A arte de contar os chutes do bebê

· 2 de novembro de 2017

Contar os chutes do bebê não é uma arte muito difundida entres as grávidas. Você pode sair e perguntar para alguma gestante quantos chutes ela sentiu, provavelmente ela não saberá responder. Não é uma questão relacionada a sentimentos e emoções, mas é uma atividade muito importante.

Contar os chutes permite determinar o movimento do bebê no útero. O feto deve se mover todos os dias com uma frequência regular. Uma vez que começamos a identificar seu ritmo, podemos perceber possíveis alterações. Os “pontapés” na verdade nem sempre são chutes, pode ser um giro, uma batida ou um simples espreguiçar.

No começo não é possível sentir claramente os movimentos do bebês. Eles podem se movimentar a partir das primeiras semanas, mas são tão pequenos que as mães não podem perceber seus movimentos. Podemos confundi-los com gases, pensar que é apenas um comichão no abdômen, mas essa sensação é muito importante.

Até a 26ª semana que o movimento do bebê é perceptível. No entanto, uma mulher pode não senti-los até a 28ª semana. Por outro lado, outras gestantes começam a contar os chutes já a partir da 20ª semana de gravidez.

Por quê é necessário contar os chutes?

mãe deitada na grama contando os chutes do bebê

O movimento diário do feto faz parte do seu desenvolvimento e da evolução normal do seu estado. Portanto manter um registro dos chutes oferece uma importante fonte de informação sobre a saúde fetal. O bebê no útero não deve deixar de se mover sem razão aparente. Se houver algum problema é possível percebê-lo a partir da alteração da frequência dos seus movimentos.

Uma informação aparentemente sem relevância pode alertar o médico sobre mudanças significativas. Por exemplo, o bebê pode não estar recebendo a quantidade de oxigênio adequada ou está ficando sem espaço no úteroOu seja, se notamos alguma variação na quantidade de chutes que sentimos é importante avisar o seu médico.

Os especialistas consideram que quando mais cedo esses problemas forem notados, maior a probabilidade de tratá-los adequadamente. Por isso é necessário começar a contar os chutes todos os dias desde a vivificação.

Quantos chutes você sentiu hoje?

Se a sua gravidez está avançando e você ainda não sabe o que fazer em relação à contagem dos chutes não se assuste, ainda há tempo. O mais provável é que se a gestação estiver avançando normalmente é porque o bebê está bem e não há alterações. No entanto é recomendável que você comece essa prática. Como e quando começar? A seguir daremos alguns conselhos a serem seguidos:

  • Planeje um horário para contar os chutes. Assegure-se de que seja na mesma hora todos os dias.
  • Para escolher o momento correto, observe com antecedência a hora em que ele parece estar acordado e ativo. Se não estiver acordado, podemos tocar suavemente o abdômen para acordá-lo, tomar algo frio ou caminhar um pouco.
  • É recomendável que realizemos a contagem dos chutes depois de comer ou lanchar, já que os alimentos podem incentivar sua atividade. No entanto quando tomamos café é aconselhável esperar algumas horas antes de começar a contagem. A atividade do feto pode ser alterada pela cafeína, portanto o cálculo pode não ser totalmente confiável.
  • Existem muitas formas de contagem os chutes, e seguramente seu médico recomendará alguma. No entanto, o método é mais ou menos o seguinte:
    • Registre o início da contagem num caderno ou relógio, para determinar o intervalo entre os chutes.
    • Sente-se ou encoste-se sobre o seu lado direito. Leve sua mão até a parte do abdômen que estiver maior.
    • Comece a contar os chutes até registrar 10 movimentos.
    • Registre o tempo que levou para contar as 10 patadas, e anote em algum lugar fixo.
    • Se no período de duas horas não contarmos uma dezena de chutes, recomenda-se esperar por mais uma hora e retomar o processo. É possível que o bebê esteja dormindo enquanto esperamos por ele; nem sempre se trata de um inconveniente.

O período em que os 10 chutes são alcançados pode variar entre 30 minutos até duas horas. No entanto, em condições normais, não deveriam ultrapassar duas horas para poder alcançar essa contagem desejada. Presume-se que durante esse exercício o bebê pode estar dormindo por até 40 minutos.

Não há melhor ou maior trabalho do que ser mãe – Autor desconhecido

Quando consultar o médico?

mãe tomando injeção e contando os chutes do bebê

A contagem dos chutes permite identificar algumas irregularidades, e deve-se consultar o médico imediatamente. Por exemplo, se notarmos que ao longo do dia não sentimos o bebê com mais frequência. Também é recomendável consultar-se com um especialista quando não conseguirmos sentir o bebê em nenhum momento do dia. Outros motivos são os seguintes:

  • Houve uma mudança notável na quantidade de chutes sentidas diariamente.
  • Depois de você ter contado duas vezes durante um prazo de duas horas cada, a contagem de 10 chutes não foi atingida.
  • Temos dúvidas sobre outros fatos no movimento do feto.