Não deixe sua ansiedade afetar seus filhos

09 Julho, 2020
Quando os pais são ansiosos, isso pode fazer com que os filhos também sintam essas emoções intensas, sem saber exatamente o que está acontecendo com eles.

As crianças imitam o que veem nos pais: copiam gestos, repetem palavras e fazem as mesmas coisas que os pais fazem. Assim, se você gritar, eles vão gritar. Se você ler, eles vão ler. E se você tiver ansiedade, eles também vão sentir essa ansiedade e se comportar de acordo com esse sentimento, mesmo que não entendam muito bem o que está acontecendo com eles. Neste artigo, vamos ajudar você a não deixar sua ansiedade afetar seus filhos.

As crianças percebem a ansiedade dos pais

É normal que as crianças captem as ansiedades dos pais e as imitem. Os pequenos estão muito sintonizados com os níveis de estresse dos pais e são mais vulneráveis ​​ao estresse passivo do que imaginamos.

Como seus cérebros ainda estão em desenvolvimento, eles são muito sensíveis aos estressores ambientais, como pode ser o comportamento dos pais.

De fato, estudos têm mostrado que, mesmo quando as crianças não estão em uma situação estressante, elas se alimentam da energia dos pais e, quanto mais ansioso um pai estiver, mais elevados serão os níveis de ansiedade e estresse dos filhos. Ou seja, é muito fácil transmitir as próprias ansiedades aos filhos sem se dar conta disso.

Os cérebros das crianças são como esponjas, e elas admiram os pais, moldando o próprio comportamento e obtendo pistas sobre a própria segurança com base no comportamento deles e no que eles dizem.

Quando as crianças sentem que você está preocupada ou ansiosa, elas também sentem medo do mundo. Dessa forma, quando os pais modelam maneiras saudáveis ​​de lidar com emoções intensas, eles podem ensinar aos filhos que a ansiedade não é algo a ser temido, e sim algo a ser aceito e resolvido.

garantir que a sua ansiedade não afete os seus filhos

Não deixar sua ansiedade afetar seus filhos: aprenda a enfrentar seus medos

Então, o que você pode fazer na próxima vez que começar a se sentir ansiosa? Primeiramente, reconheça e aceite o que você está sentindo. Não tente lutar ou ignorar. Fazer isso tende a exacerbar os sintomas e piorar sua ansiedade. Lembre-se de que a ansiedade é apenas um sentimento, assim como outro qualquer.

Portanto, em vez de fugir de suas ansiedades, aprenda a enfrentar e superar seus medos. A melhor maneira de enfrentar a ansiedade é encarar esse sentimento. A ansiedade é um comportamento aprendido que pode ser desaprendido através do contato repetido com o medo, até desaparecer: não deixe sua ansiedade afetar seus filhos.

Questione sua ansiedade

Seja realista com suas ansiedades. Pergunte a si mesma: “O que de pior pode acontecer? É realista pensar que isso poderia acontecer?”. Isso vai te ajudar a desafiar seus pensamentos e perceber como suas preocupações são pouco realistas e improváveis.

Ao mesmo tempo, é importante encontrar uma técnica que te ajude a lidar com o que está acontecendo. Para isso:

  • Respire: os exercícios de respiração profunda são uma boa tática para reduzir os níveis de ansiedade, ativando a resposta de relaxamento do corpo. Tente inspirar contando até quatro e expirar lentamente também contando até quatro. Repita esse exercícios várias vezes.
  • Encontre um lugar seguro para você: muitas pessoas também acham útil parar o que estão fazendo e ir para um local tranquilo, por alguns minutos, para silenciar os pensamentos e reiniciar.
  • Procure uma distração: quando estamos ansiosos, o cérebro acelera e nossos pensamentos começam a acelerar também. É importante sair de dentro da sua cabeça e desacelerar seus pensamentos. Você pode fazer uma atividade que distraia sua mente e exija o lado lógico do seu cérebro. Por exemplo, ouvir um podcast, contar números ou contar uma história.
garantir que a sua ansiedade não afete os seus filhos

  • Procure atividades orientadas a objetivos: se você tiver tempo suficiente e isso for possível, concentre sua atenção em uma atividade significativa e orientada a objetivos. Pode ser algo tão simples quanto lavar as roupas, ir ao cinema ou levar o cachorro para passear.

Converse com seus filhos sobre a ansiedade e o que está acontecendo

Se você perder a calma ou começar a se estressar na frente dos seus filhos, converse com eles sobre o que você está sentindo. Mostre que sentir ansiedade é uma experiência comum e algo que pode ser resolvido.

Se seus filhos puderem ver como você lida com as suas ansiedades ao praticar estratégias de enfrentamento, é mais provável que eles aprendam esses comportamentos positivos.

Isso vai ensiná-los que sentir ansiedade não é um problema e que isso é completamente controlável. Como resultado, eles vão se sentir mais confortáveis ​​e seguros para explorar e brincar no mundo ao seu redor.

A criação dos filhos tem muito a ver com ensinar a lidar com coisas que não estarão por perto para serem vistas. Por isso, demonstre que enfrentar os medos irracionais e superá-los é melhor do que evitá-los ou fugir deles.