5 atividades para explorar o estímulo tátil nas crianças

26 de dezembro de 2019
O sentido do tato fornece informações sobre o que nos rodeia e sobre o nosso próprio corpo.

O estímulo tátil nas crianças é fundamental desde cedo. Experimentar e entender os diferentes sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) é muito importante. Os sentidos ajudam não apenas a explorar o mundo, mas também a compreender nosso entorno e os nossos próprios corpos.

As nossas sensações são a base de todo o conhecimento. Nós aprendemos dependendo das sensações que nos rodeiam, isto é, do que os nossos sentidos exploram. Estimular esses sentidos é estimular, de certo modo, o crescimento estrutural do cérebro.

O sentido do tato é um dos mais importantes. É um dos primeiros sentidos que o ser humano desenvolve.

Neste artigo, vamos focar, sobretudo, no estímulo tátil, ou seja, tocar e sentir. Vamos fazer um compilado de atividades sensoriais para as crianças focadas nesse estímulo. Evidentemente, todas essas atividades são muito divertidas.

5 atividades para explorar o estímulo tátil nas crianças

1. Venda nos olhos

Uma brincadeira para estimular os sentidos é aquela que consiste em vendar os olhos da criança e fazer com que ela encontre os seus amigos sem enxergar nada. Uma vez que ela os encontre, terá que identificá-los um a um.

Outra opção é procurar objetos. Para isso, devemos pedir que elas toquem os objetos que encontrarem ao seu redor (devemos adicionar objetos novos ao entorno, é claro) para que adivinhem de qual objeto se trata.

Por exemplo, podemos ir a um ambiente que tenha uma escrivaninha, fazer com que elas toquem livros, canetas, borrachas, abajures etc. e que digam exatamente o que estão sentindo, o que elas acreditam que estão tocando.

algumas atividades para explorar o estímulo tátil nas crianças

2. A gaveta de texturas

Como o próprio nome indica, vamos criar uma gaveta que tenha objetos com diferentes texturas. Para isso, precisamos de uma caixa na qual teremos pequenos espaços separados, por exemplo, colocando potes de iogurte vazios dentro.

Devemos colocar objetos diferentes em cada espaço. Além de objetos, podemos utilizar outras coisas, como arroz (cru e cozido), óleo, água quente, linho, areia etc. O objetivo é deixar as crianças explorar as diferentes texturas com as mãos.

3. “Adivinhe o que está dentro da sacola” para o estímulo tátil nas crianças

Mais um exercício para que as crianças explorem o estímulo tátil é o “adivinhe o que está dentro da sacola”.

Nessa brincadeira, devemos colocar diferentes objetos dentro de uma sacola. Para isso, podemos procurar objetos facilmente identificáveis pelo tato. Por exemplo, um pente, chaves, bloquinhos, bolinhas de gude etc. O objetivo é que as crianças peguem um objeto da sacola e o descrevam com base no tato.

Outra forma de realizar essa brincadeira é descrever um desses objetos para as crianças e pedir que elas o procurem dentro da sacola sem olhar. A ideia é que elas toquem os objetos e escolham o que mais se aproximar da descrição fornecida.

4. Brincar com espuma

Essa é a atividade mais complicada de todas do ponto de vista organizacional. Teremos que pegar várias tigelas e colocar em cada uma um pouco de creme de barbear. Isso feito, adicionamos aquarela para que a espuma fique de cores diferentes.

Em seguida, devemos estender um papel sobre uma mesa (se tiver um papel contínuo, melhor). Por fim, pedimos para que as crianças desenhem qualquer coisa, por exemplo, um animal ou alguma fruta, e que o pintem com a espuma colorida usando as mãos. É uma atividade muito divertida para experimentar com o tato e as sensações.

atividades para explorar o estímulo tátil nas crianças

5. Massinha

A massinha é um material de que praticamente todas as crianças gostam. Com a massinha, é possível criar muitas coisas e desenvolver a imaginação. Além disso, brincar com ela é uma atividade que favorece a concentração propondo metas a curto e longo prazo.

Brincar com massinha não apenas diverte, mas também relaxa e faz com que se trabalhe a atenção plena. É uma boa opção para que a criança volte a se acalmar depois de um momento de nervosismo. É uma atividade muito recomendada para crianças hiperativas.

Conclusão sobre essas atividades para explorar o estímulo tátil nas crianças

Com essas atividades simples, podemos fazer com que as crianças explorem a sua capacidade de tocar e sentir. Explorar e experimentar com a manipulação de objetos e o tato é uma parte fundamental no processo de desenvolvimento das crianças. Com esse trabalho, a aquisição de todos os tipos de aprendizagens é favorecida.

  • A. Rόiste, I. W. R. Bushnell. (1996). Tactile stimulation: Short‐and long‐term benefits for pre‐term infants. British Journal of Developmental Psychology.