A maioria dos bebês nasce no mesmo horário?

· 29 de março de 2019
A resposta a esta pergunta depende em grande medida do tipo de parto ao qual a gestante for submetida. A seguir, descubra algumas estatísticas e fatos interessantes sobre esse assunto.

Acredita-se que a maioria dos bebês nascem no mesmo horário, entre às 06h e às 10h da manhã. No entanto, podem ocorrer variações devido ao tipo de parto ao qual a gestante for submetida ou a outros aspectos externos e internos.

Este é um assunto em discussão e que pode criar confusão. Por isso, descubra se há alguma preferência por um certo horário e por quê.

O que determina se os bebês nascem no mesmo horário?

Acredita-se que os bebês nasçam no mesmo horário devido ao tipo de parto escolhido. Antigamente, os nascimentos não contavam com nenhum tipo de intervenção médica, de modo que a maior parte dos nascimentos acontecia durante a noite.

Alguns cientistas acreditam que isso ocorria devido ao fato de que era no horário de descanso noturno que haveria pessoas para socorrer ou ajudar a parturiente.

No entanto, entre os fatores que determinam um horário de pico de nascimentos, estão:

Partos por cesariana

A grande maioria dos nascimentos atualmente é, em geral, planejada. Eles são realizados em função da saúde da mãe e do bebê.

No que diz respeito aos partos por cesariana, eles são realizados entre às 06h e às 10h da manhã, com um pico de nascimento às 8h da manhã. Quanto aos dias da semana, a média aumenta de segunda a sexta-feira.

Partos por cesariana

Isso ocorre porque é obedecida uma rotina de trabalho e uma projeção de tempo que impedem que o parto caia nos finais de semana ou feriados. É menos provável que eles ocorram à noite, a menos que seja por uma complicação.

Partos induzidos

Os partos induzidos têm outro horário de pico no qual os bebês nascem no mesmo horário. É registrado entre às 13h e às 19h, uma vez que a maioria se submete a medicamentos ou técnicas de indução nas primeiras horas da manhã.

Essas ações favorecem as contrações ao longo do dia para que o trabalho de parto termine durante a tarde.

Partos espontâneos

Os partos espontâneos não são tão frequentes e não têm um horário de pico específico. Por isso, não é possível dizer se os bebês nascem no mesmo horário. No entanto, os médicos apontam para um aumento na atividade de parto durante a noite.

Acredita-se que a atividade da melatonina – hormônio que é produzido na ausência de luz – ative hormônios como a ocitocina, que desencadeia o trabalho de parto.

Dessa forma, é possível notar nascimentos às 04h da manhã. Se houver alguma complicação ou desaceleração do processo devido a vários fatores, existe uma probabilidade maior de que o parto ocorra na manhã seguinte.

Nesse tipo de parto também não há picos em relação aos dias da semana, embora alguns estudos indiquem que aconteceriam às terças-feiras. No entanto, ainda não há nada comprovado.

Fatos interessantes sobre os horários de nascimento

Fica claro que não há uma determinação exata quanto aos bebês nascerem no mesmo horário, embora cada tipo de parto tenha um horário de pico de nascimentos.

No entanto, com o passar do tempo, a experiência de parteiras e centros de atendimento para gestantes tornou possível estabelecer dados que são interessantes. Entre eles, estima-se que 30% dos partos ocorram nos meses de julho, setembro e outubro.

60% dos partos ocorrem durante o dia; isto é, entre às 06h e às 18h. Além disso, é interessante notar que, nos meses de novembro e dezembro, o número de partos é consideravelmente reduzido. O dia da semana que registra o menor número de nascimentos é o domingo.

  • Fernández, I. O. (2009). Lactancia después de la cesárea. Psiquiatra Infanto-Juvenil Hospital de Puerta de Hierro Majadahonda, Madrid
  • Golembiewski Mendes, M., Helena Marin, A., da Silva Pereira, C., & Centenaro Levandowski, D. (2015). ¡Llegó la hora! Expectativas y experiencias de parto de adolescentes embarazadas. Revista de Psicología
  • OMS, & UNICEF. (2015). Todos los recién nacidosTodas las mujeres todos los niños