4 alimentos para combater a anemia infantil
A anemia infantil é uma patologia que condiciona negativamente o fornecimento de oxigênio aos tecidos através do sangue. É produzida por uma deficiência de ferro e gera uma situação de cansaço e fadiga crônica. No entanto, existem vários alimentos que ajudam a combater a anemia infantil quando introduzidos numa alimentação variada.
A primeira coisa que deve ficar claro é que é necessário garantir um suprimento ideal de nutrientes ao longo do dia. Caso contrário, a médio prazo, poderiam ocorrer ineficiências no funcionamento da fisiologia humana, que dariam origem a doenças crônicas.
Alimentos para combater a anemia infantil
A seguir, mostraremos quais são os principais alimentos que ajudam a combater a anemia infantil. Todos eles são caracterizados pela presença de ferro em quantidades significativas. Esse mineral será decisivo na solução do problema.
1. Leguminosas
As leguminosas possuem uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Claro, elas também possuem fibra, que é uma substância que pode atuar como um antinutriente e reduzir sua absorção. Por isso, será fundamental cozinhar as leguminosas durante várias horas em fogo baixo. Assim, as fibras amolecem e têm menos efeito.
Deve-se destacar que os nutricionistas aconselham a presença de leguminosas na dieta uma ou duas vezes por semana, pois fornecem muitos elementos benéficos para a saúde a médio prazo.
2. Fígado de vitela
As vísceras destacam-se pela sua densidade nutricional. De todas elas, uma menção especial deve ser feita ao fígado. Este alimento contém ferro da mais alta qualidade, elemento-chave para evitar situações de anemia. Isso é evidenciado por um estudo publicado na revista The Medical Clinics of North America . A contribuição ineficiente do nutriente é uma das causas mais frequentes da patologia.
Além disso, o fígado tem muito menos risco microbiológico do que outras vísceras frequentes, como os intestinos. Por seu lado, a aceitação pelas crianças também é maior. Além disso, pode ser incluído em diferentes preparações culinárias que camuflam as suas características organolépticas caso os pequenos não gostem muito deste alimento.
3. Espinafre
O espinafre possui ferro de origem vegetal em seu interior. A disponibilidade desse tipo de nutriente não é muito alta, embora seja significativamente aprimorada graças à vitamina C, também contida. Tomar os dois nutrientes juntos melhora a absorção de minerais, de acordo com pesquisa publicada no JAMA.
De fato, muitos suplementos de ferro são administrados com vitamina C para corrigir casos de anemia já desenvolvidos. Por esse motivo, esses produtos são frequentemente recomendados para atletas, que têm necessidades nutricionais aumentadas devido ao esforço e ao impacto.
4. Mexilhões
Alguns produtos do mar também podem ser introduzidos na dieta para combater a anemia. Especificamente, os moluscos se destacam pela presença de ferro em seu interior. Além disso, são fonte de minerais e proteínas, por isso ajudam a garantir um crescimento e desenvolvimento adequados.
É importante cozinhá-los corretamente e garantir que eles tenham passado por uma série de critérios de qualidade. Embora geralmente não haja problemas com esses alimentos, eles apresentam um risco microbiológico maior do que a maioria dos peixes.
Introduzir alimentos na dieta para combater a anemia
Como você viu, quando o objetivo é combater a anemia, deve-se incluir na dieta uma grande quantidade de alimentos com alta concentração de ferro. Se esse mineral for administrado com uma certa dose de vitamina C, melhor ainda. Assim, aumenta-se a disponibilidade de um nutriente que geralmente tem baixa taxa de absorção.
Lembre-se de que, ao planejar uma alimentação variada, a criança fica menos propensa a desenvolver patologias crônicas e complexas. Portanto, é necessário garantir o fornecimento regular de nutrientes essenciais. Se houver suspeita de deficiência, é possível procurar um nutricionista para avaliar a necessidade de complementar com um produto específico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- DeLoughery T. G. (2017). Iron Deficiency Anemia. The Medical clinics of North America, 101(2), 319–332. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2016.09.004
- Li, N., Zhao, G., Wu, W., Zhang, M., Liu, W., Chen, Q., & Wang, X. (2020). The Efficacy and Safety of Vitamin C for Iron Supplementation in Adult Patients With Iron Deficiency Anemia: A Randomized Clinical Trial. JAMA network open, 3(11), e2023644. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.23644