6 alimentos perigosos se você está grávida e come fora de casa

O que você come na gravidez pode afetar a saúde do feto. Por isso, é preciso ter cautela com a forma de preparo de alguns alimentos.
6 alimentos perigosos se você está grávida e come fora de casa

Última atualização: 08 fevereiro, 2022

Durante a gravidez, devem ser tomados uma série de cuidados dietéticos, a fim de preservar o desenvolvimento do feto. Caso contrário, podem ocorrer alterações capazes de desencadear um aborto espontâneo. Para evitar isso, vamos dizer quais são os alimentos perigosos que você deve evitar se costuma comer fora de casa.

Tenha sempre em mente que ir a um restaurante reduz o controle sobre os métodos de seleção e preparação das refeições. O normal é que certas normas sejam cumpridas e que sejam realizados controles de qualidade periódicos. No entanto, em algumas ocasiões, tudo isso pode falhar. Portanto, uma boa escolha do menu ajudará a minimizar os riscos.

Alimentos perigosos que você deve evitar comer fora de casa

A seguir, mostraremos os alimentos mais perigosos para consumir fora de casa durante a gravidez. É melhor evitá-los a todo custo, pois podem levar a consequências desagradáveis.

1. Queijo fresco

Alguns dos queijos que podem ser consumidos durante a gravidez.

Laticínios produzidos com leite não pasteurizado representam um alto risco durante a gravidez. Eles podem conter a bactéria Listeria monocytogenes, que causa uma patologia verdadeiramente perigosa para o feto. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas nos Arquivos de Ginecologia e Obstetrícia.

No entanto, esse germe desaparece quando é aplicado um método de esterilização adequado, como a pasteurização.

2. Embutidos crus

Tanto o presunto quanto o salame podem causar problemas durante a gravidez. Isso se deve ao risco de transmissão do parasita que causa a toxoplasmose, uma infecção potencialmente grave para o bebê.

Algumas mulheres sofreram com essa patologia em algum momento de suas vidas, razão pela qual geraram anticorpos contra o microrganismo. Contudo, em caso de dúvida, é melhor evitar consumir esses tipos de comida, a menos que seu médico indique o contrário.

3. Peixe cru

O peixe cru é um alimento bastante apreciado, mas também bastante perigoso. Tornou-se moda no mundo ocidental devido à influência da cultura asiática. Mas a má notícia é que não deve ser consumido durante a gravidez, pois traz maior risco de intoxicação alimentar para a gestante.

Por essa razão, se você quiser incorporar espécies marinhas em sua dieta, deve cozinhá-las muito bem antes de ingeri-las.

4. Saladas

Normalmente, frutas e vegetais não representam risco para a saúde da gestante ou do feto. No entanto, se os vegetais não forem bem lavados, uma série de microrganismos capazes de causar intoxicação alimentar podem permanecer na superfície.

Embora isso seja raro, pode trazer alguns riscos consideráveis durante a gravidez. Portanto, é conveniente minimizá-los com as medidas de higiene corretas.

5. Maionese

Os molhos também não são recomendados para serem consumidos fora de casa durante a gravidez, pelo menos aqueles feitos com ovo cru como ingrediente principal. Por exemplo, a maionese. Esse prato pode conter bactérias salmonella em seu interior, que infectam rapidamente o trato digestivo.

Para evitar intoxicações desse tipo, é melhor fazer sua maionese com ovo pasteurizado. De qualquer forma, e por precaução, é melhor evitar consumir esse tipo de alimento fora de casa.

Maionese caseira.

6. Peixes grandes

O consumo de peixe é recomendado durante a gravidez, mas peixes grandes podem se tornar alimentos perigosos. Isso porque acumulam mercúrio em sua carne, que é um metal pesado e muito prejudicial ao feto e à mãe.

Cuidado com alimentos perigosos para comer fora de casa durante a gravidez

Como você viu, há uma série de alimentos que são perigosos durante a gravidez, especialmente para pedir fora de casa.

Apesar de os restaurantes adotarem uma série de medidas para minimizar as intoxicações, é aconselhável evitar a ingestão de alimentos potencialmente nocivos, principalmente nas fases da vida em que a saúde é mais delicada.

Por fim, lembre-se de que existem vários produtos que são proibidos durante os meses de gestação. Se você tiver dúvidas a esse respeito, consulte um especialista. Dessa forma, você pode otimizar a dieta e garantir o bom desenvolvimento do seu feto.

Pode interessar a você...
Alimentos açucarados e gravidez: como eles podem afetar?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Alimentos açucarados e gravidez: como eles podem afetar?

É essencial limitar o consumo de alimentos açucarados durante a gravidez para evitar problemas de saúde. Saiba tudo sobre esse tema aqui!



  • Madjunkov M, Chaudhry S, Ito S. Listeriosis during pregnancy. Arch Gynecol Obstet. 2017 Aug;296(2):143-152. doi: 10.1007/s00404-017-4401-1. Epub 2017 May 23. PMID: 28536811.
  • Paquet C, Yudin MH. No. 285-Toxoplasmosis in Pregnancy: Prevention, Screening, and Treatment. J Obstet Gynaecol Can. 2018 Aug;40(8):e687-e693. doi: 10.1016/j.jogc.2018.05.036. PMID: 30103893.