5 tipos de artesanato para comemorar a chegada da primavera

21 Setembro, 2020
Não há maneira melhor de comemorar a chegada de uma das estações mais bonitas do ano do que fazendo artesanato.

A primavera sempre é sinônimo de alegria, cor, muitas flores e começo do bom tempo. Portanto, não conseguimos pensar em nada melhor do que fazer diferentes tipos de artesanato para comemorar a chegada da primavera.

A seguir, você vai encontrar itens relacionados à primavera que poderá ensinar aos seus filhos enquanto criam juntos esses fantásticos tipos de artesanato. Não tem ideia melhor!

Artesanato para comemorar a chegada da primavera

Flores

Como não poderia deixar de ser, as flores são o primeiro tipo de artesanato que vamos criar para comemorar a chegada da primavera. Afinal, elas são um dos elementos mais característicos dessa estação.

Como esse é um tipo de artesanato bem simples, você poderá usar diferentes materiais para criá-lo. A seguir, vamos mostrar três ideias muito simples para construir essas flores com as crianças, o que será muito divertido.

  • O primeiro material para criar as flores que vamos usar serão os palitos de sorvete. Um dos palitos será o caule da flor, e depois vamos precisar de mais oito deles para criar as pétalas.
  • O segundo material que vamos usar para criar as flores são pratos de plástico pequenos. Basta pintar cada um dos pratos da cor que quisermos para a flor, e ela já estará pronta.
  • O terceiro material que vamos usar para criar, nesse caso, as pétalas da flor, são macarrões ou qualquer outro tipo de massa que as crianças prefiram usar e modelar.
artesanato para comemorar a chegada da primavera

Passarinhos

As crianças adoram os animais. Por esse motivo, estão na lista dos artesanatos para comemorar a chegada da primavera que os pequenos mais vão gostar, pois combinam pintura e animais.

O som dos pássaros piando é outro dos elementos característicos da primavera e, portanto, será outro tipo de artesanato que vamos propor. Para isso, você vai precisar apenas de três materiais muito simples:

  • Pintura a dedo.
  • Canetinhas.
  • Folhas.

As crianças terão que colocar a palma da mão na tinta e então colocá-la sobre a folha, na horizontal. Dessa forma, os dedos vão recriar as asas e o final da palma da mão será o rosto do pássaro. O último passo será pintar o bico e os olhos com um marcador, e os nossos pássaros já estarão prontos para voar!

Lagartas, um dos tipos de artesanato mais divertidos para comemorar a chegada da primavera

Continuando com os animais relacionados à primavera, as lagartas são a nossa terceira proposta. Para criar esses animais e dar às crianças outra visão sobre elas, você vai precisar de:

  • Pompons coloridos.
  • Prendedores de roupa.
  • Cola.
  • Olhos móveis.

Primeiramente, vamos colar os pompons alinhados em cima de um dos lados do pregador. Você pode escolher a combinação das cores dos pompons conforme preferir. Dessa forma, poderá criar explosões de cores que os pequenos vão adorar. Por fim, para dar mais vivacidade aos nossos personagens, também vamos colar os olhos móveis com a cola.

Borboletas

Outro animal relacionado à primavera, ao bom tempo e às cores vivas são as borboletas. Para fazer este tipo de artesanato, você vai precisar de:

  • Rolo de papel higiênico.
  • Cartolina.
  • Glitter.
  • Tesoura.
  • Cola.
artesanato para comemorar a chegada da primavera

O rolo será o corpo e a base da borboleta, enquanto você terá que criar as duas asas com a cartolina e colá-las na parte de trás do rolo. O glitter será usado para decorar as asas, embora você também possa usar outros tipos de materiais, como o EVA, por exemplo.

Com uma canetinha, você pode pintar o rosto da borboleta ou usar olhos móveis para dar um ar mais divertido a esses simpáticos animais.

Um mural para expressar a primavera

A grande maioria das crianças gosta de expressar sua criatividade e imaginação através do desenho e da pintura. É por isso que temos certeza de que, se você oferecer um grande mural em branco, elas vão correr para enchê-lo de cores.

A atividade que propomos é muito simples: primeiramente, podem ser usados livros infantis relacionados à primavera para que os pequenos possam perceber os elementos com os quais essa estação se relaciona.

Em segundo lugar, em família e com muita criatividade, vocês devem expressar tudo o que aprenderam sobre essa estação do ano em um grande mural em branco, que você pode criar a partir de várias folhas juntas.

Dessa forma, a memória, a concentração e a atenção serão incentivadas, assim como o desenho e a leitura. Existe uma atividade mais completa? Claro que não!