Amamentação em bebês prematuros

A amamentação em bebês prematuros pode ser um desafio. Portanto, vamos dar algumas orientações para alimentar o seu recém-nascido com sucesso.
Amamentação em bebês prematuros

Última atualização: 18 Julho, 2021

Os bebês prematuros podem ser alimentados com leite materno. Na verdade, essa ainda é a melhor maneira de garantir que eles recebam todos os nutrientes de que precisam. O leite da mulher se adapta às necessidades do bebê, mudando sua composição nutricional para evitar déficits.

No entanto, amamentar bebês prematuros nem sempre é fácil. Por isso, vamos dar algumas dicas que você deve ter sempre em mente para garantir o sucesso desse processo. Dessa forma, o risco de a criança desenvolver problemas ou patologias no futuro próximo será reduzido.

O leite materno e o bebê prematuro: benefícios

A primeira coisa a ter em mente é que as taxas de aleitamento materno prematuro são baixas. No entanto, esse é o melhor alimento para os pequenos, por isso é importante promover esse mecanismo nutricional.

Mãe com seu bebê prematuro no colo.

Uma das características do leite materno é a capacidade de se adaptar às necessidades do bebê. No caso de bebês prematuros, esse líquido tem maior concentração de proteínas, o que favorece seu correto desenvolvimento.

De acordo com estudo publicado na La Pediatria Medica e Chirurgica, a amamentação deve ser a forma de alimentação prioritária até os 6 meses, tanto em bebês prematuros quanto em bebês a termo. Assim, é possível reduzir a incidência de muitas doenças crônicas, como as autoimunes.

Até mesmo infecções podem ser evitadas com a amamentação, de acordo com pesquisa publicada na revista Clinics in Perinatology. O leite materno contém imunoglobulinas que fortalecem a função de defesa do corpo, tornando o sistema imunológico do bebê prematuro mais competente contra patógenos.

E se o bebê não conseguir se alimentar bem?

O bebê prematuro pode ter algumas dificuldades para se alimentar adequadamente. Isso porque seus músculos ainda não apresentam uma boa capacidade de coordenação, o que dificulta o movimento de sucção e deglutição. Porém, nesses casos é possível administrar o leite materno por sonda, evitando esse problema.

Dicas para amamentar com bebês prematuros

Sabemos que amamentar um bebê prematuro nem sempre é fácil. Por isso, vamos apresentar as melhores dicas para facilitar o processo de nutrição.

Método canguru

O contato pele a pele com o bebê cria um vínculo maior entre mãe e filho e ajuda a controlar a temperatura da criança de maneira eficaz. Além disso, promove relaxamento e ajuda no controle da respiração, o que pode facilitar a amamentação quando a capacidade de coordenação muscular do bebê ainda não é boa.

Estimulação da mama

Caso o bebê não consiga mamar no seio, o ideal é estimular o órgão e obter o primeiro colostro, pois possui alta concentração de proteínas. É importante começar a extraí-lo após o parto e, a partir daí, obter esse alimento de uma a oito vezes ao dia. Isso pode ser feito manualmente e, em seguida, administrado ao bebê prematuro.

Sucção não nutritiva

Embora o bebê prematuro não tenha desenvolvido a coordenação necessária para sugar, recomenda-se que ele entre em contato com a mama. Esse método é conhecido como sucção não nutritiva e ajuda a criar um vínculo emocional.

Posição

É importante garantir uma posição confortável para amamentar o bebê. Para isso, é possível utilizar um travesseiro ou também uma almofada projetada especificamente para a amamentação. Da mesma forma, é fundamental segurar bem a cabeça da criança, principalmente no caso de bebês prematuros.

Protetores de mamilo

Às vezes, os protetores de mamilo são necessários para garantir uma melhor fixação do bebê ao mamilo, bem como uma sucção mais eficiente do leite. Esses itens podem ajudar a garantir uma nutrição ideal.

Mãe dando leite como a alimentação de seu bebê prematuro.

Extrair leite para o bebê prematuro

Como mencionamos, tanto o primeiro colostro quanto o leite materno podem ser extraídos para ser oferecido ao bebê prematuro. Às vezes é mais fácil realizar o movimento de sucção com mamadeira, mas em outros casos será necessário o uso de uma sonda para alimentação nos primeiros dias de vida.

Procure ajuda quando precisar

Como você viu, alimentar os bebês prematuros envolve uma série de dificuldades. Portanto, não tenha medo de pedir ajuda e informações para atender da melhor forma as necessidades nutricionais da criança. Lembre-se de que apostar na amamentação é sempre a melhor opção. Seu pediatra pode ajudar você a ter sucesso nesse processo.

Amamentação em bebês prematuros, o melhor método de alimentação

O leite materno é o melhor alimento para o bebê durante o primeiro ano de vida. Esse líquido fornece nutrientes essenciais e compostos bioativos capazes de atender às necessidades do bebê, seja ele prematuro ou a termo. Por isso, e embora surjam dificuldades, é sempre aconselhável apostar na amamentação.

Pode interessar a você...
Qual é a quantidade de leite que as crianças devem beber de acordo com a idade?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Qual é a quantidade de leite que as crianças devem beber de acordo com a idade?

A seguir, vamos falar sobre a quantidade de leite que as crianças devem beber de acordo com a idade e qual variedade é a melhor para o seu organism...



  • Bellù R, Condò M. Breastfeeding promotion: evidence and problems. Pediatr Med Chir. 2017 Jun 28;39(2):156. doi: 10.4081/pmc.2017.156. PMID: 28673077. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28673077/
  • Lewis ED, Richard C, Larsen BM, Field CJ. The Importance of Human Milk for Immunity in Preterm Infants. Clin Perinatol. 2017 Mar;44(1):23-47. doi: 10.1016/j.clp.2016.11.008. Epub 2016 Dec 27. PMID: 28159208. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28159208/