Como aumentar as defesas?

12 de abril de 2019
Quando se trata de cuidar de nós mesmas e de manter a nossa saúde, é muito importante que o corpo tenha as defesas adequadas. Uma boa alimentação e hábitos saudáveis vão contribuir decisivamente para o estilo de vida que promoverá o nosso sistema imunológico.

As estratégias para um organismo forte são diversas. A alimentação, sem dúvida, é uma chave para ficarmos bem, assim como o estilo de vida e as horas de descanso. A seguir, vamos ver uma série de dicas que devemos ter em mente quando se trata de cuidar de nós mesmos e aumentar as defesas.

Falar de uma alimentação que promova e estimule o sistema imunológico não se refere a uma dieta para emagrecer. No entanto, reduzir gorduras, açúcares e todos os tipos de alimentos industrializados nunca é demais.

Nesse sentido, tudo é relativo e nenhum excesso é bom se não for regulado e controlado de acordo com as necessidades específicas de cada organismo.

Qual é a função do sistema imunológico?

Resumidamente, o sistema imunológico protege o corpo de patógenos externos. A maneira pela qual ele opera é através das células, mais especificamente as do grupo ‘branco’: os leucócitos. Por sua vez, esses elementos são subdivididos em linfócitos polimórficos e mononucleares.

A importância desse grupo de células é tão grande que, com apenas um pequeno déficit em algum dos linfócitos, o corpo fica vulnerável. Certamente, a vulnerabilidade será maior em crianças pequenas ou idosos, e é por isso que os exames de rotina são tão necessários.

Função do sistema imunológico

Alimentação para aumentar as defesas

O aumento das defesas por meio da alimentação é fundamental. É a partir do que é ingerido que o equilíbrio adequado para o organismo é alcançado. Dessa forma, as calorias fornecem ao corpo energia suficiente para produzir anticorpos sem se debilitar.

Tudo isso não quer dizer que seja necessário engordar para ser saudável. As oleaginosas e os cereais naturais, como por exemplo a aveia – o menos processada possível – fornecem um estoque calórico excelente e mantêm o corpo no peso certo.

Dependendo da quantidade de atividade física que será feita, cada pessoa pode optar por um conteúdo energético adequado para si.

Para aumentar as defesas através dos alimentos, a lista a seguir será muito útil para você. De fato, nela, estão detalhados os micronutrientes necessários para um bom funcionamento do sistema imunológico:

  • Ômega 3: atum, sardinha, linhaça e salmão.
  • Probióticos: kefir, alguns queijos, iogurte.
  • Vitamina E: amêndoas, amendoim, sementes de girassol e avelãs.
  • Vitamina C: frutas cítricas, mas também morangos ou abacaxi.
  • Selênio: presente no trigo, nas sementes de girassol, no frango e no arroz.
  • Zinco: abundante no frango e no peixe, nas oleaginosas, nas ostras e nos grãos integrais.

O poder medicinal das ervas

Além disso, é interessante que estejam presentes na alimentação uma série de especiarias ou ervas, ideais para aumentar as defesas:

  • Canela
  • Gengibre
  • Chá verde
  • Cravo
  • Cúrcuma
  • Pimenta caiena
  • Ginseng

Em casos especiais de resfriados ou da presença de vírus, o mel é considerado o antibiótico natural por excelência. Porém, mesmo sem estar doente, uma colherada diária manterá um bom nível de defesas no organismo.

Os sucos

Os sucos são uma excelente maneira de manter o corpo hidratado e aumentar as defesas. O  típico suco de laranja pode ser alternado com o de cenoura, e até mesmo combinado com ele.

Além disso, algumas receitas descongestionantes e antibióticas podem ser preparadas como infusões hiper energizantes.

  • Mel, limão, tangerina e gengibre: esse super suco pode ser consumido duas ou três vezes por semana para aumentar as defesas de uma forma realmente eficiente.
  • Alho, brócolis, cebola e laranja: sem dúvida, esse é um remédio natural incrível que vai restaurar as suas defesas em poucos dias.
Aumentar as defesas

Aumentar as defesas: estratégia combinada

Essa série de dicas combinam tudo o que é necessário para aumentar as defesas em pouco tempo. Certamente, o truque é manter hábitos saudáveis, mesmo quando as defesas já tiverem aumentado:

  • Dormir pelo menos 8 horas por dia
  • Relaxar e evitar situações de estresse
  • Tomar sol durante pelo menos cinco minutos por dia pela manhã, a fim de evitar o frio e obter vitamina D
  • Evitar alimentos pouco saudáveis. Optar por aqueles que tenham teores reduzidos de gorduras, açúcares e conservantes não naturais
  • Beber dois litros de água por dia
  • Manter uma rotina semanal de exercícios

Ter um estilo de vida saudável não é algo impossível de ser alcançado. Nesse sentido, uma dieta balanceada, exercícios e um descanso sensato, que nos livre do estresse, são o remédio mais eficaz para aumentar as defesas.