4 atividades para fazer em família em casa

20 de maio de 2020
Estamos passando por tempos difíceis e somos obrigados a ficar em quarentena dentro de nossas casas para travar uma batalha contra essa pandemia global causada pelo tão falado coronavírus (COVID-19). Famílias inteiras tiveram que encontrar estratégias e reestruturar suas vidas diárias para passar por esse isolamento da melhor maneira possível.

Durante essa quarentena que estamos vivemos, é importante saber quais atividades fazer em família em casa para evitar o tédio, mas também para usar nosso tempo livre de maneira produtiva. Nesse sentido, seja para aprender algo novo ou para aprimorar determinada habilidade, existem algumas atividades para fazer com a família que podem ser úteis e muito divertidas.

Quando estamos em casa e temos tempo livre

Devido às circunstâncias em que vivemos, e embora alguns membros de determinadas famílias precisem sair para trabalhar, todos nós devemos ficar em casa a maior parte do tempo. Assim, é necessário lidar com as tarefas domésticas e ajudar as crianças nas tarefas escolares.

Além disso, também podemos usar nosso tempo livre para realizar tarefas que vínhamos adiando ao longo dos anos porque o trabalho e as obrigações familiares nos impediam, como arrumar armários, consertar algum móvel ou pintar determinado espaço da casa.

Agora, apesar de ter que realizar as tarefas domésticas e ajudar as crianças com a lição de casa, o tempo livre é aquele período do dia em que não temos obrigações e nos dedicamos à diversão e ao descanso. O descanso é essencial, e devemos aproveitar enquanto temos tempo para isso.

Mas também é importante passar parte do nosso tempo livre realizando atividades com a família, atividades com as quais podemos nos divertir e – por que não? – aprender algo novo.

Portanto, o paradoxo desse momento atual, no qual enfrentamos o COVID-19, é que, embora esteja sendo um problema sério no mundo todo, também é uma oportunidade de unir mais as famílias e permitir que compartilhem mais tempo juntas.

Realizar atividades lúdicas e agradáveis ​​é uma boa maneira de lidar melhor com a situação excepcional pela qual estamos passando. É uma boa maneira de fazer uma pausa e recuperar o tempo perdido para ficar em família. Um tempo que geralmente não temos como consequência da vida frenética e acelerada que estamos acostumados a levar.

4 atividades para fazer em família em casa

A seguir, propomos 4 atividades para fazer em família em casa. Confira:

Pintar Mandalas

Pintar mandalas: uma das atividades para fazer em família em casa

É uma atividade muito divertida, mas, acima de tudo, muito relaxante. Você só vai precisar de algumas mandalas bonitas (que você pode baixar da internet e imprimir), além de lápis e canetinhas de várias cores. Assim, todos da família, sentados em silêncio à mesa ou conversando, podem passar algumas horas do dia juntos, pintando e combinando cores.

Uma família de Chefs, uma atividade divertida para fazer em família em casa…

Seja na hora do almoço ou do jantar, ou durante alguma tarde à toa, ideal para fazer um bolo gostoso, cozinhar pode ser uma excelente atividade para passar um bom tempo em família. Assim, todos os membros podem participar do preparo de uma receita e da votação, pois vocês podem democraticamente escolher qual receita preparar (doce ou salgada) e dividir as tarefas de cada um antes de começar.

Praticar esportes e fazer exercícios 

Durante os dias da quarentena, a família toda pode estabelecer um horário fixo na rotina diária para fazer exercícios. A decisão de fazer exercícios todos juntos em família é uma boa opção, pois, assim, vocês podem incentivar uns aos outros para que ninguém desista.

Além disso, na internet, podemos encontrar infinitas plataformas com aulas oferecidas por profissionais e especialistas do esporte e do mundo fitness. Podemos encontrar vídeos e tutoriais de exercícios de todos os tipos (aeróbica, yoga, cardio-hiit, exercícios funcionais ou aqueles que usam o próprio peso corporal), além de instruções sobre como executar corretamente os movimentos.

A hora da concentração

Outra opção interessante é propor uma atividade cujo objetivo principal seja aprender algo novo. Assim, de maneira alternada, cada membro da família pode propor algum tema ou conceito para todos lerem e fazerem uma pequena pesquisa. Um exemplo pode ser aprender o que significa o sistema imunológico (tão mencionado em tempos de COVID-19) e como devemos nos alimentar para fortalecê-lo.

Ou podemos também revisar e melhorar o inglês, ou ainda, para os novatos, conhecer os primeiros conceitos e expressões. Outras opções são: aprender algo novo sobre geografia, memorizar as capitais de vários países do mundo ou descobrir onde estão os monumentos que são patrimônio da humanidade. Há muitas opções!

Exercícios: uma das atividades para fazer em família em casa

Uma última atividade para fazer em família: Stop!

Embora tenhamos afirmado no início que iríamos sugerir quatro atividades para fazer em família em casa, queremos compartilhar mais uma com você!

É um jogo que, além de ser super divertido, também pode servir para aprender muito sobre cultura geral: geografia, cinema, gramática, biologia, etc. Além disso, também vamos deixar a nossa memória afiada, melhorar a velocidade mental e aprender novas alternativas de vocabulário, assim como relembrar conceitos já esquecidos e aprender com os outros durante a brincadeira.

Nós estamos nos referindo ao jogo chamado Stop!, também conhecido como Adedonha ou Adedanha dependendo da região do Brasil. O Stop! é um jogo de lápis e papel em que os participantes devem escrever palavras que começam com uma única letra (vogal ou consoante), escolhida por sorteio.

Para começar, é necessário criar uma planilha com espaços divididos e, na primeira linha do quadro, escrever as categorias escolhidas por todos, por exemplo, nomes, países ou capitais, frutas e legumes, filmes ou verbos. Por outro lado, na primeira coluna, deixamos um espaço para anotar as letras escolhidas ao longo do jogo e na última coluna, as pontuações obtidas.

Cada rodada termina quando o participante que conseguir completar todas as categorias com palavras que comecem com a letra escolhida grita “Stop!”. Então, a ideia é que todos revelem suas respostas e confiram com o grupo quais palavras cada um escolheu para cada categoria. Em seguida, outra letra é sorteada novamente e, assim, tem início uma nova, divertida e didática rodada. O jogo termina quando vocês quiserem!