4 atividades com água para fazer dentro de casa

01 Agosto, 2020
Você quer se divertir com água dentro de casa, mas não sabe como? A seguir, vamos propor algumas atividades interessantes.

Quando falamos de brincar com água, logo pensamos que isso deve ser feito ao ar livre em locais como, por exemplo, a piscina, a praia, o jardim… Mas não precisa necessariamente ser dessa forma, pois é possível fazer muitas atividades com água dentro de casa. Você não consegue pensar em nenhuma? Neste artigo, vamos te dar algumas ideias.

4 atividades com água para fazer dentro de casa

Bolhas na água

Para essa atividade, vamos precisar de uma bacia ou recipiente, um canudo e uma esponja. Assim que todos esses objetos tiverem sido reunidos, devemos executar as seguintes ações:

  1. Encher a bacia ou o recipiente com água.
  2. Soprar na água usando o canudo e observar como pequenas bolhas de ar serão criadas na superfície.
  3. Colocar uma esponja no fundo da bacia ou recipiente e apertá-la com as mãos, observando como pequenas bolhas de ar vão sair através dos seus orifícios. Então, será necessário soltar a esponja, para que ela flutue e libere grandes bolhas de ar.
atividades com água

Um arco-íris em casa, uma das atividades com água mais interessantes

Para fazer essa atividade, é necessário ter uma bacia ou recipiente, um espelho e uma cartolina branca. Em seguida, o seguinte processo deve ser realizado:

  1. Encher a bacia com água e colocá-la na frente de uma janela por onde entrem raios de sol.
  2. Colocar o espelho dentro da bacia, de forma que a parte que ficará em contato com a água seja a que vai receber os raios de sol.
  3. Colocar a cartolina branca na frente do espelho e movê-la lentamente até que as cores do arco-íris fiquem visíveis.
  4. Observar o arco-íris que foi criado.

Mas por que isso acontece? O fato de poder criar um arco-íris com essas etapas simples é explicado pelo fato de que a luz solar é composta por sete cores que se separam através do procedimento descrito acima, formando, assim, o arco-íris.

Xilofone de água

Para essa atividade, são necessários os seguintes materiais: seis copos de vidro, seis latas de tinta de cores variadas e um pedaço de madeira. O objetivo é criar um xilofone de água e, para isso, você vai precisar:

  1. Colocar os copos de vidro em uma fileira, um ao lado do outro.
  2. Encher os copos com diferentes quantidades de água e colocar algumas gotas de tinta em cada, para que todos tenham cores diferentes.
  3. Pegar o pedaço de madeira e, com cuidado, bater levemente em cada um dos copos, produzindo, assim, diferentes sons.
  4. Agora é só criar melodias com os diferentes sons dos copos.
atividades com água

Bolhas dentro de bolhas

Para essa atividade, você vai precisar de detergente, glicerina líquida, um canudo, um recipiente de vidro ou de plástico, um pano e uma superfície plana (uma mesa, por exemplo). Então, é só seguir esses passos:

  1. Misturar 600 ml de água, 200 ml de detergente e 100 g de glicerina líquida em um recipiente.
  2. Umedecer um pano com a mistura preparada acima e passá-lo sobre uma superfície plana, como uma mesa, por exemplo.
  3. Soprar sobre a superfície usando o canudo e observar como uma bolha de sabão será formada.
  4. Inserir o canudo na bolha delicadamente e soprar novamente, de modo que uma bolha se forme dentro da bolha que havia sido feita anteriormente. Esse processo pode ser repetido várias vezes, criando bolhas menores dentro de outras bolhas. Mas é preciso ter muito cuidado, já que elas podem estourar a qualquer momento.
  • Curti, A. (2000). Juguemos con la ciencia. Barcelona: Círculo de Lectores, S.A.