Alterações na menstruação em adolescentes

23 de junho de 2019
As alterações na menstruação em adolescentes são frequentes nos primeiros ciclos e geralmente não são consideradas perigosas. No entanto, é sempre recomendável consultar um ginecologista para verificar se não há problemas de saúde associados.

Durante os primeiros anos depois que as meninas “viram mocinhas”, como se diz popularmente, geralmente há certos desequilíbrios nos períodos menstruais. Isso ocorre porque o corpo está se acostumando a essa nova condição. Neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre as alterações na menstruação em adolescentes.

Eu tenho a menstruação irregular: é normal?

A menstruação irregular é um dos principais motivos de consulta com o ginecologista. Na maioria dos casos não representa qualquer doença ou problema de saúde em particular.

Geralmente, a duração da menstruação é entre 3 e 8 dias, com uma média de 5 dias. O intervalo entre cada ciclo costuma ser de 28 dias. Isto é, em teoria. Na verdade, apenas 15% das mulheres adultas têm ciclos regulares.

O que é chamado de menstruação irregular ou anormal? É simplesmente quando ela não ocorre a cada 28 dias ou cujo sangramento é de um dia ou mais de sete. Também quando há meses em que a mulher não menstrua ou apresenta mais de um sangramento por mês.

A menstruação irregular pode ser causada por anemia, problemas hormonais, estresse, perda excessiva de peso, distúrbios alimentares, pós-parto ou alguma doença mais grave, como o câncer do colo do útero.

Também pode ser causada por lesões orgânicas, alterações no trato genital ou doenças endocrinológicas. Além disso, há o período que antecede a menopausa, no qual a menstruação ocorre com maiores intervalos.

No caso de alguma dúvida é preciso consultar o ginecologista. Ele poderá realizar diferentes exames e determinar se a irregularidade apresenta maiores perigos ou não. Também é uma oportunidade de perguntar sobre a quantidade de sangramento, que pode ser irregular mesmo em uma mulher regular.

A quantidade de sangue é considerada anormal quando a mulher precisa de mais de 8 absorventes por dia. Nesse caso, é preciso redobrar a atenção, pois a grande perda de sangue pode causar anemia.

adolescente pensando nas alterações da menstruação

As alterações na menstruação em adolescentes são frequentes?

A resposta é um grande sim. Pode ser que a menstruação de uma adolescente aconteça a cada dois meses ou duas vezes no mesmo mês. Ou ainda ela pode ter amenorreia (falta de sangramento) por vários meses sem a possibilidade de gravidez.

Também pode acontecer de a menstruação durar tanto dois dias quanto uma semana. As primeiras menstruações geralmente são mais do que irregulares. Na maioria dos casos, os ciclos são normalizados após o primeiro ou segundo ano, embora possa acontecer de a irregularidade continuar por toda a vida.

O que influencia a menstruação das adolescentes?

Os ciclos menstruais em adolescentes são influenciados pelo crescimento e desenvolvimento em geral. Portanto, a irregularidade é mais comum do que pensamos.

Além disso, não podemos ignorar o fato de que os níveis hormonais nessa fase são bastante instáveis e que isso afeta diretamente a periodicidade e a duração da menstruação. Essa variação afeta inclusive a quantidade de sangramento.

Outras razões pelas quais há alterações na menstruação em adolescentes estão relacionados com seus hábitos. Não há dúvida de que é um estágio de muitas mudanças e que, às vezes, são acompanhadas por hábitos não muito saudáveis.

Por exemplo, se a adolescente se exercita de forma excessiva, se segue dietas muito rígidas, se toma remédios para emagrecer, se usa drogas ou se sente constantemente pressionada e estressada, também poderá sentir essas mudanças em seus períodos menstruais.

Assim como não há uma regra sobre a idade em que a menina menstrua pela primeira vez, também não é possível determinar quando os ciclos irregulares se normalizarão ou ainda se isso vai acontecer.

Estima-se que até os 20 anos a mulher seja irregular e que, nessa fase, a amenorreia seja completamente normal. Isso ocorre porque o corpo e os hormônios estão se regularizando para permitir que a mulher seja mãe.

“Algo que deve ser levado em consideração é a duração e a intensidade do sangramento, assim como os sintomas que ocorrem durante a menstruação e quando ela acaba.”

Alterações da menstruação em adolescentes

Em conclusão …

É normal que durante os primeiros anos a menstruação seja bastante irregular. Portanto, não há motivos para se preocupar. No entanto, para tirar todas as dúvidas, é sempre melhor consultar o ginecologista.

Dê uma atenção maior se for acompanhada por dores muito intensas no abdômen inferior e nas costas, fraqueza, náuseas, dores de cabeça, fadiga, cólicas fortes ou transpiração excessiva.

  • Serret Montoya, J., Hernández Cabezza, A., Mendoza Rojas, O., Cárdenas Navarrete, R., Ángel, M., & Keever, V. (2012). Alteraciones menstruales en adolescentes. Bol Med Hosp Infant Mex.