Por que as crianças devem comer leguminosas?

As leguminosas se destacam pelo aporte de fibras, fundamental para melhorar o funcionamento do trato digestivo e reduzir a prisão de ventre.
Por que as crianças devem comer leguminosas?

Última atualização: 09 Maio, 2021

É importante que as crianças se habituem a uma alimentação variada. Comer leguminosas é essencial para atingir a ingestão nutricional ideal. A maioria dos guias alimentares defende que as crianças devam comer leguminosas pelo menos 1 ou 2 vezes por semana. No entanto, a recomendação geralmente não é atendida.

Lembre-se de que as leguminosas são alimentos de difícil digestão. Para evitar essa sensação de peso no estômago ao ingeri-las, recomenda-se cozinhá-las bem. É bom que passem pelo menos algumas horas na panela em fogo baixo para que amoleçam adequadamente e gerem menos gases.

O que são as leguminosas?

As leguminosas são um grupo de alimentos de origem vegetal que se caracterizam por seu conteúdo proteico, superior ao de outros produtos de origem vegetal. Mais especificamente, a parte comestível é sempre a semente da planta em questão.

Elas se destacam por sua densidade nutricional e seu teor de fibras. No entanto, é importante observar que não podem ser ingeridas cruas, como regra geral, e que precisam de um processo de cozimento para que possam ser mastigadas de maneira adequada.

Criança comendo lentilhas porque as leguminosas são muito importantes.

Benefícios das leguminosas para as crianças

Vamos explicar os benefícios que esse grupo de alimentos é capaz de trazer para as crianças, assim como a posição da ciência sobre esse assunto.

Menor risco de constipação

De acordo com um estudo publicado na revista Alimentary Pharmacology & Therapeutics , a ingestão adequada de fibras está associada a um menor risco de prisão de ventre. A fibra favorece contrações peristálticas mais violentas, de modo que o bolo fecal desce de maneira ideal através do trato digestivo. Esse é um dos motivos pelos quais as crianças devem comer leguminosas, pois, devido ao seu teor de fibras, elas geram esse efeito.

Redução da incidência de câncer de cólon

Não é comum que crianças desenvolvam tumores. No entanto, os hábitos adquiridos na infância são facilmente mantidos ao longo da vida. Nesse sentido, o consumo regular de fibras tem sido associado a uma menor incidência de tumores do trato digestivo. É isso que mostra uma pesquisa publicada em International Journal of Food Sciences and Nutrition .

Melhoram a ingestão de proteínas

É claro que as proteínas da mais alta qualidade são as provenientes de alimentos de origem animal. No entanto, as leguminosas também possuem uma quantidade significativa desses nutrientes, o que contribui para atender às necessidades diárias. Recomenda-se que estejam frequentemente presentes na dieta alimentar para evitar problemas no desenvolvimento da massa magra.

Diminuição da prevalência de doenças infecciosas

Por outro lado, as leguminosas são capazes de fornecer muitos micronutrientes importantes para o organismo. Um deles é o zinco, elemento-chave na diferenciação das células da série branca, responsáveis pela função de defesa. Graças a esse elemento, é possível obter uma melhor proteção contra microrganismos como vírus e bactérias.

Microbiota mais funcional

Muitas vezes, quando nos referimos à fibra, estamos falando de sua parte insolúvel, que é responsável por aumentar o volume do bolo fecal. Mas existe uma outra parte da fibra, a parte solúvel, que conta com uma capacidade de fermentação dentro do tubo. Ela serve de substrato para as bactérias que compõem a microbiota, o que permite um crescimento eficiente dessas bactérias. A partir de então, ocorre uma digestão mais eficiente.

Menina comendo arroz e leguminosas.

Dicas para que seus filhos comam leguminosas

A introdução de leguminosas na dieta de uma criança nem sempre é fácil. Para facilitar, você pode começar por introduzi-las em purê, pois assim a sua textura e o seu sabor ficam disfarçados. Além disso, você obterá uma digestão mais fácil, o que gerará menos gases nos intestinos.

Depois que os pequenos se habituarem ao sabor dos alimentos, você pode começar a oferecê-los na forma de sopas, refogados ou ainda saladas. O lado positivo desses alimentos é que eles permitem uma grande versatilidade.

As crianças devem comer leguminosas porque são alimentos importantes

Como você viu, é importante incluir leguminosas na dieta regular dos pequenos. Esses alimentos são capazes de gerar uma série de benefícios à saúde quando aparecem com frequência na alimentação. É claro que também devemos garantir o consumo de proteínas de origem animal para evitar déficits nesses nutrientes. Prepare-os de diferentes maneiras para aproveitar toda a sua versatilidade.

Pode interessar a você...
3 receitas com chocolate
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
3 receitas com chocolate

É possível preparar um grande número de receitas com chocolate, sendo que ele é um dos ingredientes favoritos de milhões de pessoas no mundo todo.



  • Christodoulides S, Dimidi E, Fragkos KC, Farmer AD, Whelan K, Scott SM. Systematic review with meta-analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther. 2016 Jul;44(2):103-16. doi: 10.1111/apt.13662. Epub 2016 May 12. PMID: 27170558.
  • Gianfredi V, Salvatori T, Villarini M, Moretti M, Nucci D, Realdon S. Is dietary fibre truly protective against colon cancer? A systematic review and meta-analysis. Int J Food Sci Nutr. 2018 Dec;69(8):904-915. doi: 10.1080/09637486.2018.1446917. Epub 2018 Mar 8. PMID: 29516760.