9 alimentos para combater os resfriados

24 de fevereiro de 2019
Para combater os resfriados, você sempre pode optar por remédios naturais. De fato, alguns alimentos permitem combater os resfriados e fortalecer o sistema imunológico naturalmente. Descubra quais são a seguir.

Ninguém está imune ao frio nem às mudanças de temperatura que acompanham os meses de verão. No entanto, existem outras medidas úteis para tratar os possíveis sintomas do resfriado comum. Por isso, este artigo coloca à sua disposição uma lista de nove alimentos para combater os resfriados.

Embora seja verdade que algumas pessoas não sabem como curar os resfriados, é preciso ter em mente que existem algumas medidas para combatê-los. Algumas delas podem ser remédios caseiros ou medicamentos que você pode encontrar nas farmácias.

Mas até mesmo alguns alimentos também podem ajudar a combater os resfriados, bem como a evitá-los. Tenha em mente que alguns hábitos ajudam o corpo a se defender e fortalecer o sistema imunológico.

9 alimentos para combater os resfriados

Os alimentos a seguir são ideais para combater os resfriados. Temos certeza de que você vai se surpreender com a sua eficácia!

1. Peixe

O primeiro dos alimentos para combater os resfriados é o peixe. Ele é uma excelente fonte de vitamina D e ácidos graxos ômega 3.

Além disso, os peixes gordurosos ajudam a reduzir a inflamação, que pode impedir que o sistema imunológico se proteja de bactérias e vírus. Você pode também cozinhá-los com limão para obter uma dose extra de vitamina C contra as infecções.

2. Hortelã

O óleo essencial de hortelã foi um estimulante aromático valioso durante séculos. Recomendamos adicionar algumas gotas desse óleo a um recipiente com água quente e inalar os vapores, pois isso ajuda a descongestionar o nariz e os brônquios.

 Alimentos ideais para combater os resfriados

3. Alho

O alho é um alimento milagroso para combater a gripe e os resfriados. Além disso, também fortalece o sistema imunológico, pois promove a produção de glóbulos brancos. Tenha em mente que ele também é antibacteriano e antiviral.

Por outro lado, pode ser combinado com outros alimentos, como a cebola, por exemplo, ou pode ser tomado com água como se fosse um medicamento. Se você não gostar do sabor, há a opção de consumir cápsulas disponíveis nas farmácias.

4. Gengibre

Usado na medicina oriental tradicional, o gengibre é recomendado por suas propriedades antitussígenas naturais.

Um chá feito com esse rizoma ajuda a desbloquear os brônquios e a neutralizar o desconforto respiratório. Além disso, o gengibre é um alimento eficaz, não só para combater a febre devido à gripe, mas também para a náusea.

5. Cogumelos

Na medicina tradicional chinesa, os cogumelos são usados frequentemente para combater resfriados e outros tipos comuns de infecções virais. Os cogumelos aumentam a produção de citocinas, o que, por sua vez, ajuda a combater infecções. Além disso, contêm polissacarídeos que fortalecem o sistema imunológico.

Além disso, os cogumelos também são conhecidos por suas fortes propriedades antivirais e antibacterianas, e contêm muitos nutrientes essenciais.

Adicionar algumas gotas de óleo de hortelã a um recipiente com água quente e inalar os vapores ajuda a descongestionar o nariz e os brônquios.

6. Mel

O mel tem muitas virtudes para lutar contra as inclemências do inverno. Além de suas propriedades antioxidantes, esse alimento alivia a dor de garganta.

É considerado um agente de desinfecção para o sistema respiratório, além de ajudar a tonificar a circulação sanguínea. Você pode usá-lo puro ou para adoçar o chá.

7. Canja de galinha

A canja de galinha é um método ancestral para aliviar os sintomas associados a resfriados e gripes, graças aos muitos ingredientes que a compõem: cebola, cenoura, alho e, é claro, o frango.

O frango é uma excelente fonte de composto de carnosina, um ingrediente que combate infecções virais como a gripe. Seu efeito interrompe a multiplicação e propagação celular. Além disso, a reconfortante canja de galinha também ajuda a diminuir a espessura do catarro para eliminar a congestão nasal e aliviar a dor de garganta.

Canja de galinha 

8. Laranjas

Sabe-se que as laranjas são cheias de vitamina C e podem ajudar a tratar diferentes tipos de infecções virais, incluindo os resfriados.

Certamente, essa vitamina é um poderoso antioxidante que ajuda a estimular o sistema imunológico. Também promove a produção de glóbulos brancos do sangue, que ajudam a combater os resfriados de forma eficaz.

9. Mirtilos

Um composto encontrado nos mirtilos, chamado quercetina, pode ajudar a reduzir a chance de pegar um resfriado. Além disso, os mirtilos contêm vários antioxidantes e nutrientes que ajudam a combater doenças. De fato, um deles é a vitamina C, que estimula o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater infecções.

Em suma, lembre-se de que o ideal é incluir na dieta das crianças esses alimentos para combater os resfriados. Dessa forma, você vai dar ao seu corpo as melhores defesas para as mudanças bruscas de temperatura.

  • Cannell, J. J., Vieth, R., Umhau, J. C., Holick, M. F., Grant, W. B., Madronich, S., … Giovannucci, E. (2006). Epidemic influenza and vitamin D. Epidemiology and Infection. https://doi.org/10.1017/S0950268806007175
  • Hemilä, H., & Chalker, E. (2013). Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD000980.pub4