As 7 responsabilidades essenciais dos pais

29 de junho de 2019
Estas são as principais tarefas que você adquire quando decide se tornar pai ou mãe.

As responsabilidades essenciais dos pais vão muito além do fornecimento de bens financeiros aos filhos. Há outras tarefas igualmente importantes que as pessoas adquirem quando decidem formar uma família com filhos. Embora não exista um guia exato para educar corretamente, existem certos critérios que vão te ajudar a estabelecer prioridades.

“Quando pensamos sobre os direitos das crianças, evocamos necessariamente os deveres dos pais para com elas. Parece tão natural e lógico que os pais sejam obrigados a fornecer o que os direitos da criança estabelecem como requisitos mínimos de desenvolvimento e equilíbrio, que estremecemos ao pensar que esses direitos não eram reconhecidos ou não são respeitados.”

– Maria Cristina Tenorio –

Se quiséssemos resumir tudo em uma frase, diríamos que a principal tarefa dos pais é garantir a proteção dos direitos (e deveres) das crianças.

Isto é conseguido tomando decisões conscientes que sejam voltadas para o bem-estar da família, principalmente das crianças. Tenha em mente essas maneiras de expressar o seu amor e de exercer o seu papel paterno ou materno de forma apropriada.

Quais são as responsabilidades essenciais dos pais?

1. Fornecer um lar seguro e feliz

A primeira responsabilidade é garantir que as crianças se desenvolvam em um ambiente saudável e estável. Compartilhar tempo de qualidade, fornecer uma boa alimentação e praticar atividades recreativas fazem parte desse aspecto.

Nesse sentido, é importante esclarecer que a casa também deve ser um espaço para ter privacidade e passar um tempo sozinho quando necessário.

2. Demonstrar amor incondicional

Os pais têm a obrigação de corrigir os filhos por comportamentos inadequados. Essas medidas nos permitem pensar em adultos atenciosos e empáticos que saibam aderir às normas e conviver de forma saudável.

Os pais devem demonstrar amor incondicional

No entanto, juntamente com esse aspecto, há outro ainda mais delicado: certificar-se de que os filhos tenham a certeza de que as recomendações e sugestões que você fizer não farão com que você os ame ou respeite menos.

3. Proteger e cuidar

A segurança das crianças é uma das responsabilidades essenciais dos pais. Nesse aspecto, entendemos que as crianças precisam estar preparadas para os perigos que possam enfrentar. Assim, você não pode envolvê-las em uma redoma de vidro para evitar que sofram. Ao ensiná-las o autocuidado, pelo contrário, você as tornará menos vulneráveis.

4. Monitoramento das condições de saúde como uma das responsabilidades dos pais

Por saúde, não entendemos apenas a dimensão física das crianças, pois também é essencial cuidar do seu estado emocional.

Durante a infância, os fundamentos para o desenvolvimento das crianças são forjados, de modo que a assistência médica de qualidade nos primeiros anos de vida vai garantir que esse processo ocorra de maneira apropriada e oportuna.

5. Ajudar a fortalecer a autoestima

A autoconsciência começa a se manifestar desde os primeiros meses de vida. As crianças veem a si mesmas através dos olhos dos pais e o autoconceito delas é construído a partir do tratamento e da linguagem que recebem.

Assim, ensine-as a se amar, a se respeitar e a serem autocríticas sem se punir e sem uma severidade excessiva. Dessa forma, elas vão aprender a reconhecer os próprios erros e a tentar agir de maneira assertiva no futuro.

6. Definir limites e ser consistente na disciplina

Este talvez seja um dos aspectos mais complicados para os pais atualmente. Às vezes, não é confortável estabelecer regras e parecer o vilão da história, mas isso é essencial para a formação das crianças.

A disciplina que você ensinar nos primeiros anos de vida é a matéria-prima do sucesso que será alcançado no futuro. Afinal, as normas permitem desenvolver a tolerância à frustração e o autocontrole.

Os pais devem ser um bom modelo de comportamento

7. Ser um bom modelo de comportamento

Se você quiser que os seus filhos tenham determinados comportamentos, a melhor maneira de ensiná-los demonstrar por si mesmo.

O exemplo sempre é um professor melhor do que as palavras. Uma ação fala por si mesma sobre os valores que foram cultivados. Portanto, seja o tipo de pessoa que você quer que os seus filhos sejam quando chegarem à idade adulta.

Conclusões sobre as responsabilidades essenciais dos pais

Embora haja muitos outros aspectos aos quais é necessário prestar atenção, essas são as responsabilidades essenciais dos pais na formação dos filhos. Com essas ações consistentes, você conseguirá fazer com que as crianças tenham um desenvolvimento integral e equilibrado, bem como que construam bases sólidas para a vida adulta.