3 artesanatos para trabalhar as emoções

Não perca estes três trabalhos manuais para fazer com as crianças para que aprendam a controlar as emoções mais intensas.
3 artesanatos para trabalhar as emoções
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 18 fevereiro, 2023

Todos devem identificar suas emoções e as dos outros. Isso é essencial para conseguir trabalhar a inteligência emocional de forma adequada. Por isso, quando as crianças são pequenas, o artesanato é necessário. É uma ferramenta que lhes permitirá compreender o que são as emoções e como elas devem ser geridas para um bom desenvolvimento integral.

Emoções e artesanato

Essas manualidades ajudarão as crianças na compreensão inicial da regulação emocional em todas as circunstâncias da vida. Desta forma, ao serem capazes de identificar as emoções, saberão expressá-las e controlá-las corretamente. Assim, seu bem-estar emocional estará no caminho certo.

Essas atividades ajudam a trabalhar com as mãos, algo que traz calma e bem-estar imediato. Além disso, também trazem satisfação pessoal ao descobrir que uma tarefa bem executada foi realizada. É claro que a compreensão das emoções não se limita apenas à infância, qualquer pessoa pode trabalhá-las para entendê-las melhor. Não perca tudo o que vamos explicar a seguir.

Artesanato para trabalhar as emoções nas crianças

A seguir, explicaremos alguns trabalhos manuais para trabalhar as emoções das crianças para que, além de se divertirem juntas, elas saibam trabalhar as emoções e compreendê-las melhor.

1. O pote da calma

O pote da calma é um artesanato que as crianças gostam, até porque é muito bonito e, também, depois de terminado, ajuda a trabalhar muito bem o controle das emoções mais intensas. Este trabalho foi pensado para que, ao sacudir, os pequenos olhem com atenção até que a purpurina caia no fundo do pote. Durante o processo, deve aproveitar a respiração para acalmar os sentimentos mais difíceis.

Claro, depois é necessário conversar e refletir sobre as emoções sentidas antes de balançar o pote e aquelas que apareceram depois que você balançou. Normalmente, ao olhar para o frasco, a calma é encontrada. E daí o seu nome. Para fazer isso, você pode seguir estas etapas. É mais fácil do que você pode imaginar!

  • Coloque água morna em um pote, depois despeje a cola de glitter líquida dentro e agite vigorosamente.
  • Em seguida, adicione 3 colheres de chá de glitter solto na cor de sua preferência e agite novamente.
  • Por último, adicione uma colher de sopa de corante alimentar e agite novamente. Está pronto!

Ao sacudir o pote, o giltter se moverá e, graças à cola, se moverá mais lentamente que o normal, portanto, também pode ser explicado às crianças: “Quando estamos com raiva, nossa mente está como quando sacudimos o pote. Quando paramos e respiramos tudo se encaixa e a calma é encontrada. Então pensamos com clareza.”

2. O cata-vento calmante

O cata-vento calmante é o clássico cata-vento de papel. Ele ajuda a educar a respiração para encontrar a calma. Para fazer isso, siga estas instruções:

  • Escolha uma cartolina da cor que preferir e corte um quadrado de cerca de 15 centímetros de cada lado.
  • Posteriormente, trace linhas diagonais e apare as pontas.
  • Em seguida, cada uma das pontas deve ser unida no centro e colada com cola ou fita adesiva, por exemplo.
  • Em seguida, faz-se um furo no centro e coloca-se um enfeite que passa para trás e assim pode ser preso a uma página ou a um bastão de madeira.

O objetivo deste artesanato é que as crianças soprem o cata-vento suavemente e com força para observar sua respiração e perceber o que acontece em seus corpos quando estão calmas e quando estão com raiva.

3. O pote de emoções

Este artesanato é muito simples, mas também eficaz. Funciona tanto para crianças quanto para adolescentes, mas o que importa é que saibam ler e escrever corretamente. É feito da seguinte forma:

  • Você deve escolher um pote de vidro com tampa hermética e lindamente decorado.
  • Desenhe um coração em papelão e cole do lado de fora. Outra opção é desenhar com uma canetinha especial para vidros.
  • Frases sobre as emoções que foram sentidas naquele dia, como situações que nos deixaram com raiva ou felizes, devem ser colocadas no pote todos os dias.
  • No final do dia ou da semana, devem ser lidos em família e discutidos. As mais bonitas ou mais positivas podem ser reservadas e coladas em um caderno para tê-las sempre à mão.

Uma família de emoções

Estas três atividades são muito divertidas para fazer com as crianças e, além disso, as ajudam a compreender as suas emoções se refletirmos sobre elas com elas. Mas o que mais importa é que também nos aproximam emocionalmente uns dos outros em nível familiar.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.