8 ensinamentos para um adolescente

· 26 de fevereiro de 2018
A adolescência costuma ser uma fase complicada tanto para os pais, quanto para os próprios adolescentes. Descubra estes 8 ensinamentos e coloque-os em prática com seus filhos em casa.

Numa sociedade como a atual, que bombardeia de informação crianças e adolescentes, é difícil ensinar o que é correto. Com uma moral distorcida e uma imagem tão subjetiva do que é ou não aceitável, os pais têm um grande desafio.

Ainda que não seja fácil ensinar valores aos adolescentes, se tiver início desde a infância, é possível. Para isso tenha em mente esses importantes ensinamentos para um adolescente.

Tenha certeza de oferecer aos seus filhos um ambiente adequado em que reconheçam a importância dos valores. Num ambiente saudável, existem mais possibilidades de formar pessoas saudáveis emocional e fisicamente. 

“Não é possível pensar que a maturidade e a saúde plena se desenvolvam num cenário social imaturo e doentio”

-Donald Winnicott-

Os ensinamentos para um adolescente mais importantes

1 – Os valores são realmente importantes

As virtudes e os valores são simplesmente conceitos até começarem a ser aplicados.

Desde quando seus filhos ainda são pequenos, demonstre qual comportamento ou reação é certa ou não em determinada situação. Pensar nas consequências dos atos é o que faz com que uma pessoa adquira maturidade e consciência.

8 ensinamentos para um adolescente

2 – A empatia torna as pessoas melhores

Um dos ensinamentos mais importantes para um adolescente é compreender que a empatia é a base para reconhecer o outro como um ser igual que merece um bom tratamento. A única forma de desenvolver essa característica é ser tratado de uma maneira empática.

Antes de questionar ou emitir juízos sobre a forma de agir de alguém, é preciso se colocar no seu lugar. É precisamente isso que permite entrar na situação e ser mais compreensivo com os outros.

3 – As decisões tomadas devem ser baseadas em valores

Durante a adolescência, as crianças se encontram diariamente em situações que precisam tomar decisões. Ensine-as que o que decidirem deve ser baseado na formação que receberam em casa e na escola.

Se receberem uma educação adequada desde a infância, se verão menos tentados a fazer coisas que podem ser prejudiciais para eles mesmos.

4 – Ajudar o outro é enriquecedor

O ser humano pode ser muito egoísta, especialmente quando está na fase da juventude. Um dos melhores ensinamentos para um adolescente é contribuir com a comunidade.

Ser voluntários ou participar de algum projeto com uma causa bem definida permitirá forjar seu caráter. Uma pessoa que coopera com os demais valoriza com facilidade o que os outros fazem por ela. 

5 – Nem tudo o que os meios de comunicação dizem é verdade

Um sólido discernimento do bom e do ruim, de acordo com seus valores, evita riscos e problemas. É preciso ensinar ao seu filho que por mais atraente que alguma coisa seja, nem sempre será adequada para ele.

Dessa forma aprenderá a distinguir entre o que faz bem e o que pode fazer mal, sempre focado nos seus princípios.

6 – O cuidado com o dinheiro e os objetos pessoais é fundamental

Uma boa prática que você pode implementar com seus filhos é a economia. Evite dar sempre o que querem no momento que pedirem. Crie estratégias que permitam que obtenham o que querem pelos seus próprios meios. Atribua tarefas domésticas e dê recompensas que os ensinem que para conseguir o que querem é preciso se esforçar. 

8 ensinamentos para um adolescente

7 – As regras formam o caráter

Insista todos os dias na disciplina e na importância de seguir as normas. Ainda que seus filhos não as aceitem no momento, dia após dia compreenderão que são necessárias para conviver.

Enfatize a necessidade de estabelecer parâmetros de conduta para que o sistema social funcione. No respeito e na tolerância está o segredo para conviver adequadamente.

8 – Os hábitos saudáveis são essenciais

Esse ensinamento deve ser implementado desde que seus filhos são pequenos, não apenas na adolescência. Procure que vocês, como família, sempre coloquem em prática ações relacionadas ao cuidado com os outros.

Convide-os a praticar um esporte, a escolher bem o que comem, o que bebem e a realizar exames médicos periódicos. Uma pessoa que cuida do seu corpo e da sua mente tem uma melhor autoestima e está mais segura de si mesma.

Educar os seus filhos durante a adolescência é primordial para que apliquem seus ensinamentos na idade adulta. É nessa época que estabelecem as bases e os princípios que seguirão durante toda sua vida. 

Esforce-se ao máximo para manter uma comunicação fluída com seus filhos para poder acompanhá-los nesse caminho.