8 ideias para estimular crianças superdotadas

12 Novembro, 2018
Manter um filho talentoso concentrado e motivado com atividades que estimulem sua criatividade e inteligência é um desafio. Por isso, nós iremos te contar como fazer isso neste artigo.

Neste artigo, deixamos à sua disposição algumas ideias para estimular crianças superdotadas.

Os pais de crianças superdotadas temem que seus filhos, às vezes, não tenham acesso a oportunidades de aprendizagem adequadas ao seu nível cognitivo. 

O desejo de manter a criança estimulada para que desenvolva seu potencial é o primeiro passo. Assim, você só precisa encontrar as atividades que divertem, entretêm e estimulam a criança.

Aliás, você nunca deve esquecer que a chave para criar crianças superdotadas é o respeito por sua singularidade, suas opiniões e suas ideias. Da mesma forma, os pais devem apoiá-las, bem como ser receptivos e flexíveis.

8 ideias para estimular crianças superdotadas

Aqui estão algumas ideias que você deve ter em mente ao estimular crianças superdotadas:

1. Incentive suas paixões

O primeiro conselho é que você deve respeitar seus interesses e paixões. Isto é, tenha em mente que as crianças superdotadas precisam ter voz no que estão aprendendo.

Portanto, quando a criança aprender algo sobre um assunto pelo qual é apaixonada, é muito positivo que ela possa compartilhar com você mais tarde. Este comportamento atrairá seu lado criativo e reforçará o aprendizado.

Se, como mãe, você não respeitar os interesses da criança, talvez você acabe desestimulando sua paixão em vez de motivá-la.

2. Estabeleça objetivos

Os objetivos não devem estar somente relacionados com paixões e desejos para serem significativos, mas também devem ser simples e mensuráveis, para que as crianças possam apreciar suas conquistas.

Posto que definir seus próprios objetivos as ajudará a ter motivação para atingir novas metas.

estimular crianças superdotadas

3. Exercite seu perfeccionismo

O perfeccionismo é uma das características que define as crianças superdotadas.

Isso faz com que elas definam metas que são impossíveis de serem alcançadas e que nunca estejam satisfeitas com suas conquistas.

Você não só deve mostrar ao seu filho que você o aceita como ele é, mas também manter suas expectativas realistas e elogiá-lo quando ele assumir riscos.

Dessa maneira, recomendamos que você compartilhe com a criança superdotada alguns momentos de sua vida em que cometeu algum erro que se transformou em uma oportunidade de aprendizagem.

4. Faça atividades culturais

Ir a museus, aquários, peças de teatro ou shows ajudará as crianças superdotadas a ampliarem seus conhecimentos sobre algumas áreas de interesse. Além disso, servirá para despertar a curiosidade e a emoção.

“Um homem sábio criará mais oportunidades do que aquelas que encontra”

–Francis Bacon–

5. Ajude a criança superdotada a desenvolver e praticar suas habilidades sociais

Algumas crianças superdotadas têm dificuldade para se relacionar com crianças da mesma idade.

Isso é resultado, principalmente, de seu vocabulário avançado e diversidade de interesses.

Portanto, recomendamos que as mães conversem com o professor e outros pais de crianças com esse dom para ajudar a promover a amizade entre elas.

Sem dúvida, essa conexão proporcionará uma oportunidade para que elas se relacionem e pratiquem suas habilidades sociais.

6. Aprender idiomas

Para crianças superdotadas, aprender uma nova língua é realmente estimulante, posto que representa um desafio constante.

Da mesma forma, essa atividade aumenta a atividade neuronal no cérebro e, como consequência, tem um impacto positivo em outras áreas da educação da criança.

7. Yoga

O excesso de atividade intelectual pode fazer com que a criança negligencie sua saúde física. Você deve ter em mente que as crianças superdotadas também são propensas ao estresse.

Por essa razão, é importante ensinar a elas maneiras de relaxar, como praticar yoga.

Uma aula de yoga é ideal para estimular crianças muito inteligentes, já que a prática da respiração profunda promove o relaxamento e permite que a criança purifique a mente.

estimular crianças superdotadas

8. Proporcione espaço para que ela cresça

Essas crianças podem perder a motivação se permanecem em uma situação em que não estão aprendendo nada.

Como consequência, o tédio tomará conta delas e tentarão encontrar qualquer coisa para se manterem entretidas.

No entanto, se você proporcionar a elas espaço para crescer e fazer com que elas tenham a capacidade de mudar de atividade depois de conquistarem o básico, é mais provável que permaneçam envolvidas.

Se a criança está entediada e reage com raiva, você não deve levar para o lado pessoal.

Recomendamos que você se concentre em mudar a dinâmica para criar um espaço adequado para crescer.

Em suma, se você quiser estimular crianças superdotadas, basta seguir as dicas anteriores. Com certeza elas trarão resultados excelentes!

  • Barragán, M. C. (2009). Identificación del alumnado con altas capacidades intelectuales. Revista Digital Innovación y Experiencias Educativas25, 1-15.
  • Gálvez, J. M. (2000). Alumnos precoces, superdotados y de altas capacidades. Ministerio de Educación.
  • Manzano, E. S. (1990). Estrategias educativas en la formación de los niños superdotados. Revista complutense de educación, 1(3), 487. https://skat.ihmc.us/rid=1QVG36JZ7-19W327R-2QZ3/Los%20profes%20deben.PDF
  • Sánchez, C. (2006). Principales modelos de superdotación y talentos. Universidad de Murcia, Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, España.
  • Sastre-Riba, S. (2008). Niños con altas capacidades y su funcionamiento cognitivo diferencial. Rev Neurol, 41(Supl 1), S11-6. http://www.carei.es/archivos_materiales/AACC.pdf
  • Tourón, J. & Reyero, M. (2001). La identificación de alumnos de alta capacidad. Bordón, 54 (2), 311-338.