As lições de casa são boas para as crianças?

· 26 de maio de 2018
As tarefas que as crianças levam para casa cumprem uma função de reforço do que aprenderam em sala de aula. Mas as lições de casa são boas para as crianças? Há muitas opiniões, em mais de um sentido.

Cada família é diferente; a atitude em relação à lição de casa é condicionada pelas circunstâncias profissionais e pessoais dos pais. As crianças veem a lição de casa da mesma maneira que seus pais.

Até hoje, se os professores mandam lição de casa para os alunos, eles terão que fazê-la. Até que os professores encontrem um equilíbrio ao lidar com essa questão, a controvérsia continuará a aumentar.

Alguns professores são a favor de continuar mandando lição de casa, enquanto outros são contra. Quais argumentos cada lado apresenta? O que os pais pensam?

Por que as lições de casa não são algo bom?

Para muitos pais e professores, mandar lição para casa é o mesmo que trabalhar horas extras. Se os adultos reivindicam seus direitos trabalhistas, é justo que as crianças também reivindiquem seus direitos como estudantes.

As crianças têm suas necessidades: curtir o tempo livre depois de um longo dia na sala de aula é uma delas. Portanto, é incompreensível que uma criança passe mais de duas horas fazendo trabalhos escolares quando deveria estar brincando.

Muitas vezes, as lições de casa não tem um sentido pedagógico. As tarefas escolares tradicionais, como copiar longos parágrafos de um livro, são realmente inúteis e não incentivam a criatividade do aluno.

Um grande número de pais que trabalham não pode acompanhar seus filhos enquanto fazem a lição de casa. Isso gera desigualdade com os colegas de classe cujos pais podem dedicar tempo a eles.

Alguns alunos sem acompanhamento dos pais recebem notas baixas e ridicularização de seus colegas por não levarem a tarefa pronta. Isso os deixa frustrados e, em longo prazo, os resultados são negativos.

Falando em desigualdade, as lições são as mesmas para todos os alunos; elas não contemplam suas necessidades ou limitações específicas. As crianças que não cumprem as metas e os objetivos ficam estressadas e deprimidas.

O equilíbrio necessário

Exaustão nas tarefas diárias

As lições de casa em excesso esgotam as crianças. O fato de passar todas as tardes sentadas até terminar as tarefas acaba as desapontando porque ficam sem tempo para brincar e se distrair.

Uma das consequências disso é que as crianças vão acumular sentimentos negativos em relação à educação. Isso pode causar, em muitos casos, o futuro abandono da escola.

Também ficam esgotados os pais que trabalham e não têm tempo para se dedicar aos filhos, especialmente se tiverem mais de um. As lições de casa deixam de ser um bom hábito para ser uma obrigação chata que causa tensão na família.

Em última análise, aqueles que são contra o excesso de tarefas escolares apelam para o artigo 31 dos direitos da criança. Ele diz, em outras palavras, que as crianças precisam de descanso, recreação, brincadeiras, se divertir e participar de outras atividades.

“As lições de casa em excesso esgotam as crianças. O fato de passar todas as tardes sentadas até terminar as tarefas acaba as desapontando porque ficam sem tempo para brincar e se distrair.

Por que as lições de casa são boas para as crianças ?

Aqueles que veem com bons olhos que os professores mandem lições de casa argumentam que as tarefas ajudam a criança a ser disciplinada e aprender a se esforçar para alcançar algo. Neste caso, boas notas.

As lições de casa encorajam bons hábitos que lhes servirão no futuro, quando os alunos tiverem que buscar uma educação superior. A satisfação do dever cumprido e a responsabilidade que isso implica, também os acompanhará ao longo da vida.

As crianças aprendem a equilibrar seu tempo livre com o tempo de estudo. Isso lhes dá a satisfação de alcançar os objetivos propostos primeiro e depois aproveitar seu tempo de recreação sem culpa.

Por outro lado, as tarefas que são levadas para casa cumprem uma função de reforço do que foi aprendido em sala de aula. O aluno é inclusive incentivado a pesquisar por conta própria e descobrir novos conteúdos.

As lições de casa em excesso esgotam as crianças

O equilíbrio necessário

Considerando ambos os pontos de vista, de que lado ficar em relação à lição de casa? Algumas escolas implementaram um sistema para evitar sobrecarregar os alunos.

“As lições de casa encorajam nas crianças bons hábitos que lhes servirão no futuro

Por meio de um cronograma previamente estabelecido, os professores organizam a lição de casa para não enviar as tarefas de várias matérias no mesmo dia. Uma visão sensata sobre este assunto ajudará para que as lições de casa reforcem o conhecimento obtido em sala de aula e não se tornem um fardo pesado para as crianças.

Enquanto isso, o debate continua. É bom que os professores levem em conta alguns limites na hora de exigir de seus alunos. Embora dependa da idade, a lição de casa nunca deve exceder 20 minutos por dia, segundo a opinião dos especialistas.