As 7 melhores histórias para dormir

30 Outubro, 2017

A internet e a televisão trouxeram muitas mudanças no cotidiano. No entanto existe uma tradição que muitas famílias com crianças ainda conservam: as histórias para dormir. São contos que os pais contam aos filhos momentos antes de dormirem.

Esta é uma atividade que tem unidos pais e filhos de muitas gerações.

Além de ser uma estratégia para que as crianças adormeçam com mais facilidade, as histórias para dormir são uma excelente oportunidade para transmitir conhecimentos e valores importantes.

Vamos deixar aqui algumas das melhores histórias para dormir conhecidas até agora. Provavelmente você mesmo ouviu essas histórias durante a sua infância.

As melhores histórias para dormir

Os Três Porquinhos

Provavelmente quase todos nos lembraremos dessa história que é um clássico dos contos da hora de dormir. Era uma vez três porquinhos que decidiram construir as suas casas para se protegerem do malvado lobo.

O primeiro porquinho construiu os seus aposentos de palha e o segundo porquinho construiu de madeira para terminar rápido e poder brincar. O terceiro porquinho foi mais sensato e colocou os seus esforços para construir uma casa de tijolos.

Resultado: o lobo derrubou a casa dos primeiros dois porquinhos que tiveram de pedir ajuda ao terceiro para poderem se salvar.

O importante é focar a narrativa de tal maneira que a criança entenda a importância de fazer as coisas bem-feitas.

O patinho feio

Havia uma lagoa cheia de lindos patinhos e sorridentes, porém um dia nasceu um patinho muito feio. A rejeição pelo resto dos patinhos fez com que ele quisesse fugir. Quando conseguiu escapar, finalmente entendeu o seu verdadeiro valor como um ser vivo.

O melhor dessa história é que ele logo cresceu e se tornou o mais lindo cisne da lagoa.

Esta história ensina a ter paciência, a apreciar a beleza do coração, e que não se deve julgar as pessoas pela sua aparência.

Pai e filha lendo histórias para dormir

O gato de botas

Um velho moleiro entrega a sua herança aos seus três filhos e o último deles recebeu apenas um gato. Ao ver a tristeza do menino o gato disse-lhe que se conseguisse providenciar um saco e um par de botas, ele não deveria se preocupar mais com a pobreza.

No final, o gato faz com que o menino se torne um poderoso marquês protegido pelo rei. Nesta história para dormir as crianças podem aprender que, às vezes, é possível se fazer muito com muito pouco, se a pessoa for inteligente e humilde.

A nova roupa do imperador

Era uma vez um imperador muito rico que gastava a sua fortuna em roupas finas. Um dia, um trapaceiro lhe propôs uma ideia de roupa que era a “última tendência” e o rei investiu muito dinheiro nesse novo modelo.

No final, a roupa era apenas uma túnica transparente que mostrava o rei nu. Os conselheiros e a multidão aplaudiram até que um menino zombasse de sua majestade por andar praticamente nu.

Conclusão: as roupas que você usa não dizem nada sobre quem você é.

Chapeuzinho Vermelho

Uma das mais clássicas histórias para dormir. Tudo acontece quando a Chapeuzinho Vermelho não dá ouvidos aos conselhos da avó e entra nas profundidades da floresta. A imprudência da menina faz com que ela se encontre em uma situação de grande perigo por causa do lobo malvado.

Nunca nos esqueceremos da parte em que ela diz “Que dentes grandes a senhora tem vovó!”. Essa sequência de diálogo pode tornar a história interativa, fazendo com que a criança se divirta e não se distraia na trama.

A moral da história chama atenção à obediência aos mais velhos.

Menina lendo histórias para dormir

João e o pé de feijão

João e sua mãe eram pobres, mas tinham uma vaca que podiam vender para ganhar dinheiro. O menino vai ao mercado e uma senhora se propõe a comprar o animal em troca de feijões mágicos, com os quais ele poderia pedir o que quisesse.

João aceita o estranho acordo e sua mãe fica brava porque eles precisavam de dinheiro. O menino trocou a vaca pelos feijões porque queria parar de fazer xixi na cama. Na manhã seguinte eles veem que os feijões crescem até o céu e ele decide escalar a planta e subir até o final.

Com muito esforço a criança consegue escalar, e aprende que não precisa de magia para conseguir o que quer. Com essa história é possível destacar o valor do esforço e motivar as crianças a pararem de fazer xixi na cama.

Cinderela, a gata borralheira

Provavelmente esta será a história favorita das meninas da casa. A protagonista é uma menina maltratada por sua madrasta e as filhas dela. A madrasta a obriga a fazer todo o trabalho doméstico de forma cruel e sem descanso.

O Príncipe Encantado organiza um baile para decidir com quem se casar. A fada madrinha aparece e a ajuda Cinderela a fazer um vestido. A moça vai ao baile e o príncipe se apaixona por ela.

Essa história mostra que ser uma pessoa ruim nunca levará a nada e, muito menos, conseguir o verdadeiro amor.