Atividades para crianças com autismo

13 Outubro, 2020
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que causa uma falta de habilidade para a comunicação e a interação com as outras pessoas. Apesar de não ter cura, é possível aliviar os sintomas.

As atividades para crianças com autismo podem ser muito úteis para melhorar os sintomas desse transtorno, visto que ele não tem cura. As crianças com transtorno do espectro autista têm dificuldade para se comunicar e mal interagem com as outras pessoas. É muito importante trabalhar com esses pequenos para promover a sua evolução.

Quanto antes percebermos a existência desse problema e o resolvermos, melhor será o prognóstico futuro. Recomenda-se a realização de atividades, jogos educativos, exercícios, etc., a fim de melhorar as capacidades e as competências  da criança, e incentivar sua habilidade de comunicação, especialmente com os pais.

Neste artigo, veremos algumas atividades para crianças com autismo que vão nos ajudar a melhorar os sintomas desse transtorno. Continue lendo!

O que devemos levar em consideração ao realizar as atividades para crianças com autismo

Primeiramente, é preciso conhecer muito bem os gostos da criança e, além disso, saber qual é o tipo de atividade que ela pode fazer de acordo com o seu ritmo de desenvolvimento e a sua idade. É muito importante que as atividades sejam adequadas para a criança, de acordo com suas características. Por isso, qualquer uma delas pode ser adaptada de acordo com as suas necessidades e as do seu filho.

Para modificar as atividades para o nosso filho, devemos levar duas coisas em consideração:

  1. Temporalização: devemos estabelecer a duração da atividade de tal forma que a criança perceba que ela tem um início e um fim, usando, por exemplo, uma ampulheta. Assim, saberemos quando começamos e quanto tempo falta para terminar.
  2. A escolha: devemos dar à criança a oportunidade de escolher entre um amplo leque de possibilidades, porém evitando que ela sempre escolha a mesma atividade. Devemos mostrar, de maneira visual, como podemos fazer as atividades: com pictogramas, fotos, desenhos, etc., para que ela escolha o que quer fazer.

Atividades para crianças com autismo

Atividades para crianças com autismo

Atividades com música

A musicoterapia é amplamente utilizada no tratamento das crianças com autismo. Vejamos alguns exemplos de atividade:

  • Dançar e se movimentar ao ritmo da música.
  • Aprender canções simples juntos e cantá-las. Assim, trabalhamos a compreensão da letra da música. Para nos ajudar, podemos usar algumas imagens visuais para certas palavras da música, pois isso será útil para a compreensão da criança.
  • Fazer a nossa própria música. Podemos usar instrumentos ou qualquer outro objeto que faça barulho para que, dessa forma, a criança possa experimentar com os diferentes sons dos objetos.

Atividades com histórias

Devemos adaptar essa atividade e considerar se a criança gosta de histórias, assim como a sua capacidade de compreensão, os seus interesses e se os desenhos serão atrativos para ela. Podemos usar:

  • Livros com diferentes materiais: tecido, relevo, diferentes texturas, papelão, etc., para que a criança possa interagir com eles.
  • Livros com muitas ilustrações: altamente recomendado para ensinar a nomear os objetos. Também podemos usar revistas de alimentos ou móveis, por exemplo, apontando e dizendo os nomes.
  • Os livros interativos podem ser muito atraentes para a criança, pois suas ações terão um efeito, e isso vai promover o interesse.

Atividades manipulativas

Essas atividades incluem todas as que tenham a ver com a manipulação e a interação com objetosPodemos fazer artesanato com massa de modelar, rolos de papel higiênico, papelão, lã, potes de plástico, revistas, etc. Aqui, podemos incluir qualquer coisa que possamos imaginar e que saibamos que o nosso filho vai gostar.

Jogos para crianças com autismo

Jogo de imitação

Podemos usar o jogo das palmas para que o pequeno possa nos imitar. Por exemplo, podemos fazer uma sequência e pedir para a criança repeti-la. Também podemos brincar de imitar animais para que o pequeno descubra de qual animal se trata.

Atividades para crianças com autismo

Jogo visuoespacial

Esse tipo de jogo inclui quebra-cabeças, montagem de cubos, blocos… Aqui, o pequeno vai precisar da nossa ajuda, pois devemos orientá-lo quanto à montagem das peças. É muito importante sempre reforçar com elogios, independentemente de a criança ter montado corretamente ou não.

Jogo sensorial

Aqui estariam incluídos os jogos nos quais os materiais produzem sensações agradáveis, tais como massinha de modelar, areia, pintura com aquarela ou giz de cera, tecidos de diferentes texturas… Qualquer coisa que venha à nossa mente e que saibamos que o nosso filho vai adorar.

Jogo de causa e efeito

Esse tipo de jogo nos ajuda a trabalhar a tolerância à frustração com o nosso filho com autismo. Esses jogos incluem aqueles em que, ao apertar um botão, o brinquedo realiza uma determinada ação: andar, acender uma luz ou emitir um som, ou os jogos de encaixar peças.

Sobre as atividades para crianças com autismo

Agora você já tem alguns exemplos de atividades para crianças com autismo para colocar em prática. Você certamente vai se divertir muito e, ao mesmo tempo, vai ajudar a promover o desenvolvimento do seu filho e aumentar muitas das suas habilidades. As atividades para crianças não precisam ser entediantes. Vá em frente e experimente!