Como preparar a família para a chegada do bebê?

· 19 de outubro de 2017

A chegada de um novo bebê traz alegrias e desafios para a família. Geralmente os pais se sentem muito entusiasmados e nervosos com a reação dos seus filhos em razão da chegada de um recém-nascido ao lar. Surgem todo o tipo de perguntas: como devemos dizer aos nossos filhos que vão ter um irmãozinho? Terão ciúmes do novo bebê? O que podemos fazer para que eles aceitem a situação?

Crianças de diferentes idades reagem de maneiras distintas ao ouvir a notícia da chegada de um novo bebê. Aparentemente cada idade corresponde a um padrão de comportamento. Por isso o melhor é saber qual reação esperar de cada grupo de idades, e dessa forma você poderá administrar as mudanças na sua família com tranquilidade.

Como preparar os filhos para a chegada do bebê segundo sua idade

Crianças de 1 a 2 anos

Não exija muito entendimento, as crianças dessa idade não entenderão muito o que significa ter um novo irmão. Permita que seu filho escute alguém falar sobre o novo bebê. Possivelmente não entenderá o motivo de tanto entcontinuausiasmo, mas se contagiará com sua atitude e também se emocionará.

Você deve ter em mente que provavelmente não poderá satisfazer as necessidades de ambos ou vários filhos ao mesmo tempo. Se você se sente sobrecarregada, procure apoio e mais um par de braços dos seus familiares ou amigos. Quando o novo bebê chegar, não se esqueça do seu filho mais velho; você pode demonstrar carinho para convencê-lo de que continua sendo amado.

irmão mais velho com ciumes do novo bebê

Crianças de 2 a 4 anos

Geralmente nessa idade seu filho está muito apegado à você e não sabe muito bem como compartilhar com os outros membros da família. Seu filho também pode ser muito sensível às mudanças e pode se sentir ameaçado pela ideia de um novo integrante da família. Espere um tempo antes de comentar com o seu filho em idade pré-escolar sobre o bebê.

Fale com seu filho quando já tiver comprando os móveis, roupa de bebê ou se ele começar a perguntar sobre o motivo da barriga crescer tanto. Os livros ilustrados para crianças em idade pré-escolar podem ser muito úteis. Tente a todo custo falar com seu filho antes que ele saiba sobre o novo integrante da família por meio de outra pessoa.

Um bom conselho é que você deve ser sempre honesta e explicar que o bebê será lindo e meigo, mas que também chorará e exigirá uma grande parte do seu tempo e atenção. Diga também ao seu filho mais velho que ele só poderá brincar com o bebê depois de um tempo.

Sempre que puder dedique um tempo especial para o primogênito. Quando vocês estiverem aproveitando esse tempo podem ler, brincar, escutar música ou simplesmente conversar.

Deixe o seu filho informado sobre os planos para a chegada do novo bebê

Isso o deixará menos ciumento. Permita que lhe acompanhe nas compras dos artigos para bebê. Programe mudanças importantes na rotina do seu filho. Se você puder termine com o treinamento para o banho ou para a mudança do berço para a cama antes da chegada do bebê.

Se isso não for possível, postergue até depois de que o bebê tenha chegado ao lar. Do contrário, a criança pode se sentir sobrecarregada ao tentar aprender coisas novas, além de todas as mudanças que o recém-nascido gera na casa.

É importante que você saiba que o seu filho pode ter um pequeno retrocesso, por exemplo, é possível que mesmo que já tenha deixado as fraudas, de repente comece a ter acidentes na sua roupa ou queria voltar a tomar mamadeira. Isso é normal, e é a maneira que ele tem de se assegurar de que você ainda sente amor e atenção por ele.

Reserve um tempo especial para o seu filho mais velho cada vez que puder. Quando vocês estiverem juntos, aproveite esse tempo para ler, brincar, escutar música ou simplesmente conversar… Demonstre que o ama e que quer fazer as coisas com ele.

Crianças de 5 anos ou em idade escolar

As crianças maiores de 5 anos geralmente não se sentem tão ameaçadas pela chegada de um novo bebê como acontece com as crianças mais novas. No entanto podem sentir ciúmes da atenção que o recém-nascido recebe.

Se isso acontece, diga o que está acontecendo numa linguagem que ele possa entender. Explique o que significa ter um novo bebê e as mudanças que isso traz, tanto as boas como as que nem são tão boas assim.

irmão mais velho segurando a mão do novo irmãozinho

Se for possível permita que o seu filho mais velho vá ao hospital pouco depois do bebê nascer, para que se sinta parte integrante da família em crescimento. Apresente o seu novo irmão e fale sobre a responsabilidade que ele tem por ser o mais velho, faça-o se sentir grande.

Não se esqueça das necessidades e atividades do seu filho mais velho. Deixe-o ficar sabendo o quanto você o ama. Faça um esforço para passar algum tempo a sós com ele todos os dias e aproveite esse momento como uma oportunidade para lembrá-lo o quão especial ele é para você.