As 6 melhores brincadeiras para bebês

· 3 de dezembro de 2018
Nossa tarefa é orientar essas brincadeiras a fim de trazer mais benefícios para o bebê. Confira algumas dicas!

As brincadeiras para os bebês variam conforme as suas semanas de vida. Ao longo dos diferentes estágios de desenvolvimento, as brincadeiras acontecerão espontaneamente e irão se modificando naturalmente.

Ser pais exige um grande investimento de tempo e esforço, pois um bebê exige muita atenção e cuidado. Não é apenas uma questão de cuidar da higiene e alimentação do bebê da casa.

As brincadeiras para bebês são uma atividade essencial para o seu desenvolvimento.

Principais benefícios das brincadeiras para bebês

Incorporar brincadeiras na rotina diária dos bebês traz inúmeros benefícios.

As brincadeiras permitem que eles aprendam de forma espontânea, conheçam a si mesmos e o ambiente à sua volta, se relacionem mais facilmente com outras pessoas, comecem a canalizar suas emoções e exprimir seus sentimentos e necessidades.

brincadeiras para bebês

Para as brincadeiras, na maioria dos casos, você só precisa reservar algum tempo para a rotina diária. É importante ter informações necessárias para realizar as brincadeiras de acordo com a idade de cada bebê.

Algumas brincadeiras para bebê muito interessantes

O som das palmas (de 0 a 3 meses)

O som produzido ao bater as palmas é uma das brincadeiras mais simples e divertidas para os bebês. Se você acompanhar as palmas com a melodia de sua música favorita, você conseguirá a combinação perfeita.

Para deixar essa brincadeira mais estimulante, você pode ajudar o bebê a juntar as próprias mãos. Isso irá ajudá-lo a ter consciência sobre as suas mãos e logo poderá realizar esse movimento sozinho.

Parceiro de dança (a partir do mês 0)

A música estimula os sentidos e é capaz de mudar o humor de qualquer um. Por isso, dançar com o bebê explorando vários ritmos e estilos será uma atividade enriquecedora para ambos.

Basta carregá-lo em seus braços e mover o seu corpo no ritmo da música. Comece com movimentos suaves e, à medida que o bebê cresce, você pode incorporar movimentos mais complexos.

Independentemente dos movimentos, nunca se deve agitar o bebê de forma brusca.

Bebê voador (a partir de 6 meses)

Suspender o bebê no ar é uma brincadeira adequada quando ele conseguir segurar a cabeça sozinho. Você pode fazer de conta que ele é um foguete espacial, um helicóptero ou um super-herói.

Com isso, você arrancará sorrisos e estimulará a imaginação do pequeno, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos responsáveis ​​por segurar a cabeça e ajuda a desenvolver a psicomotricidade.

É uma brincadeira simples que pode ser realizada a qualquer hora do dia.

Bebê duplo (de 3 a 6 meses)

Brincar na frente do espelho traz muitos benefícios para o bebê, como, por exemplo, aprender a se reconhecer. Você pode começar fazendo gestos e caretas na frente dele e depois repetir na frente do espelho.

brincadeiras para bebês

Com esta brincadeira, a criança terá contato com os primeiros sinais de que o que ela vê no espelho é o seu reflexo e que é ela quem está no comando. Essa atividade será mais divertida se variar a posição do espelho, aproximando ou afastando.

Brincar na frente do espelho contribui para o amadurecimento do cérebro, além de ajudar o pequeno com a coordenação e precisão dos seus movimentos.

Outro aspecto importante é encorajar a criação de seu próprio ego. Nessa fase, também podem ser incorporados brinquedos adequados para essa idade.

Brincadeiras de organizar (a partir de 6 meses)

Deixe que ele coloque e tire objetos quantas vezes quiser de um recipiente fácil de encher e esvaziar como uma caixa de sapatos.

A mamãe e o papai podem começar essa brincadeira incentivando o bebê a imitá-los. Para tornar a atividade mais divertida, você pode esvaziar toda a caixa de uma vez com gestos engraçados e, em seguida, voltar a encher com um objeto de cada vez.

Além da atividade estimulante, irá incentivar o hábito de recolher os brinquedos após o uso.

À medida que o bebê cresce, a brincadeira pode ficar mais complexa incentivando-o a agrupar objetos por cor e/ou tamanho.

brincadeiras para bebês

Onde está o bebê? (de 4 a 12 meses)

Quase ninguém resiste às gargalhadas de um bebê. Embora se esconder seja uma das brincadeiras mais comuns, é também uma das mais divertidas para todos.

Em pouco tempo, essa brincadeira ajudará o bebê a ter melhor consciência do seu rosto. Para os bebês, cobrir os olhos é suficiente para torná-lo invisível.

Essas atividades tornarão a rotina mais divertida para os membros da família. No dia a dia, será uma atividade enriquecedora e didática para o desenvolvimento do bebê, além de fortalecer o vínculo entre pais e filhos.