Abremente, os livros-jogos de maior sucesso

12 Abril, 2020
Uma nova maneira de ler, brincar e aprender, tudo isso em forma de leque!
 

Estimular a criatividade, a curiosidade e a imaginação das crianças é essencial para um bom crescimento e desenvolvimento. Uma das melhores ferramentas para fazer isso é usar livros infantis, porque neles as crianças poderão curtir histórias fantásticas com as quais a mente delas vai viajar para dentro do livro, assim como a curiosidade de avançar pelas páginas.

Como já dissemos em outras ocasiões, existem vários tipos diferentes de livros dentro da literatura infantil. Dessa forma, todas as crianças têm a possibilidade de escolher os que mais gostarem ou mais chamarem a sua atenção.

No entanto, os livros-jogos sobre os quais vamos falar a seguir são uma ferramenta inovadora que se tornou muito popular entre o público infantil, sucesso refletido nas mais de 40 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

Abremente, um mundo infinito de diversão e aprendizado

O que começou como uma pequena coleção de seis livros, atualmente é uma das mais vendidas do mundo. Esses seis primeiros livros eram divididos em duas seções: Abremente Mini AbrementeNo Abremente Mini, podemos encontrar estes três tipos de livros:

Abremente, os livros-jogos de maior sucesso
 

  • Para 4 e 5 anos. Com 150 perguntas.
  • Para 5 e 6 anos, também com 150 perguntas.

Em Abremente, podemos encontrar os seguintes:

  • Para 6 e 7 anos, incluindo 250 perguntas.
  • 7 e 8 anos, com 300 perguntas.
  • 8 e 9 anos, 400 perguntas.
  • 9 e 10 anos também com 400.

O formato desses livros-jogos, antes mesmo de abri-los, já chamará a atenção e parecerá divertido para as crianças, pois não é comum ver livros em forma de leque. O jogo consiste em uma série de perguntas e respostas. Dessa forma, a criança precisa manter a atenção, a concentração e também a percepção, aspectos muito importantes durante a infância.

Cada um dos livros tem um estilo diferente de perguntas, portanto, nenhum é igual ao anterior. Respostas diferentes, respostas de verdadeiro ou falso, bem como respostas com imagens ou enigmas, são algumas das opções.

Outro aspecto que levou ao sucesso desse jogo é a diversidade de tópicos abordados: história, geografia, idiomas, esportes, língua ou matemática, entre muitos outros.

Uma coleção cada vez mais ampla

Esses seis livros-jogos sobre os quais falamos anteriormente foram tão bem recebidos pelo público infantil que a editora Catapulta decidiu expandir a sua coleção. Dessa forma, atualmente, também podemos encontrar Abrementes para crianças de 2 e 3 anos, bem como para crianças de 10 a 11 e de 11 a 12 anos.     

No entanto, o tamanho da coleção não para por aí, já que também foram incluídos livros-lousas para que os pequenos possam aprender formas, gráficos, letras maiúsculas e minúsculas ou os números, entre outras coisas.

 

Há também livros-desafios com centenas de jogos diferentes para treinar a menteaprender por meio de fatos curiosos e do conteúdo extra que eles contêm. Esses livros-desafios, assim como os livros-jogos, têm a forma de uma casquinha de sorvete, e cada idade é representada por um sorvete de uma cor diferente.

Abremente, os livros-jogos de maior sucesso

Outro tipo de livro que foi incluído na coleção é o Pocket. Eles são compostos por quatro livros, todos destinados a idades entre os seis e os nove anos. Seus temas são os seguintes:

  • Intruso: descubra o elemento que não tem relação com os outros do conjunto.
  • Quiz: perguntas e respostas por meio de imagens.
  • Quebra-cabeça: perguntas e respostas por meio de imagens, texto e enigmas.
  • Zoom: perguntas e respostas por meio de ilustrações.

Recursos que levaram ao sucesso de Abremente  

Sem dúvida, o formato! Além de serem muito mais fáceis de manusear de forma autônoma pelas crianças, eles também podem ser levados para qualquer lugar. Dessa forma, é um jogo que oferece muitas possibilidades em qualquer ocasião.

A ideia é brincar, mas de uma maneira inteligente, estimulando a mente e a curiosidade. Uma combinação maravilhosa para a diversão e a aprendizagem. Muito simples de usar e adequado para brincar individualmente ou em grupos, além de ser possível estipular um tempo máximo ou não.

 

Aspectos estimulados ao trabalhar com Abremente 

São múltiplos os benefícios desse tipo de livro. Juntamente com a estimulação da imaginação e da curiosidade, há outros aspectos que também são trabalhados com essa forma de aprendizagem: memória, alfabetização, raciocínio lógico, bem como o aprendizado de um novo vocabulário.

  • Vvaa.(2013). Abremente. Catapulta.