A astenia primaveril em crianças

29 Maio, 2018
Os efeitos mais comuns da astenia primaveril são a fadiga, as alterações de humor, a sonolência e a perda do apetite. Aprenda a prevenir e a tratar todos esses sintomas.

A astenia primaveril em crianças é um distúrbio temporário relacionado à mudança de horário e ao aumento da temperatura, que coincide com a chegada da primavera. Isto acontece pois o corpo da criança precisa se adaptar ao novo clima, o que provoca um enfraquecimento.

A astenia primaveril caracteriza-se por ser um conjunto de sintomas relacionados à fadiga que afetam grande número de pessoas durante a temporada de alegria, cores e flores.

Você deve ter em mente que a astenia primaveril em crianças desaparece sozinha em uma ou duas semanas, dependendo de cada pessoa. A verdade é que não há um tratamento específico para diminuir os sintomas, embora seus efeitos possam ser minimizados pela aceleração do processo de adaptação do organismo.

Quais são os sintomas da astenia primaveril?

Pode ser que a astenia primaveril em crianças não afete a todos da mesma maneira. Normalmente, ela produz sinais claros na criança, ainda que em alguns casos não cause sintoma nenhum.

o aumento da temperatura na primavera causa a astenia

Os seguintes sintomas são evidência da astenia primaveril em crianças:

  • Falta de energia e sensação de fadiga geral.
  • Mudanças de humor, sem motivo aparente.
  • Irritabilidade
  • Perda do apetite.
  • Dificuldade para dormir.

Tenha em mente que os sintomas geralmente duram alguns dias até que o corpo retorne ao seu ritmo.

Caso se prolongue por mais tempo e apareçam outros sintomas, tais como: espirros, vermelhidão do nariz e dos olhos, febre baixa ou diarreia, deixará de ser um processo de astenia. Pode ser o princípio de uma doença que exigirá uma consulta médica para se livrar das dúvidas.

Como prevenir e tratar a astenia primaveril em crianças?

A melhor maneira de tratar a astenia primaveril em crianças é fazer com que sigam um estilo de vida saudável e equilibrado. Aqui estão algumas dicas para que a astenia desapareça o mais rápido possível:

1. Contato com o sol

Deixe seu filho aproveitar as horas de maior exposição ao sol para fazer atividades ao ar livre. Isso lhe ajudará a se adaptar o mais rápido possível à mudança. Lembre-se de que é necessário aplicar protetor solar antes de sair, pois a criança vai se expor ao sol por mais tempo.

2. Praticar exercício físico e atividades extracurriculares

Mesmo que seu filho se sinta cansado, recomendamos que dedique um mínimo de 30 minutos diários de exercício para favorecer a produção de endorfinas no cérebro e melhorar o humor. Isso irá ajudá-lo a relaxar e, como resultado, ele dormirá melhor à noite.

3. Dormir as horas necessárias e descansar adequadamente

Outro ponto importante para combater a astenia primaveril em crianças é deixá-la dormir o tempo que seu corpo normalmente precisa, para que seu organismo recupere o equilíbrio.

Estudos mostram que as crianças devem dormir entre 9 e 10 horas por dia até os 18 anos de idade.

“O sono é um bom colchão para o cansaço”

—Juan Rulfo—

4. Beber muita água e outros líquidos

É importante que a criança tenha uma boa e correta hidratação, por isso você pode recorrer aos sucos, que também fornecerão uma ingestão extra de vitaminas.

deve-se preparar alimentos energéticos

5. Cuidar da alimentação

Uma boa maneira de evitar que seu filho se sinta tão cansado é preparar refeições com alimentos que forneçam energia, como nozes, legumes, bananas e outros alimentos que contenham fibras e ferro.

Para o jantar, recomendamos que você prepare refeições leves, pelo menos duas horas antes de dormir, para que a digestão não seja um empecilho para descansar confortavelmente.

6. Aumentar a ingestão de ômega-3

Aconselha-se a ingestão de alimentos ricos em ômega-3, uma vitamina encontrada em peixes como salmão e truta. Ao mesmo tempo, é aconselhável reduzir o consumo de gorduras saturadas, frituras e outros alimentos que não trazem benefícios para a criança, como bolos e outros doces.

7. Manter uma dieta equilibrada

O ideal é que a criança coma 5 vezes ao dia e desfrute de uma dieta completa e variada, incluindo muitas frutas e vegetais, especialmente alimentos ricos em antioxidantes, como tomates, laranjas, etc. Nessa linha, você deve evitar oferecer pratos que contenham alimentos gordurosos e artificiais.

Para finalizar, não se esqueça de que para combater a astenia primaveril em crianças o principal é que, além de seguir os conselhos acima, você ofereça muito amor e atenção, pois as demonstrações de afeto têm um poder curativo sobre todas as dores da vida.