Até que idade as crianças crescem?

· 4 de março de 2019
Nada gera mais expectativa nos pais do que o crescimento dos filhos. Você provavelmente se pergunta até que idade as crianças crescem ou se o seu filho terá a altura do pai ou da mãe. A seguir, vamos analisar os fatores que influenciam esse aspecto.

A maioria dos pais sabe que a alimentação equilibrada é fundamental no desenvolvimento dos filhos. No entanto, outros fatores podem evidenciar até que idade as crianças crescem, bem como influenciar esse processo. Se você tiver dúvidas sobre o crescimento dos seus filhos, vai encontrar alguns detalhes úteis aqui.

O que o crescimento implica?

O crescimento é o processo biológico que os pais observam com maior atenção. Ele começa com a fecundação e culmina com o amadurecimento da estrutura óssea e o desenvolvimento sexual.

Assim, o crescimento não se refere apenas ao aumento de altura. Na verdade, envolve uma série de mudanças que ocorrem com o objetivo de que o indivíduo atinja a funcionalidade completa de seu organismo.

Entre essas mudanças, se destacam o peso corporal, o crescimento do cabelo, a perda de dentes e a puberdade.

Existe alguma maneira de prever o quanto o meu filho vai crescer?

Talvez você se pergunte: “Até que idade as crianças crescem?” Além disso, do ponto de vista das crianças, é muito comum se perguntar: “Que altura eu vou ter quando for adulto?”.

A seguir, descrevemos três fórmulas para que, juntamente com o pediatra, você possa ter uma ideia do quanto o seu filho vai crescer.

  • A forma mais precisa é utilizar a idade óssea da criança. Para isso, é necessário um raio-X da mão e do pulso esquerdos da criança. Então, o pediatra pode avaliar a quantidade de cartilagem disponível. O osso não se alonga mais quando as cartilagens já estão fechadas.
  • Por outro lado, os pediatras usam tabelas ou gráficos de percentuais para saber se a criança está crescendo dentro dos limites normais. Nesse estudo, o peso, a altura e a circunferência da cabeça são levados em consideração.
  • Outra fórmula é aquela conhecida como altura-alvo. Consiste em somar as alturas do pai e da mãe e depois dividi-las por dois. No caso dos meninos, deve-se adicionar 2,5 polegadas ou 6,35 cm.

No entanto, não há como saber com exatidão o quanto uma criança vai medir quando crescer. Também não existe uma fórmula exata para avaliar até que idade as crianças crescem.

Muito disso vai depender da carga genética e do histórico familiar, mas também existem outros fatores que determinam o crescimento da criança.

O que o crescimento implica

Fatores que influenciam o crescimento da criança

Além da herança genética, existem outros aspectos que podem determinar até que idade as crianças crescem. Alguns deles são:

  • Nutrição.
  • Doenças crônicas.
  • Atividade física.
  • Bem-estar psicológico.
  • Padrões de sono.
  • Funcionamento do sistema endócrino (hormônios).
  • Medicamentos.

Com que idade as crianças crescem mais rapidamente?

Em condições normais, nos primeiros doze meses de vida, o bebê cresce a uma velocidade impressionante. Durante o primeiro ano, a criança cresce em média 25 centímetros.

A partir do segundo ano de vida, ela começa a crescer um centímetro por mês, aproximadamente. No entanto, na puberdade, há outro período de rápido crescimento. Nesse caso, o crescimento se estende por alguns anos.

Os pediatras usam tabelas ou gráficos de percentuais para saber se a criança está crescendo dentro dos limites normais. Nesse estudo, o peso, a altura e a circunferência da cabeça são levados em consideração.

Até que idade as crianças crescem?

Em geral, esse segundo período de rápido crescimento dura de 2 a 5 anos. No caso dos meninos, geralmente ocorre entre os 9 e 14 anos.

Durante essa etapa, ocorre o famoso estirão que vai determinar a altura da criança quando ela atingir a idade adulta. As crianças que demorarem mais para atingir a puberdade podem crescer até perto dos 20 anos de idade. Enquanto isso, outras pessoas, uma pequena parcela, podem crescer até mesmo depois dos 20 anos.

Portanto, dois meninos que têm a mesma idade podem crescer em períodos e ritmos diferentes, embora ambos estejam dentro dos extensos parâmetros de crescimento que são considerados normais.

Com que idade as crianças crescem mais rapidamente

O que fazer se o seu filho estiver crescendo mais rápido ou mais devagar do que os outros?

Não há motivo para procurar o pediatra se o seu filho parecer mais baixo ou mais alto do que os seus coleguinhas. No entanto, caso a diferença seja muito grande, você deve ir a um especialista. Dessa forma, ele é quem vai determinar se vocês estão diante de um problema de crescimento.

Em suma, os pais não só fornecem a carga genética que determina até que idade as crianças crescem. Além de fornecer uma alimentação saudável, descanso e exercício adequados, você deve tentar dar ao seu filho o apoio emocional necessário.

Nesse sentido, não se esqueça de que esta é uma etapa de mudanças muito drásticas que podem afetá-lo se não forem encaradas de forma adequada.

  • WHO Multicentre Growth Reference Study Group. (2006). WHO child growth standards : length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length, weight-forheight and body mass index-for-age : methods and development. WHO Child Growth Standards. https://doi.org/10.4067/S0370-41062009000400012
  • Abbassi, V. (1998). Growth and normal puberty. Pediatrics. https://doi.org/10.1542/peds.102.2.S1.507