Como ajudar uma criança que está demorando para começar a falar

O que acontece quando uma criança demora demais para começar a falar? Como você pode ajudá-la? O que é preciso saber? Continue lendo e descubra!
Como ajudar uma criança que está demorando para começar a falar
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

“Mamãe”, “papai” ou “dá” geralmente são as primeiras palavras pronunciadas pelos bebês. De fato, a primeira vez que os pais as ouvem é um momento muito emocionante. Por outro lado, quando parece que uma criança está demorando demais para começar a falar, os pais podem ficar ansiosos e preocupados pensando se há algum problema. Então, como ajudar uma criança que está demorando para começar a falar?

Os pais podem, por exemplo, se lembrar de que o filho mais velho já estava muito mais avançado no desenvolvimento da linguagem quando tinha a mesma idade, talvez já falando frases com duas ou três palavras aos 2 anos, com facilidade. E, conforme o tempo vai passando, a apreensão pode se transformar em pânico.

Na maioria dos casos, no entanto, não é preciso se alarmar. Grande parte das crianças desenvolve a linguagem no seu próprio ritmo e há uma ampla faixa de normalidade.

Algumas crianças desenvolvem a linguagem em um ritmo mais rápido do que outras. Porém, se parecer que ela está demorando demais, então pode ser a hora de avaliar a fala e a linguagem da criança.

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Marcos da fala ou da linguagem

Muitos pequenos têm algum tipo de distúrbio comunicativo. Os meninos geralmente desenvolvem as habilidades linguísticas um pouco mais tarde do que as meninas, mas, em geral, as crianças podem ser rotuladas como “crianças que estão demorando para começar a falar” se falarem menos de 10 palavras entre os 18 e os 20 meses, ou menos de 50 palavras entre os 21 e os 30 meses.

A maioria dos especialistas afirma que, por volta dos 12 meses, as crianças devem falar palavras soltas e conseguir dizer “mamãe” “papai”. Também precisam ser capazes de entender e atender a pedidos simples, tais como “me dê o brinquedo” ou “jogue isso no lixo”.

A Academia Americana de Pediatria lista os seguintes marcos para os primeiros cinco anos:

  • Ao final do segundo ano, a criança precisa ser capaz de falar frases com duas a três palavras. Ela também deve ser capaz de seguir instruções simples e repetir as palavras ouvidas em uma conversa.
  • Ao final do terceiro ano, o seu filho deve ser capaz de seguir uma instrução com dois ou três passos, reconhecer e identificar praticamente todos os objetos e imagens comuns e compreender a maior parte do que é dito a ele. Ele também deve falar bem o suficiente para ser compreendido por pessoas de fora da família.
  • No final do quarto ano, o seu filho deve fazer perguntas abstratas (“por quê?”) e entender os conceitos de igual e diferente. Ele deve ter dominado as regras básicas da gramática por ouvi-las com frequência. Embora o seu filho deva falar claramente aos 4 anos, ele ainda pode pronunciar até metade dos sons básicos de forma incorreta. Isso não é motivo de preocupação.
  • Aos 5 anos, o seu filho deve ser capaz de recontar uma história com as suas próprias palavras e de usar mais de cinco palavras em uma frase.

Quando há um pequeno atraso na linguagem

Embora algumas crianças pareçam ficar um pouco para trás na linguagem falada (ou expressiva), a sua linguagem receptiva pode ser melhor, ou seja, elas podem aparentar entender muito do que está sendo dito.

Quando uma criança não usa muitas palavras, mas parece entender o que está dizendo e consegue seguir as instruções, há menos motivos para preocupação.

Por outro lado, se a criança estiver atrasada tanto na linguagem expressiva quanto na receptiva, a preocupação dos pais se torna notávelA linguagem receptiva é um precursor útil para diferenciar falantes tardios de crianças com atrasos no desenvolvimento.

Ajudar uma criança que está demorando para começar a falar

Se você está preocupado porque o seu filho está demorando para começar a falar, você precisará consultar o pediatra ou solicitar a avaliação de um fonoaudiólogo.

O fonoaudiólogo pode fazer testes, analisar as habilidades de fala da criança e aconselhar os pais sobre as diferentes maneiras de estimular o desenvolvimento da linguagem.

Quando há a suspeita de um problema de audição, as crianças que estão demorando para falar podem ser encaminhadas a um audiologista para um teste de audição.

ajudar uma criança que está demorando para começar a falar

Uma intervenção apropriada quando há uma demora para começar a falar

A intervenção adequada é essencial para as crianças que estão demorando para começar a falar. Os pequenos que demoram para começar a falar podem ter problemas persistentes relacionados à linguagem e desenvolver dificuldades de aprendizagem na escola.

A linguagem oral é a base de todas as áreas acadêmicas, incluindo a leitura, a escrita e a matemática. Quanto mais demorarmos para buscar e fornecer ajuda, mais frágil será a base sobre a qual o aprendizado futuro será construído.

Incentivar a fala normal

Para dar suporte ao desenvolvimento normal da fala e da linguagem no seu filho, confira as seguintes dicas:

  • Converse com o seu filho ao longo do dia, até mesmo ao trocar as fraldas ou durante as refeições. Chame a atenção dele e fale sobre o que você está fazendo.
  • Quando falar com o seu filho, fique um nível acima do dele. Por exemplo, se ele usar duas palavras, você deve usar três, mas não o confunda com frases muito complexas.
  • Os bebês parecem prestar mais atenção e imitar mais quando os pais falam com um tom de voz alto e firme, mas ao mesmo tempo carinhoso.
  • Cante para o seu filho e leia histórias para ele.

Se você tiver mais dúvidas, converse com o pediatra para perguntar sobre o desenvolvimento normal da fala em crianças, bem como para pedir um encaminhamento para um fonoaudiólogo, caso que uma avaliação do seu filho seja feita.


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