o filho de uma pessoa próxima que tire notas melhores. Lembre-se que cada criança tem seu próprio tempo de aprendizado.
  5. Se você oferecer uma recompensa por alguma conquista, você deve garantir de que seja do agrado da criança. É melhor, inclusive, oferecer pequenos prêmios por conquistas pequenas. Para que essas recompensas não se tornem um costume, ofereça quando quiser que a criança se saia bem em alguma tarefa ou prova muito difícil para ela.
  6. Você não deve comentar em público se seu filho tiver um baixo rendimento. A única coisa que você vai conseguir com isso é fazer seu filho se sentir humilhado e completamente desmotivado. Dessa maneira, ele terá menos vontade ainda de estudar.
  7. Não é positivo que as crianças escutem seus pais criticarem as técnicas de ensinamento dos professores, nem escutá-los dizer que o ensino da escola é fraco.
  8. É positivo que as crianças vejam seus pais comparecerem nas reuniões da escola, participarem das atividades e colaborarem com os professores constantemente. Isso faz com que a criança sinta que você se preocupa com ela e quer que ela se sinta à vontade.
motivar as crianças a estudar

Como perceber que uma criança está desmotivada?

Muitos pais procuram ajuda psicológica para pôr fim à desmotivação dos filhos. Isso não é errado, mas a solução também pode estar nas suas mãos. Veja alguns sintomas que demonstram que a criança pode estar se sentindo desmotivada:

  • Não tem interesse por realizar nenhuma atividade.
  • Mostra-se apática e com falta de energia.
  • Não se mostra receptiva para coisas novas.
  • Não sente paixão por nenhum passatempo ou atividade.
  • Parece ser uma criança preguiçosa.
  • Não tem iniciativa para fazer tarefas sozinha. Faz apenas aquelas que são exigidas.
  • Não parece ficar feliz com nenhuma atividade.
  • Faz tudo muito rápido para tirar do caminho.
  • Não sente interesse por nada que acontece ao seu redor.
  • Não tem vontade de fazer as coisas direito.
  • Tem a sensação de que não é compreendida pelas pessoas com quem convive.
  • Não sabe o que as pessoas com quem convive esperam dela.
  • Não sente que seu esforço é valorizado.

 “A técnica dos quadros de incentivo é muito útil para melhorar e valorizar o comportamento das crianças”

O que provoca a desmotivação nas crianças?

A desmotivação nas crianças é uma coisa normal, contanto que não dure muito tempo. Até mesmo os adultos se sentem desmotivados em algum momento das nossas vidas e isso faz com que seja difícil realizar as atividades com energia total. Essa situação também acontece com as crianças. Mas o que pode fazer uma criança se sentir desmotivada?

  • Não receber, por parte dos pais, a atenção da qual precisa.
  • Não encontrar sentido para as coisas que faz durante o dia.
  • Realizar exclusivamente as tarefas que o meio exige e não as que deseja.
  • Sentir que as tarefas que são pedidas são difíceis de fazer e isso causa frustração.
motivar as crianças a estudar

  • Ter algum problema psicológico que impede ou dificulta o desenvolvimento.
  • Desenvolver-se em um meio onde não existe motivação.
  • Viver com regras muito rígidas em casa.
  • Lidar com um nível de exigência alto por parte dos pais.
  • Ter um estilo de criação autoritário em casa.

Cada criança tem sua própria capacidade de entendimento e seu tempo para amadurecer. Motivar as crianças a estudar é de vital importância para que elas possam conquistar cada um dos seus objetivos. Devemos apoiar e acompanhar nossos filhos para que não se sintam desmotivados em nenhuma situação.