9 plantas e chás que favorecem a fertilidade

7 de julho de 2019
É possível melhorar a fertilidade com plantas. Aprenda neste artigo quais são as mais eficazes.

Além de todos os benefícios medicinais das plantas e chás, muitas delas também ajudam a melhorar a fertilidade.

Juntamente com uma alimentação saudável, exercícios frequentes e sono de boa qualidade, as ervas também podem melhorar a capacidade de conceber. Certos elementos botânicos influenciam o equilíbrio hormonal e aumentam as chances de se conseguir uma gravidez.

“A melhor idade reprodutiva de uma mulher ocorre por volta dos 20 anos. A fertilidade diminui gradualmente após os 30 anos, especialmente após os 35 anos. A cada mês que tentar, uma mulher saudável e fértil de 30 anos de idade tem 20% de chance de engravidar.”

– American Society for Reproductive Medicine –

Algumas das ervas que você verá a seguir são melhores para homens ou para mulheres. Cada uma está voltada para uma causa diferente de infertilidade e, depois de identificá-la, você poderá escolher qual planta é a mais indicada para você. Tome nota das propriedades dos elementos botânicos que podem te tornar mais fértil.

Plantas e chás para melhorar a fertilidade das mulheres

1. Rubus idaeus, comumente conhecida como framboesa, é uma planta que ajuda a fortalecer os músculos uterinos. Além disso, também ajuda a aumentar significativamente os níveis de progesterona. A consequência desses dois fatos é a prevenção de abortos espontâneos e outras complicações na gravidez.

2. Trifolium pratense ou trevo vermelho. Essa planta tem quantidades abundantes de fitoestrógenos que podem ajudar as mulheres com desequilíbrios hormonais. Além disso, também é adequada para mulheres com obstruções nas trompas de Falópio e ciclos menstruais irregulares que impedem um controle preciso da fertilidade.

3. Urtica dioica ou urtiga. É benéfica para o organismo feminino porque fortalece as paredes uterinas e os rins. É um desintoxicante natural para o corpo que permite expelir substâncias nocivas que impeçam o processo de concepção. Coloque a planta em água fervente e deixe descansar durante a noite inteira com um pouco de mel.

Plantas e chás para melhorar a fertilidade das mulheres

4. Angelica sinensis ou ginseng. É uma das plantas e chás mais utilizados na medicina oriental. Ajuda as mulheres a regular o ciclo menstrual, a ovulação e a fortalecer os músculos frágeis do útero. Porém, a ingestão de chás dessa erva deve ser descontinuada no início do sangramento menstrual.

Plantas e chás para melhorar a fertilidade dos homens

5. Turnera diffusa ou damiana. Essa planta é ideal para aumentar o desejo sexual dos homens, embora as mulheres também possam consumi-la. Seus componentes essenciais ajudam a recuperar a saúde sexual e a remediar a ejaculação precoce e a disfunção erétil. Sem dúvida, duas condições que dificultam bastante o processo de concepção.

6. Tribulus terrestris ou abrolhos. É uma planta que fortalece o sistema reprodutivo dos homens. Melhora a contagem e a qualidade dos espermatozoides e é eficaz na prevenção e no tratamento da disfunção erétil. Embora possa ser consumida sob a forma de chá ou infusão, também está disponível em forma de cápsula.

7. Schisandra chinensis ou cinco-sabores. É outra das ervas frequentemente usadas na medicina chinesa. Assim como o abrolhos, aumenta a produção de espermatozoides. Além disso, também promove a saúde dos testículos e dos rins. Pode ser consumida crua, desidratada, cozida ou na forma de chá.

8. Pausinystalia yohimbe. Comumente, essa planta é conhecida como yohimbe e é considerada um afrodisíaco natural. Um dos principais benefícios que proporciona é a restauração da circulação sanguínea nos órgãos reprodutivos. Além disso, também é usada no tratamento da disfunção erétil e aumenta o desejo sexual.

Para homens e mulheres

9. Alcaçuz. É uma planta que permite a desintoxicação e a reparação das células do fígado e do sistema endócrino completo. Também atua positivamente no sistema imunológico e ajuda a regular o equilíbrio dos hormônios. Como se fosse pouco, também serve para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a qualidade do revestimento do assoalho uterino.

Chás para a fertilidade para homens e mulheres

Tenha em mente que essas plantas e chás agem de maneiras diferentes em cada organismo. Por isso, se você tiver algum sintoma adverso que venha a incomodar, consulte o seu médico para descartar qualquer tipo de reação alérgica.

Tire proveito de todos os benefícios que as ervas podem oferecer e abrace a possibilidade de aumentar a sua fertilidade com plantas medicinais.