As crianças imitam os pais

17 Junho, 2018
Para que depois você não tenha que lidar com situações que poderiam ser evitadas, está em suas mãos determinar a atitude e o comportamento que a partir de agora você terá perante seu filho.

As crianças imitam os pais e os familiares com os quais convivem. Embora não percebam, reproduzir frases, maneiras de agir e gestos dos adultos se configura como um dos principais objetivos das crianças.

Em várias situações a imitação chega ao ponto de andar como andamos, usar as mesmas entonações ao falar e reproduzir completamente as nossas manias. Porque a imitação é a maneira pela qual as crianças aprendem melhor.

De acordo com alguns especialistas nessa área, as crianças são como esponjas que absorvem toda a informação possível do mundo ao seu redor.

No entanto, elas não têm consciência do que devem reproduzir e o que é necessário esquecer e, até mesmo, evitar. Reproduzem tanto os maus quanto os bons modos.

Papai, se você tem o mau hábito de bocejar e não colocar a mão na boca ou o bom costume de colocar as meias dentro dos sapatos, em vez de deixá-las jogadas debaixo da cama, não se surpreenda se o seu filho começar a fazer a mesma coisa. Tanto um quanto o outro comportamento.

Como as crianças não conseguem diferenciar o positivo do negativo, para elas, se o papai ou a mamãe fazem isso… devo fazer também.

Por que as crianças nos imitam?

As crianças absorvem o que veem e escutam ao seu redor para transformar em conhecimentos que serão usados em suas próprias ações.

Como membros da mesma espécie, precisam entender o comportamento dos adultos para, dessa forma, se comportar como nós.

Mas a desvantagem dessa realidade é que as crianças não escolhem conscientemente o modelo ou os modelos a serem seguidos. Devido ao desconhecimento de mundo, nem sempre escolhem os melhores padrões.

crianças imitam os pais

Por isso a importância de que os pais se preocupem em proporcionar o ambiente mais adequado. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento das crianças.

No entanto, muitas vezes isso está fora do nosso alcance. Porque eles nem sempre estarão sob o cuidado dos pais.

Como seres sociais, as crianças vão começar a frequentar a creche, os parques infantis, a escola, as atividades esportivas… Enfim, pouco a pouco vão se relacionar com outras pessoas, conhecendo outros ambientes, e em todas essas situações vão se deparar com novos padrões que poderão assimilar.

Então só nos resta acreditar que nossos filhos irão escolher o melhor e descartarão aquilo que não faz parte dos valores que já ensinamos a eles.

Contudo, as pais cabe supervisioná-los e guiá-los como já estavam fazendo até esse momento.

As crianças imitam os pais: sua educação também é importante

As crianças querem ser parecidas com os adultos. Mesmo que você queira, isso é um fato e nunca poderá ser evitado. Assim, iremos te dar o melhor dos conselhos: eduque-se.

A mamãe e o papai não são apenas os adultos que alimentam, limpam, e cuidam de uma criança. Eles são os melhores e primeiros educadores que ela terá durante a vida.

Assim como na escola os professores estão preparados de maneira intelectual e acadêmica para ensinar os mais jovens, em casa, os pais devem estar preparados para educar seus filhos desde o berço, pelo menos, com os ensinamentos fundamentais.

crianças imitam os pais

Assim, mamãe:

  • Conheça bem as regras mais básicas das boas maneiras;
  • Comporte-se levando sempre em consideração os melhores valores;
  • Deixe os sentimentos positivos serem sua principal fonte de inspiração para agir.

Em resumo, tente se tornar uma pessoa melhor. Sabemos que a perfeição é impossível, mas seu filho vale a pena qualquer sacrifício, você não acha? Lembre-se de que ele vai assumir como “correto” aquilo que aprende em casa.

Se você é uma pessoa com temperamento difícil, se você se comporta de maneira violenta e age agressivamente com os demais…assim poderá ser também seu pequeno, que ainda tem tanto para aprender em sua vida.

Preocupe-se em apresentar para seu filho ideias como felicidade, amor, paz, equilíbrio espiritual, e boas ações.

Se seus pais não levaram isso em consideração quando educaram você, desejamos e, esperamos que você seja mais inteligente que eles. Ofereça ao seu filho a vida e a educação que talvez você nunca teve, mas que graças a você ele poderá ter.