3 artesanatos para ensinar matemática para crianças

A matemática está em toda parte e aprender a usá-la desde cedo é melhor para as crianças.
3 artesanatos para ensinar matemática para crianças

Última atualização: 02 agosto, 2022

O trabalho manual traz múltiplos benefícios, dentre os quais se destacam o desenvolvimento das habilidades motoras, da emotividade e das habilidades cognitivas. Por essas razões, hoje compartilharemos com você esses projetos de artesanato para ensinar matemática para crianças, uma atividade eficaz que estimula o pensamento lógico-matemático dos bebês, permitindo que eles brinquem e se divirtam.

Vamos usar a engenhosidade e mostrar à crianças como, com as próprias mãos, elas podem aprender a ordenar, enumerar, experimentar, observar, comparar e fazer relações matemáticas. O que você acha da ideia?

Ensine matemática com artesanato e jogos

Sabemos da importância da matemática em nossas vidas e como é bom que as crianças a aprendam com avanços de acordo com a idade.

Assim, para apresentar as crianças a esse mundo maravilhoso onde os números são os protagonistas, diferentes estratégias podem ser utilizadas, como atividades lúdicas e artesanato. Se somarmos esses dois recursos, podemos ir além e convidar os pequenos a criarem diferentes jogos com as mãos. Mesmo com materiais que temos em casa.

O objetivo é que esses artesanatos para ensinar matemática às crianças sejam divertidos, dinâmicos e, acima de tudo, educativos.

1. O jogo da joaninha: conte as toupeiras para aprender matemática

As joaninhas são aqueles insetos coloridos que as crianças adoram. Elas são vermelhas ou laranja com belas bolinhas nas asas. Mas como aprendemos matemática com elas?

Materiais

  • Cartolina vermelha ou laranja.
  • Tesouras.
  • Régua ou molde redondo para desenhar círculos.
  • Canetinha preta.
  • Cola.
  • 40 cm de fio macio.
  • Massinha preta.
Você já pensou nas pintas das joaninhas como partes reais de um ábaco?

Passo a passo

  1. Desenhe no papelão colorido 10 círculos de aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. Estes serão os corpos das joaninhas.
  2. Recorte os círculos.
  3. Divida o fio em 20 pedaços de 2 centímetros de comprimento.
  4. Cole os fios em pares como uma antena em cada círculo colorido.
  5. Escreva em cada uma das joaninhas um número com a canetinha preta começando com 1, na próxima escreva o número 2 e continue até 10.
  6. Modele a massinha formando 55 bolinhas.
  7. É hora de aprender matemática! As crianças devem colar na joaninha o número de bolinhas que cada uma indica de acordo com o número marcado. Serão as pintinhas, que são as maneiras mais simples de associar número com quantidade.
  8. Por fim, peça que ordenem as joaninhas do menor número de pintas para a mais “sardenta”, para que as crianças comecem a ter noção da ordem dos números.

2. Jogo da pizza: aprenda a somar e subtrair

Aqui você tem mais um exemplo de como a matemática faz parte da vida cotidiana. Você quer saber como? Tão simples quanto cortar uma pizza em porções de tamanhos iguais.

É hora de subir mais um degrau, pois com esse artesanato podemos ensinar a subtração. Convidando mais pessoas ou distribuindo as porções, a quantidade de pizza vai diminuir!

Materiais

  • Cartolina.
  • Molde de pizza.
  • Lápis de cor.
  • Tesouras.
  • Régua.
  • Recortes de papelão.
  • Para decorar: glitter, miçangas.
  • Lápis, papel e borracha.

Passo a passo

  1. Apoie o molde de pizza no papelão e com a ajuda de um lápis marque a circunferência e corte.
  2. Com a ajuda de uma régua marque duas linhas para dividir o círculo em quatro. Em seguida, marque novamente para que as 8 porções iguais permaneçam.
  3. Pinte com lápis de cor e decore com miçangas, purpurina e recortes de papelão como azeitonas, presunto ou pimentão. Dessa forma, você adicionará diversão à experiência educacional.
  4. Corte as porções. É hora da comida e o jogo já começou: há 8 fatias deliciosas na pizzaria.
  5. Uma criança se serve de uma porção e agora deve contar a quantidade que sobrou.
  6. Outro participante retira outro pedaço de pizza e deve recontar os que sobraram.
  7. Continue da mesma forma aplicando o mesmo raciocínio e contando a cada vez. Quantos pedaços restam agora? Até chegar a zero.
menino vestido como um chef com tábua de pizza na mão
Todo mundo adora pizza. Então, por que não usar suas fatias como itens de contagem e operações simples?

Uma sugestão

Anote a operação matemática que ocorre no papel, para que a criança possa relacionar o abstrato (a conta no papel) com o concreto (as fatias de pizza).

3. O porco-espinho de espaguete

Este é um dos artesanatos para ensinar matemática para crianças que são mais divertidos e fáceis.

Materiais

  • Massinha colorida.
  • Espaguete.
  • Miçangas com furos grandes.

Passo a passo

  1. Molde a massinha para formar o corpo do animal em forma de concha.
  2. Pregue o espaguete que será os espinhos.
  3. Passe as miçangas pelo espaguete e ensine-as a somar quando as adicionam e a subtrair quando as retiram.

Artesanato para ensinar matemática: aproveite e divirta-se com as crianças

Vários autores e estudos científicos concluíram que o ser humano possui habilidades matemáticas anteriores à etapa da educação formal. Além disso, por meio de várias atividades, as crianças podem ser preparadas para chegar à escola primária com bases sólidas. Isso é chamado de priming matemático.

Fazem parte desta etapa jogos e trabalhos manuais para ensinar matemática, dois recursos altamente eficazes que têm a vantagem de serem divertidos para as crianças.

De acordo com o que foi publicado em um trabalho de pesquisa na Revista Pedagógica da Universidade de Cienfuegos, as crianças escalam seu aprendizado matemático, começando pelas habilidades naturais, para depois passar pela preparação e avançar para a matemática real:

As etapas de aprendizagem que permitem às crianças adquirir progressivamente um pensamento lógico cada vez mais amplo e profundo vão da manipulação à representação simbólica e depois à abstração generalizada.

Aqui reside a importância do artesanato para ensinar matemática: na preparação de seu filho para continuar avançando em seu desenvolvimento. Por isso, aproveite-os e organize estes projetos para apoiar o seu filho na sua aprendizagem e desfrute em família!

Pode interessar a você...
8 ideias criativas para crianças que não gostam de artesanato
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
8 ideias criativas para crianças que não gostam de artesanato

Precisa alegrar tardes chuvosas com seus pequenos? Anote essas ideias criativas para crianças que não gostam de artesanato.