Aparecimento de manchas nos dentes permanentes

· 1 de maio de 2018
Se você quiser sorrir sem se preocupar, é recomendável adotar hábitos saudáveis. As manchas nos dentes podem aparecer em qualquer pessoa: aqui estão algumas dicas para evitar.

Ter um sorriso de porcelana e mostrar dentes brancos e saudáveis é o desejo de todo mundo. O aparecimento de manchas nos dentes permanentes, infelizmente, é um processo natural ao qual todos estamos expostos.

As manchas nos dentes são um dos principais problemas dentários. Elas podem aparecer por causa de algum medicamento, má higiene ou genética.

Existem vários tipos de manchas que podem ser identificadas pela cor. E é mais fácil eliminar as manchas nos dentes se você descobrir qual  é a sua origem.

Hoje, a estética dentária se tornou uma tendência e é possível encontrar tratamentos inovadores de clareamento.

Tipos de manchas nos dentes permanentes

O escurecimento nos dentes representa uma ameaça constante que afeta tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes. É possível identificar a causa das manchas nos dentes de acordo com a cor. Os tipos de manchas nos dentes permanentes mais comuns são os seguintes:

Manchas brancas

As manchas brancas são causadas por:

  • Cáries. Quando a cárie está em seu estágio inicial, uma área mais branca pode ser vista no dente por causa da desmineralização do esmalte. Com a aplicação de um flúor especial, ela pode ser eliminada.
  • Fluorose. É muito fácil identificar pois apresenta manchas nos dentes causadas pelo uso excessivo de flúor e pode afetar tanto os adultos quanto as crianças. Em alguns países, a água para consumo contém grande quantidade de flúor e danifica os dentes quando ingerida.

Manchas marrons

A sua aparência se deve aos maus hábitos alimentares. São superficiais e geralmente se alojam na parte interna dos dentes.

São causadas pelo consumo de bebidas escuras como café, refrigerantes e vinho tinto. Também é causada pelo fumo pois a nicotina provoca alterações na cor original dos dentes.

As manchas nos dentes são um processo natural ao qual estamos todos expostos

Manchas acinzentadas

As manchas acinzentadas ocorrem devido a algum trauma. Quando um dente é afetado por uma pancada ou queda, que pode ser causado por causa de uma briga ou acidente, a sua cor natural muda para um tom acinzentado. Isso acontece por causa da necrose pulpar, isto é, a morte do nervo que foi afetado.

Em casos extremos, a pessoa pode sentir desconforto ao mastigar. Neste caso é preciso recorrer a endodontia para aliviar a dor.

Importância da escovação para evitar manchas nos dentes permanentes

Manchas pretas

Estas são uma das mais fortes. Entre suas causas estão:

  • Enxague bucal. Este tipo de produto contém uma substância antibacteriana chamada clorexidina. O uso excessivo ou indevido pode causar manchas pretas. O aparecimento dessas manchas depende de fatores como a concentração de clorexidina e a duração do tratamento.
  • Tártaro. É muito comum em pessoas que sofrem de doenças como a periodontite. A placa se transforma em tártaro e se aloja na superfície dos dentes. Isso pode provocar mau hálito e até mesmo a perda total do osso.

Nem todos os produtos dentais podem ser aplicados sem a devida supervisão de um profissional. Para evitar manchas, consulte o seu dentista antes de começar a usar.

Manchas esverdeadas

É causada por causa da má higiene bucal. Essas manchas são encontradas perto da gengiva. São muito comuns em crianças e adolescentes que não têm os devidos cuidados de higiene bucal.

Não escovar corretamente faz com que as bactérias se alojem nos dentes e nas gengivas por longo tempo. Isso faz com que a fenacina, substância que produz a decomposição do sangue nas gengivas, manche os dentes dessa cor.

Manchas amareladas

A principal causa da mancha amarela é a placa que é causada pela decomposição de restos alimentares em combinação com a má escovação.

3 maneiras de remover manchas nos dentes permanentes

As manchas nos dentes podem ser evitadas com visitas periódicas ao dentista. Para eliminá-las ele pode recomendar alguns dos tratamentos a seguir:

Limpeza dentária

É uma limpeza profunda que elimina as manchas, o tártaro que está alojado sob as gengivas e a placa. É recomendável fazer limpeza dentária umas duas vezes por ano. Isso vai garantir gengivas saudáveis e dentes brancos e livres de cáries.

Evitar manchas nos dentes permanentes

Clareamento dental

É um tratamento estético. Neste processo são aplicadas algumas substâncias que penetram no esmalte e eliminam todas as manchas dentro e fora dos dentes. O efeito é incrível: você ganha dentes brilhantes e um sorriso mais brilhante.

Coroas dentárias

As coroas são um tipo de capa que cobrem os dentes com manchas que nenhum tipo de tratamento consegue eliminar, especialmente aquelas que são produzidas por medicamentos ou uso excessivo de flúor.

Não espere as manchas aparecerem nos dentes para começar a cuidar da sua saúde bucal. Lembre-se de que, como muitas outras condições, a maioria delas pode ser evitada com medidas simples e cotidianas.